.jpg)
Solvente
Solventes: funções e características
Os solventes são substâncias auxiliares essenciais na fabricação de muitos produtos cosméticos. Eles desempenham várias funções importantes:
Dissolução de ingredientes: ajudam a dissolver componentes ativos e auxiliares, garantindo a homogeneidade do produto.
Controle de textura e consistência: influenciam a viscosidade e a facilidade de aplicação.
Facilitação da penetração: alguns solventes ajudam a transportar ingredientes ativos na pele.
Estabilização da formulação: garantem a estabilidade de emulsões e soluções.
Tipos de solventes
Orgânicos (sem água):
Etanol
Dióxido de carbono liquefeito
Óleos vegetais e minerais
Silicones
PEG (polietilenoglicol)
DMSO
Inorgânicos (aquosos):
Água
Glicerina
Misturas combinadas:
Misturas de água, glicerina e etanol
Misturas de água com óleos vegetais
Observação: Solventes orgânicos têm limites máximos devido à possível toxicidade.
Problemas de solubilidade e soluções
Alguns ingredientes cosméticos não se dissolvem em água, dificultando a produção e o controle das concentrações.
Em vez de adicionar solubilizantes, os solventes podem resolver eficientemente o problema da insolubilidade.
O que é uma solução
Quando uma substância se dissolve em outra, forma-se uma solução.
Solução: mistura homogênea de substância dissolvida e solvente.
Substância dissolvida: componente que se dissolve.
Solvente: meio que dissolve o componente.
Os solventes garantem produtos cosméticos estáveis, homogêneos e de fácil aplicação, aumentando a eficácia dos ingredientes ativos.
Ingredientes por função
Ingredientes populares nesta categoria (funções)
# Número CAS: 107-88-0
# Número CAS: 7732-18-5
# Número CAS: 6920-22-5
# Número CAS: 57-55-6
O polipropilenoglicol é um polímero de propilenoglicol, um líquido viscoso incolor com um odor caraterístico fraco e um sabor doce, e propriedades higroscópicas. Não é tóxico em pequenas doses. Os ésteres de P. são muito utilizados como componentes de sistemas de emulsão. Extrator de matérias-primas vegetais. Pode apresentar propriedades conservantes devido ao seu efeito sobre a força iónica da água.
O propilenoglicol é um álcool diol (contendo dois grupos hidroxilo nas posições 1 e 2 - propano-1,2-diol), um humectante ou ingrediente hidratante e de distribuição utilizado em cosméticos. É um líquido branco que é altamente solúvel em água.
Quando utilizado em pequenas quantidades, evita que os produtos derretam a altas temperaturas ou congelem quando está frio. O propilenoglicol também ajuda os ingredientes activos a penetrar na pele.
O propilenoglicol é frequentemente utilizado como auxiliar na dissolução de outras matérias-primas, como os parabenos. É utilizado em formulações cosméticas, como cremes e loções, em níveis de utilização típicos de 1-5%.
# Número CAS: 57-55-6
ZEMEA PROPANEDIOL™ é um glicol de alta pureza derivado de fontes renováveis (açúcar de milho). É uma alternativa natural aos glicóis tradicionais, tais como propilenoglicol, butilenoglicol e glicerina. O produto é aprovado pela Ecocert. Nos produtos cosméticos, o propanediol tem excelentes propriedades hidratantes, aumenta o efeito dos conservantes, actua como solvente e transportador de ingredientes activos e emolientes.
O propanodiol existe em duas formas comuns: 1,2-propanodiol (propilenoglicol) e 1,3-propanodiol. A diferença estrutural entre os dois compostos, que é a posição relativa dos grupos de álcool na molécula, pode ser pequena.
O propilenoglicol é uma pequena molécula útil que tem encontrado aplicações como agente condicionador da pele, humectante (hidratante), fragrância, solvente e é utilizado para reduzir a viscosidade de uma formulação. Pode ser vista numa vasta gama de produtos, incluindo, mas não se limitando a: amaciador, champô, base, rímel, lavagem do corpo, laca, detergente e hidratante (base de dados de cosméticos).
O 1,3-propanodiol é utilizado principalmente como solvente e agente redutor de viscosidade no desenvolvimento de cosméticos.
O propilenoglicol está associado a uma série de problemas de segurança. É conhecido por ser irritante para a pele e os olhos e por causar dermatite de contacto e erupções cutâneas nos seres humanos. No entanto, a Agência para o Registo de Substâncias Tóxicas e Doenças nega o nível de toxicidade e afirma que "o propilenoglicol raramente causa efeitos tóxicos, e apenas em circunstâncias muito invulgares". Isto deve-se provavelmente ao facto de o propilenoglicol ser normalmente utilizado em baixas concentrações e de muito poucas pessoas serem sensíveis a ele nesta concentração. Apesar disso, a FDA aprovou-o para uso geral sob o número E1520 e pode ser utilizado em cosméticos sujeito a limites de concentração (Cosmetics Database). Esta concentração é atualmente <50% de acordo com a Cosmetic Ingredient Review, embora estudos tenham demonstrado que o corpo pode ser sensível ao ingrediente mesmo a 2%. Uma revisão dos ingredientes cosméticos mostrou que o propilenoglicol inibe a contração do colagénio.
O 1,3-propanodiol é normalmente feito de açúcar e é considerado um risco para a saúde de acordo com a Cosmetics Database. A National Library of Medicine classifica este ingrediente como irritante para a pele e para os olhos. Um estudo demonstrou que a inalação do composto sob a forma de aerossol não representa um risco significativo (Informa Healthcare). O EWG classifica o propanediol como um ingrediente seguro.
# Número CAS: 5989-27-5
# Número CAS: 5343-92-0
# Número CAS: 100-51-6
# Número CAS: 541-02-6
# Número CAS: 110-98-5 / 25265-71-8
# Número CAS: 64-17-5
O ÁLCOOL DENATURADO (álcool desnaturado) é o álcool etílico que contém aditivos especiais que lhe conferem um odor e um sabor desagradáveis e o tornam impróprio para consumo. Em particular, o álcool é tingido com corantes que lhe conferem uma cor azul-violeta. Na cosmética, o D.S. é utilizado como solvente e para a produção de perfumes e cosméticos. Cada país tem as suas próprias restrições e normas para a concentração de D.S. permitida, consoante a substância desnaturante. A lista de substâncias desnaturantes também é diferente em cada país.
O álcool especialmente desnaturado (SD) é uma mistura de etanol e um desnaturante. O etanol é amplamente considerado tóxico e tem sido associado a defeitos congénitos após ingestão oral excessiva. Os riscos potenciais do etanol em produtos de higiene pessoal são significativamente inferiores aos riscos para a saúde associados ao consumo de álcool.
# Número CAS: 64-17-5
# Número CAS: 540-97-6
# Número CAS: 107-41-5
# Número CAS: 27178-27-8
# Número CAS: 2163-42-0
# Número CAS: 105-99-7
# Número CAS: 67-63-0
# Número CAS: 108-32-7
# Número CAS: 68037-01-4