Conservante

Conservante

Os conservantes são substâncias cuja função é proteger um produto cosmético de uma vasta gama de microrganismos (bactérias, protozoários, fungos) durante um longo período de tempo.

Os conservantes, juntamente com os tensioactivos e as fragrâncias, são tradicionalmente considerados uma das principais causas de reacções alérgicas e dermatites em pessoas com pele sensível. [No entanto, não podemos deixar de concordar que os conservantes são menos nocivos do que os micróbios e as toxinas microbianas, bem como os produtos de decomposição dos ingredientes cosméticos pela flora microbiana. Por conseguinte, os conservantes nos cosméticos devem estar presentes e não se pode recusá-los totalmente. No entanto, para reduzir os riscos potenciais, os conservantes são incluídos nas fórmulas na concentração mais baixa possível, na qual são eficazes contra os micróbios e não são tóxicos para a pele.

Alguns ingredientes activos dos cosméticos têm a capacidade de abrandar a deterioração dos cremes, tais como antioxidantes como as vitaminas E e C, bem como substâncias naturais com efeitos bactericidas - extrato de folha de bétula, cereja de pássaro, extrato de casca de pinheiro, benzoato de sódio (encontrado em arandos, groselhas), óleos essenciais, própolis, sais, extrato de algas marinhas. A introdução destas substâncias na formulação reduz a concentração de conservantes sintéticos. No entanto, estes cosméticos não devem ser utilizados durante muito tempo e devem ser armazenados no frigorífico, caso contrário, a flora microbiana crescerá e os aditivos activos serão inactivados.

Ingredientes populares nesta categoria (funções):

Nível de segurança
EWG
Nome do ingrediente
Segurança Média
4
4
Segurança Média
3
3
Segurança Média
6
6