Emulsionante
Os EMULGATORES são substâncias que asseguram a criação de emulsões estáveis a partir de líquidos imiscíveis. Na cosmética, são utilizados diversos tensioactivos, hidrocolóides de origem vegetal e animal (ágar, pectina, quitosano, lanolina, colesterol, lecitina), bem como polímeros sintéticos e semi-sintéticos (carbómeros, carboximetilcelulose, etc.). Existem emulsionantes naturais, como a lecitina, as saponinas (por exemplo, decocção de raiz de sabão), etc. Os emulsionantes utilizados nos cosméticos devem assegurar a estabilidade do produto, não devem reagir com outros componentes, causar irritação da pele, ter um efeito tóxico ou ter um odor desagradável.
Ingredientes por função:
Ingredientes populares nesta categoria (funções):
# Número CAS: 67762-27-0
# Número CAS: 31566-31-1
# Número CAS: 68585-34-2
# Número CAS: 9005-64-5
# Número CAS: 112-02-7
# Número CAS: 8002-43-5
# Número CAS: 8002-43-5
# Número CAS: 61791-12-6
# Número CAS: 91052-22-9
# Número CAS: 627-83-8
# Número CAS: 107-41-5
# Número CAS: 57-10-3
# Número CAS: 52988-19-1
O olivato de sorbitano é um emulsificante natural exclusivo que contém PEG do azeite. Reduz a perda de hidratação da pele, tem alto efeito hidratante, é hipoalergênico e biomimiza a pele. Sorbitan Olivat é obtido a partir dos ácidos graxos do azeite. É usado para misturar os ingredientes dos nossos produtos e atuar como emulsionante. Este ingrediente sedoso e ultraleve ajuda a reter a umidade da pele e aumenta a resistência do ingrediente ativo à água ou ao suor. Sorbitan Olivate tem efeito suavizante e confere aos nossos cremes um aspecto suave e luxuoso.
# Número CAS: 112-92-5
# Número CAS: 68603-42-9
# Número CAS: 68187-32-6
O estearoil glutamato de sódio é um sal do ácido glutâmico. Em cosméticos, o S.S. é utilizado como antioxidante e emoliente, bem como para emulsificação e limpeza. O estearoil glutamato de sódio é um ingrediente sintético ou de origem animal que é adicionado aos cosméticos para condicionar a pele ou funcionar como um emulsionante para preservar fórmulas mistas de óleo e água.
Em grandes quantidades, funciona como um surfactante, normalmente com outros agentes de limpeza; no entanto, tem sido utilizado mais frequentemente devido às suas propriedades emulsionantes e de amaciamento da pele.
Quimicamente, o estearoil glutamato monossódico pertence ao grupo dos aminoácidos porque a parte glutamato (não confundir com a proteína glúten) é derivada de um aminoácido conhecido como ácido glutâmico, que melhora a hidratação da pele. A porção de sódio torna-o um sal de aminoácido, e ele, bem como ingredientes semelhantes neste grupo de aminoácidos, são considerados não irritantes.
O nível de utilização do estearoil glutamato monossódico em cosméticos varia entre 0,03 e 2%, sendo mais provável que quantidades superiores a 1% sejam utilizadas em produtos indeléveis.
Este ingrediente é considerado seguro para utilização em cosméticos; no entanto, há um caso relatado de uma pessoa que sofreu de dermatite de contacto causada por irritação provocada por um produto não lavável que continha 1% de estearoil glutamato de sódio. Não é claro se a reação pode ter sido causada pelo facto de este ingrediente ter sido combinado com outro surfactante/conservante, e o produto em questão continha compostos de fragrância conhecidos por causar irritação.
# Número CAS: 181828-06-8
Cetyl Polyethylene Glycol, Polypropylene Glycol-10, Polypropylene Glycol e Dimethicone é um componente à base de silicone.
Tem várias funções: emulsionante, condicionador, emoliente e hidratante. Tal como muitos componentes à base de silicone, tem uma elevada fluidez e é bem distribuído pela superfície. No entanto, a principal vantagem deste ingrediente é a sua capacidade de prolongar a vida dos ingredientes activos do produto (especialmente útil quando o produto contém muitos extractos). Encontra-se maioritariamente em cremes que combatem as alterações cutâneas relacionadas com a idade.
A toxicidade do produto depende em grande medida do facto de ter sido limpo - caso contrário, obtém-se carcinogéneos; o produto em si não tem toxicidade aguda, mas é utilizado em quantidades estritamente limitadas para evitar irritações. Pode estar contaminado com impurezas de fabrico potencialmente tóxicas, como o 1,4-dioxano.
# Número CAS: 111-03-5
# Número CAS: 9005-67-8
# Número CAS: 68439-49-6