
Abrasivo/esfregão
O componente contém pequenas partículas na composição que ajudam a polir ou esfoliar a pele. Os abrasivos também são frequentemente utilizados em produtos de higiene oral para limpar os dentes. A esfoliação pode proporcionar uma pele suave e de aspeto saudável,
Os esfoliantes são grãos de areia duros que enviam sinais sensoriais de limpeza quando esfregados na pele. O processo de esfoliação remove as células velhas e permite o aparecimento de novas células para renovar a pele. São também utilizados para combater os sinais de envelhecimento e reduzir o tom baço.
Os produtos de limpeza esfoliantes, os esfoliantes e os polimentos para a pele são populares entre os consumidores que procuram uma limpeza profunda. A natureza abrasiva destas partículas suspensas numa base adequada proporciona uma sensação de suavidade. Para além do açúcar e do sal, existem produtos que contêm ingredientes únicos, como amêndoas, aveia, casca de laranja, pó de rosa, noz-pecã em pó, noz-moscada em pó, cravinho em pó e outros ingredientes naturais.
O excesso de esfoliação prejudica a saúde da pele. [A esfoliação também pode formar pequenas microrragias que são invisíveis a olho nu, causando erupções cutâneas, permitindo a entrada de bactérias através das fissuras e prejudicando a saúde da pele.
Um arranhão comum pode remover quase toda a camada exterior da superfície da sua pele - o chamado estrato córneo. Muitos de nós não nos apercebemos da fragilidade da nossa pele - dois centésimos de milímetro de espessura, para ser exato. E a saúde da sua pele depende incrivelmente dela.
Uma esfoliação excessiva reduz o FPS protetor: a pele é tão fina que, uma vez retirada a proteção física e reduzidos os efeitos fotoprotectores, a pele fica mais vulnerável aos danos. A sua barreira impermeável NMF fica comprometida.
A comunicação entre células é perturbada: as células da epiderme e da camada exterior da pele ficam confusas e começam a formar um "estrato córneo" espesso para manter os níveis normais de hidratação. Os produtos químicos da esfoliação e os poluentes ambientais, como os raios UV e os produtos, podem penetrar na pele em concentrações mais elevadas e a poluição ambiental nesta camada agrava-se.
Ingredientes por função:
Ingredientes populares nesta categoria (funções):
# Número CAS: 14807-96-6
Argila
# Número CAS: 1332-58-7
# Número CAS: 1344-28-1
O óxido de estanho é um mineral natural utilizado numa variedade de cosméticos e produtos de higiene pessoal, bem como em alguns alimentos. É normalmente utilizado como pigmento e para melhorar a textura e a consistência dos produtos.
O óxido de estanho encontra-se em muitos produtos cintilantes, uma vez que faz parte de uma formulação brilhante sem PET. É considerado seguro para utilização em cosméticos e nunca utilizámos a sua versão nano. O mineral é prensado com fluoroflogopite sintética ou borossilicato de cálcio e sódio e pigmentos para obter diferentes cores e efeitos visuais, o que ajuda a criar uma vasta gama de experiências cintilantes. Trata-se de um composto inorgânico derivado de um mineral conhecido como cassiterite, que é o principal minério de estanho. O seu nome deriva da palavra grega "kassíteros", que se refere às ilhas da costa ocidental da Europa que eram conhecidas como Cassiterides ou "Ilhas de Estanho" na época pré-romana e que forneceram estanho à Europa durante a Idade do Bronze.
O arroz de semente (Oryza sativa) é uma planta cerealífera anual da família das gramíneas. Os grãos de arroz são uma fonte de matérias-primas valiosas para a produção de cosméticos: amido e farinha de arroz, cera e óleo gordo. Os grãos de arroz ou a sêmea de arroz, a casca esmagada das sementes de arroz, são utilizados para fabricar fitoprodutos. As sementes contêm ácidos esteárico (45%), linoleico (35%), palmítico (15%) e linolénico (cerca de 2%). O extrato de p.r. é uma fonte rica em proteínas e vitaminas B. Contém um poderoso antioxidante u-orisanol, glicósidos e fosfolípidos, vitaminas B, E, A, PP, ácido ferúlico, lecitina, álcoois triterpénicos. Suaviza, hidrata, limpa a pele, eliminando suavemente as células mortas. Na cosmética decorativa, o extrato de R.p. é utilizado pela sua capacidade de formar uma película elástica mate sobre a pele. Torna o cabelo liso e fortalece-o.
Pó e extrato de Oryza Sativa (arroz) - Oryza Sativa é o termo técnico utilizado para descrever o arroz. O extrato de arroz hidrata a pele e ajuda-a a reter a humidade. Em geral, isto leva a uma pele mais macia e suave. Além disso, o óleo de farelo de arroz acelera o processo de regeneração natural da pele. Para além de nutrir as células da pele com vitaminas e antioxidantes.
A ilite é um grupo de minerais semelhantes a argilas que contêm silicatos com inserções de alumínio e potássio. Uma das espécies foi encontrada e descrita no Illinois, daí o seu nome. A origem sedimentar deste mineral permite a produção de um pó fino com partículas sólidas para esfoliação mecânica, removendo células velhas, baças ou mortas da superfície da pele. A ilite é um adsorvente excelente e seguro, com um elevado teor e estabilidade. Esta propriedade permite a utilização de fórmulas para a remoção de metais pesados como o tálio, chumbo, crómio hexavalente e outros em produtos de limpeza, esfoliantes e máscaras de argila. A illite é um agente espessante natural de origem mineral que também tem uma boa capacidade de absorção e é por vezes chamada argila verde francesa. A illite tem uma maior capacidade de acalmar a pele irritada por agentes irritantes da pele que podem causar problemas de saúde. Curiosamente, não é tão absorvente como muitas outras argilas (como o caulino), pelo que raramente é utilizada como o único ingrediente absorvente em produtos para peles oleosas ou com tendência para manchas.
A argila verde francesa vem de Montmorency (em França). Embora seja designada por argila verde francesa, é de facto extraída em todo o mundo.
Para confundir completamente toda a gente, a argila verde francesa é também conhecida como montmorilonite e, por vezes, é mesmo chamada de argila marinha.
Esta argila pertence ao grupo mineral da esmectite, que descreve a sua estrutura (2 "folhas" piramidais de sílica envolvendo uma camada de alumina de 8 lados).
Os minerais de argila esmectite são extremamente frios devido ao facto de serem capazes de.
Os cristais individuais desta argila estão estruturados de tal forma que têm a capacidade de inchar quando absorvem água - e não apenas um pouco. A argila verde francesa pode inchar até várias vezes o seu volume original.
A argila também tem excelentes propriedades de adsorção, retirando óleo e sujidade como um campeão. [Em suma, é a argila perfeita tanto para máscaras como para produtos de limpeza. A melhor parte: é bem tolerada por todos os tipos de pele, por isso você e uma amiga podem fazer uma mistura de máscaras e ficarem saudáveis juntas.