Humidificador

Humidificador

Os ingredientes hidratantes incluem todas as substâncias que podem aumentar a hidratação do estrato córneo, independentemente da forma como o fazem.

A pele é um sistema de proteção contra a desidratação em várias fases. Todas as camadas da pele estão envolvidas na criação de uma membrana impermeável. A hipoderme e a derme são reservatórios de água. Quanto à epiderme, não tem vasos sanguíneos que lhe forneçam água, pelo que a sua hidratação depende tanto da quantidade de água proveniente da derme como da taxa de evaporação através do estrato córneo. O estrato córneo em si tem um teor de água muito baixo em comparação com outros tecidos - aproximadamente 15%. A maior parte da água encontra-se nos corneócitos num estado ligado à queratina, enquanto existe muito pouca água no espaço intercelular preenchido com lípidos. A água confere elasticidade e plasticidade aos corneócitos. Se a evaporação da água através do estrato córneo parar (por exemplo, se houver uma película de plástico na pele), os corneócitos incham devido à hiper-hidratação do estrato córneo. Se a evaporação da água através do estrato córneo aumentar por algum motivo, o estrato córneo fica desidratado, o que leva à sua fissuração e ao aparecimento de sensações desagradáveis, como comichão e aperto.

O estrato córneo é coberto por uma camada protetora, que é uma mistura de suor e sebo - o manto hidrolipídico (syn: manto ácido, manto de marionina). Ao contrário da barreira lipídica altamente organizada, o manto ácido é amorfo. Durante a limpeza da pele, é removido, mas depois é restaurado.

Componentes do fator de hidratação natural da pele

(Natural moisturising fator, NMF)

Trata-se de um grupo de substâncias higroscópicas de baixo peso molecular presentes unicamente no estrato córneo da pele. O NMF é quase metade composto por aminoácidos livres (40-48%) e seus metabolitos, sendo o principal o sal do ácido glutâmico - piroglutamato de sódio, ou Na-PCA (10-12%). A NMF também contém minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio e fosfatos (18,5%), sais de ácido lático (12%), ureia (5-7%), glucosamina/creatinina (1,5%), bem como glicerol, complexos de açúcares, ácidos orgânicos e péptidos (todos juntos cerca de 8,5%).

Por serem pequenos, estes compostos penetram livremente no estrato córneo e acumulam-se nele (como se estivessem "presos"). Cada uma destas moléculas liga-se a uma ou mais moléculas de água. A sua presença no estrato córneo proporciona um efeito hidratante não muito intenso, mas duradouro.

Substâncias poliméricas

Estes compostos são a base dos géis. São utilizadas substâncias poliméricas naturais (por exemplo, polissacáridos como o ácido hialurónico, o quitosano, o gel de aloé, as gomas e proteínas como o hidrolisado de colagénio, a elastina, as proteínas vegetais, etc.) e sintéticas (polietilenoglicóis).

Ao contrário das pequenas moléculas de NMF, estes compostos são capazes de se ligar e reter milhares de moléculas de água, mas apenas na superfície da pele. Devido ao seu tamanho, não conseguem penetrar no estrato córneo. Quando aplicados na pele como parte de produtos cosméticos, as cadeias de polímeros entrelaçam-se e formam uma compressa de hidratação. O efeito hidratante é intenso mas de curta duração, pois a água evapora-se rapidamente se não forem tomadas medidas especiais. As cadeias de polímeros secas começam a encolher e a puxar a superfície da pele com elas, resultando numa sensação desconfortável de aperto e secura. Para evitar esta situação, é necessário seguir algumas regras simples, nomeadamente não utilizar géis puros:

1) em caso de pele com deficiência de sebo;

2) em tempo seco, ventoso e gelado.

Vaselina, óleo mineral, gorduras animais, óleos de silicone

Estas substâncias hidrofóbicas formam uma camada semelhante ao sebo na pele. Têm propriedades hidrófobas, ou seja, não permitem a passagem de água do exterior e não permitem a evaporação da água do interior. A humidificação ocorre devido à acumulação de água no interior do estrato córneo - esta é a água que era suposto evaporar, mas que, devido à oclusão, não o conseguiu fazer. A película hidrofóbica bloqueia o fluxo transepidérmico da água. O estrato córneo é hidratado a partir do interior - pela água que estava na pele e não pela água trazida do exterior. Enquanto a película hidrofóbica está na pele, a hidratação do estrato córneo é aumentada. Depois de ser lavado, o nível de hidratação regressa rapidamente ao seu valor original.

As preparações com efeito oclusivo são recomendadas para as pessoas com secreção sebácea insuficiente, bem como para aquelas cujas estruturas de barreira do estrato córneo estão enfraquecidas ou danificadas, por exemplo, devido a doenças (dermatite atópica, psoríase, diabetes) ou traumatismos (incluindo após descamação).

Lípidos que fazem parte das estruturas de barreira intercelular do estrato córneo

Incluem ceramidas, colesterol e ácidos gordos livres. O seu fornecimento imediato à pele com a ajuda de aplicações tópicas ajudará a reforçar e a restaurar mais rapidamente a barreira, que é quebrada devido a uma deficiência destas substâncias na pele (devido a doenças ou má nutrição) ou após danos no estrato córneo (peeling, mesoterapia, trauma mecânico).

À medida que a pele restabelece as suas próprias estruturas de barreira de poupança de água e de regulação da água, o nível de hidratação do estrato córneo é restaurado. Assim, ocorre a hidratação natural, que deve ser entendida como o retorno do nível de hidratação ao normal.

.

Ingredientes populares nesta categoria (funções):

Nível de segurança
EWG
Nome do ingrediente
Bastante seguro
2
2
Seguro
1
1
Bastante seguro
1
1

Pantenol (Vitamina B5)

Bastante seguro
1
1
Bastante seguro
1
1
Seguro
1
1

Ácido hialurónico

Seguro
1
1
sorbitol

Comedogenicidade: 0

Bastante seguro
1
1