Anti-acne
Embora a acne, enquanto doença, seja em grande parte de natureza genética e hormonal, é também influenciada pelo ambiente, incluindo a utilização de produtos de cuidados da pele e cosméticos. Certos ingredientes dos produtos de cuidados da pele e cosméticos podem aumentar o desenvolvimento de poros obstruídos, bem como de erupções de acne.
A acne é uma doença de pele em que o folículo sebáceo fica obstruído com uma acumulação de células mortas da pele misturadas com excesso de sebo. Existem vários tipos diferentes de acne. Estes incluem comedões abertos não inflamatórios (pontos negros) e comedões fechados (pontos brancos), bem como pápulas e pústulas inflamatórias. Em algumas pessoas, os folículos infectados podem eventualmente desenvolver-se em nódulos ou quistos, o que pode levar a danos nos tecidos, causando cicatrizes.
A predisposição para a acne e a obstrução dos poros é em grande parte genética. De facto, estima-se que 80% dos factores que causam a acne são genéticos. O tratamento cuidadoso das condições causadas por estes factores genéticos pode levar a uma pele mais clara para estes indivíduos com tendência para a acne. As pessoas com pele propensa a acne têm duas características genéticas específicas. A primeira é a tendência das células queratinizadas nos folículos sebáceos para não caírem como os queratinócitos normais; em vez disso, "acumulam-se" nas paredes do folículo. Esta condição é conhecida como hiperqueratose retentiva.
A segunda caraterística genética que existe nas pessoas com tendência para a acne é a produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. O sebo "cobre" a acumulação de células queratinizadas nas paredes do folículo e engrossa ainda mais a parede do folículo. O sebo pode também encher o folículo e endurecer, formando assim um tampão sebáceo. A quantidade de sebo produzido, o tamanho das glândulas sebáceas e o número de glândulas sebáceas são factores genéticos. Foi demonstrado que um aumento da quantidade de sebo na pele está diretamente relacionado com a gravidade da acne nos seres humanos. Assim, é evidente que o controlo do excesso de sebo desempenha um papel importante no tratamento da pele com tendência acneica.
Propionibacterium acnes (p. acnes) são bactérias anaeróbicas que existem na flora do folículo sebáceo. Quando os folículos ficam bloqueados por tampões de células hiperqueratinizadas e sebo duro, o resultado é um ambiente anaeróbico. Este ambiente é ideal para a proliferação indesejada da bactéria p. acne.
O sebo nos folículos sebáceos serve como fonte de alimento para as bactérias P. acne. As bactérias P. acne produzem uma enzima chamada lipase, que decompõe os triglicéridos do sebo em glicerol e ácidos gordos. As bactérias absorvem o glicerol e os ácidos gordos tornam-se uma fonte de inflamação no interior do folículo. Esta inflamação causa inchaço no folículo já fechado e pode, em última análise, levar a uma rutura da parede do folículo.
A acne é causada por uma combinação de factores. Os mecanismos exactos não são totalmente compreendidos.
Predisposição familiar
Hormonas androgénicas endógenas e exógenas
Bactérias da acne
Ativação imune inata por mediadores inflamatórios
Estiramento e oclusão dos folículos pilosos
Os surtos de acne podem ser desencadeados:
Ovários poliquísticos
Medicamentos: esteróides, hormonas, anticonvulsivantes, inibidores dos receptores do fator de crescimento epidérmico, etc.
Aplicação de cosméticos oclusivos
Humidade ambiental elevada
Dieta rica em produtos lácteos e alimentos com um índice glicémico elevado.
O que é o tratamento da acne.
Acne ligeira
Tratamentos tópicos para a acne, como o peróxido de benzoílo, o ácido azelaico e a tretinoína ou o adapaleno em gel. Novas proteínas bioactivas podem também ser bem sucedidas.
Contracetivo oral combinado de baixa dose
Lavagens anti-sépticas ou queratolíticas contendo ácido salicílico
Terapia com luz/laser
Acne moderada
Para acne ligeira, mais uma tetraciclina, como a doxiciclina, 50-200 mg por dia durante cerca de 6 meses
Eritromicina ou trimetoprim se a doxiciclina for intolerante
A terapêutica antiandrogénica a longo prazo com acetato de ciproterona + etinilestradiol ou espironolactona pode ser considerada em mulheres que não respondem a contraceptivos orais combinados de baixa dose, especialmente em mulheres com ovários poliquísticos.
A isotretinoína é frequentemente utilizada se a acne não aparecer ou não responder ao tratamento
Os produtos tópicos anti-acne adequados para a acne ligeira, que podem ser obtidos sem receita médica, incluem:
Lavagens anti-sépticas com triclosan ou peróxido de benzoílo
Preparações suaves de ácido salicílico para esfoliação e descolamento folicular
Creme/loção/gel com peróxido de benzoílo
Creme ou loção de ácido azelaico
Peróxido de hidrogénio em creme estabilizado
Proteínas de defesa imunitária
Óleo da árvore do chá, veneno de abelha, polifenóis e outros produtos com provas limitadas de eficácia.
Os medicamentos tópicos para a acne ligeira que requerem receita médica incluem:
Antibióticos, como a solução de clindamicina ou a solução e o gel de eritromicina, que são mais bem utilizados com peróxido de benzoílo ou ácido azelaico para reduzir a possibilidade de resistência aos antibióticos
Os retinóides incluem a tretinoína, a isotretinoína, o adapaleno e o tripharoteno; em alguns países, o adapaleno está disponível sem receita médica.
Os produtos combinados para uso tópico incluem clindamicina/peróxido de benzoílo e adapaleno/gel de peróxido de benzoílo.
A luz e os lasers, incluindo a luz azul, têm sido considerados seguros e úteis para a acne ligeira a moderada quando os medicamentos orais falham ou não são adequados.
.Ingredientes por função:
Ingredientes populares nesta categoria (funções):
Niacinamida (vitamina B3)
# Número CAS: 98-92-0
A niacinamida é uma amida aromática heterocíclica, uma das formas da vitamina B. Pó branco cristalino e inodoro. Um ingrediente cosmético suave, não irritante, com muitos benefícios na melhoria do aspeto da pele, da pele foto-danificada e da pele problemática. A utilização de N. melhora o aspeto geral da pele na pigmentação, defeitos cutâneos gerais, inflamação, pele problemática, suaviza e alisa a pele com rugas. Estimula a síntese de colagénio e produz ceramidas. Na cosmética, a produção de N. - salicilato de niacinamida, lactato de niacinamida, hidroxibenzoato de niacinamida, etc. é utilizada como agente condicionador.
Uma forma de vitamina B3, ocorre no organismo quando este absorve mais niacina do que necessita. A vitamina pode ser encontrada numa variedade de alimentos, como feijão, peixe, ovos e carne.
Nos cosméticos, a niacinamida é utilizada para melhorar o tom e a textura da pele. Alguns estudos sugerem que a niacinamida pode melhorar a elasticidade da pele, reduzir o acne e possivelmente a rosácea, reduzindo a inflamação. A niacinamida pode até melhorar a eficácia dos protectores solares, aumentando a proteção contra os radicais livres.
Quando utilizar cremes de niacinamida, é melhor começar com uma pequena quantidade para ver como a sua pele reage, uma vez que pode causar vermelhidão, descamação, fale sempre primeiro com um especialista,
A niacinamida pode ser utilizada com outras vitaminas como a vitamina E, C para melhorar a luminosidade da pele.
# Número CAS: 69-72-7
Ácido salicílico. O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA), um tipo de composto orgânico à base de carbono que se encontra naturalmente na casca do salgueiro, nos frutos e nos legumes. Destrói igualmente as proteínas dos micróbios da pele - daí o seu efeito antissético. Além disso, dissolve as gorduras e penetra facilmente nos tampões de sebo, matando as bactérias e limpando a pele. O ácido salicílico é eficaz contra a C. acnes, a bactéria que causa o acne.
O ácido salicílico é o ácido hidroxibenzóico lipofílico mais comummente utilizado. É obtido a partir de uma fonte natural, a casca do salgueiro, através da conversão da salicina em ácido salicílico. O ácido salicílico está incluído na lista de medicamentos essenciais da OMS como o medicamento mais seguro e mais eficaz. Trata-se de um pó fino, branco e incolor, utilizado em diversos produtos cosméticos.
Tratamento das infecções: O ácido salicílico é utilizado para tratar infecções como o acne e a caspa.
Esfoliação: O ácido salicílico esfolia a pele.
Equilibrar a secreção de óleo: As glândulas sebáceas presentes na pele produzem óleo para a hidratar naturalmente. No entanto, por vezes isto leva ao entupimento dos poros com sujidade e bactérias, o que pode levar a infecções. O ácido salicílico, sendo solúvel em gordura, ajuda a equilibrar a secreção de sebo.
Limpeza dos poros: O ácido salicílico também mantém os poros livres de sujidade e bactérias, que podem depois ser facilmente lavados com água.
Redução de manchas e infecções: O ácido salicílico reduz manchas e infecções na pele.
Cuidados com o cabelo: Quando aplicado no cabelo, o ácido salicílico reduz a caspa e acelera o crescimento de cabelo saudável.
Aspeto da pele: A utilização correcta do ácido salicílico torna a pele suave, macia e fresca.
Anti-envelhecimento: O ácido salicílico é utilizado como ingrediente em cremes anti-envelhecimento e reduz os sinais de envelhecimento, tais como rugas e rídulas na pele.
Utilização em formulações: O ácido salicílico é utilizado na formulação de cremes, loções, champôs, amaciadores, cremes anti-envelhecimento, peelings e outros produtos de cuidados da pele e do cabelo.
# Número CAS: 554-62-1
A fitoesfingosina é um produto da degradação da ceramida, presente em grandes quantidades no estrato córneo da pele. Ingrediente ativo natural com efeitos anti-sépticos e anti-inflamatórios, é utilizado em produtos anti-acne. Restaura a película hidrolipídica à superfície da pele. A ceramida 3-ceramida fitoesfingosina está envolvida na formação da camada de barreira lipídica da pele, o filme hidrolipídico.
A fitoesfingosina é um álcool gordo de cadeia longa que se encontra naturalmente nas camadas superiores da pele. É uma parte importante da manutenção do fator de hidratação natural da pele (NMF) para a saúde geral da pele. É também um componente importante de certas ceramidas que fazem parte da estrutura da pele.
A fitofigosina em produtos tópicos de cuidados da pele ajuda a restaurar a barreira cutânea para um aspeto e sensação mais jovens. Estudos recentes também mostram que a fitoespingosina pode ter um efeito calmante na pele, ajudando a reduzir a vermelhidão e a sensibilidade.
Uma vez que este ingrediente ocorre naturalmente na pele e é essencial para uma pele saudável, é considerado seguro para utilização em cosméticos onde as concentrações raramente excedem 1%. De facto, quantidades tão baixas como 0,05% são consideradas eficazes.
# Número CAS: 66170-10-3
O ascorbil fosfato de sódio é um sal de sódio do ácido ascórbico, uma das formas de vitamina C que é estável em condições normais e com pH neutro. Pó solúvel em água amarelo-esbranquiçado. Antioxidante e, ao mesmo tempo, estimulador da síntese de colagénio. Penetra bem na epiderme, onde se transforma em ácido ascórbico e bloqueia a peroxidação lipídica induzida pelos raios UV.
O A.f.n. estimula a síntese de colagénio, regula a produção de colagénio de tipo I. A diferença na permeabilidade está muito provavelmente relacionada com o grau de lipofilicidade. Faz sentido prestar atenção aos produtos com esta forma se tiver uma pele problemática e estiver à procura de vitamina C. É eficaz em baixas concentrações (mesmo a 1%). O ascorbil fosfato de sódio (abreviado como SAP) é uma forma estável e solúvel em água de vitamina C derivada de uma combinação de ácido ascórbico com fosfato e sal, compostos que interagem com enzimas na pele para quebrar (decompor) o ingrediente e libertar ácido ascórbico puro. ácido, que é a forma mais pesquisada de vitamina C. Tal como a vitamina C pura, o ascorbil fosfato de sódio actua como um antioxidante na pele e dentro dela. [Quando usado em grandes quantidades, pode ser eficaz para clarear o tom de pele baço, suavizar as rugas, firmar visivelmente a pele e reduzir a descoloração. A concentração habitual de ascorbil fosfato de sódio nos cuidados da pele varia entre 0,2-3%, o que é uma gama eficaz para melhorar a proteção da pele contra o ambiente e combater as linhas e rugas, especialmente quando combinado com vitamina E solúvel em óleo para uma sinergia antioxidante que melhora a estabilidade de ambos os ingredientes.
Num estudo comparativo, uma concentração de 5% de ascorbil fosfato de sódio com a mesma quantidade de ácido ascórbico demonstrou ter benefícios equivalentes no alisamento das rugas e na melhoria da elasticidade da pele à volta dos olhos. Quantidades superiores a 3% são consideradas necessárias para uma descoloração específica, à semelhança da gama de estudos que demonstraram que o ácido ascórbico funciona para resolver este problema. Há também estudos que mostram que concentrações de ascorbil fosfato de sódio de 1% e 5% podem afetar factores associados a erupções cutâneas, provavelmente devido ao seu efeito calmante na pele.
Assim, esta forma de vitamina C pode ser uma adição eficaz aos produtos para o acne que contêm peróxido de benzoílo e ácido salicílico. Juntamente com outras formas de vitamina C, é considerada segura para utilização em produtos de cuidados da pele. Esta forma versátil de vitamina C funciona tanto em fórmulas à base de água como à base de óleo sem se decompor, mas apesar desta estabilidade impressionante, a embalagem continua a ser importante. Isto porque esta estabilidade não é impenetrável, o que significa que a exposição constante à luz e ao ar pode ainda enfraquecer a sua eficácia, embora certamente não tão rapidamente como com a vitamina C pura (ácido ascórbico).
# Número CAS: 134490-48-4
Sal de zinco do ácido pirrolidona-carboxílico - Ajuda a controlar a acne e a reduzir a secreção de sebo, ajudando a pele a reter a humidade. O mecanismo de ação do zinco no acne pode ainda ser objeto de debate, mas parece haver consenso quanto ao facto de os sais deste metal reduzirem a inflamação causada pelo acne, possivelmente através da inibição da enzima que catalisa a produção de diidroxi-testosterona, uma hormona que controla as glândulas sebáceas. O zinco é também um agente antibacteriano e os seus sais são utilizados para combater a caspa. O ácido pirrolidónico, PCA, também chamado L-piroglutamato, é um derivado do ácido glutâmico (um aminoácido) e é altamente higroscópico, o que significa que absorve grandes quantidades de água. Molécula relativamente simples, é produzida naturalmente pelo nosso organismo e é um dos componentes do "fator de hidratação natural" que a nossa pele produz para retardar a perda de água para o ambiente. O Zinco-PCA oferece os benefícios do PCA e do zinco e possivelmente mais. Por exemplo, o PCA de zinco (mas não o zinco isolado) reduz a secreção de sebo nas peles oleosas.
# Número CAS: 4468-02-4
Chá verde
Óleos
# Número CAS: 477773-67-4
AZELOGLICIN é um complexo biologicamente ativo que combina as propriedades do ácido azelaico com o efeito hidratante da glicina. Acalma a pele, reduz a vermelhidão e ajuda a combater as manchas da idade. Tem um efeito seborregulador, reduz a produção de sebo e ajuda a prevenir o acne, previne a formação da enzima tirosina e contraria o envelhecimento e as rugas.
O diglicinato de azeloíla potássico tem muitos dos mesmos benefícios que o ácido azelaico puro (incluindo a capacidade de melhorar o tom de pele irregular), com a vantagem de ser mais fácil de incorporar em vários tipos de fórmulas cosméticas devido à sua maior estabilidade e compatibilidade. O azeloil diglicinato de potássio desempenha um papel importante na redução do aparecimento de vermelhidão e desconforto associado à pele sensível.
O azeloil diglicinato de potássio é um ingrediente hidrossolúvel obtido pela condensação do ácido azelaico misturado com glicina. A glicina tem um efeito hidratante, que ajuda a melhorar o estado da pele afetada.
Ao mesmo tempo, o azeloil diglicinato de potássio tem a capacidade de normalizar e, por sua vez, ajudar a minimizar o excesso de oleosidade na pele. Isto pode ajudar a lidar com problemas de pele associados à produção excessiva de sebo (por exemplo, poros obstruídos, erupções cutâneas, etc.).
Devido à sua elevada eficácia cosmética, o azeloil diglicinato de potássio é utilizado em produtos para regular a produção de sebo, clarear a pele e hidratar. É um ingrediente útil em produtos anti-acne, produtos de cuidados da pele que esfoliam e iluminam a pele, e hidratantes com efeitos semelhantes aos do NMF (a glicina é um dos factores naturais de hidratação).
O azeloil diglicinato de potássio tem também efeitos anti-inflamatórios e melhora a elasticidade da pele. Melhora o perfil sensorial da fórmula e reequilibra a pele para uma aparência radiante, vibrante e saudável. [A sua estabilidade ao longo do tempo foi confirmada em várias formulações, tais como detergentes, géis, emulsões em gel e emulsões óleo em água. O azeloil diglicinato de potássio é um ingrediente seguro para produtos de cuidados pessoais. Foi testado quanto à segurança, não é irritante para a pele e os olhos, é hipoalergénico (não causa sensibilização), tem uma toxicidade oral LD50 ≥ 2000 mg/kg e não é fototóxico.
Chá verde
Óleos
O extrato da casca de Phellodendron amurense contém certos alcalóides de isoquinolina, glicosídeos de flavona e compostos fenólicos. Trata-se de uma medicina tradicional do Leste Asiático, cujos efeitos positivos sobre a pele são corroborados por vários estudos recentes. Tem um potente efeito anti-inflamatório, é um antioxidante suave e tem um potente efeito antibacteriano contra a bactéria causadora do acne, Propionibacterium acne. Hidrata e acalma a pele seca e escamosa. Também ajuda a remover o excesso de oleosidade, a reduzir o tamanho dos poros e a iluminar a pele.
Niacinamida (vitamina B3)
# Número CAS: 7704-34-9
SULPHUR é um produto complexo à base de enxofre e óleos vegetais hidrofílicos. Na cosmética, é utilizado como um componente que regula a atividade das glândulas sebáceas. É utilizado em produtos para o cuidado da pele oleosa e para o tratamento do acne, bem como em produtos capilares para a seborreia oleosa e a caspa. Pode ser utilizado em combinação com o ácido salicílico.
Um elemento amarelado com cheiro a ovo podre que pode ser-lhe familiar na tabela periódica (tem o símbolo S). Tem uma longa história de utilização na medicina devido à sua atividade antifúngica, antibacteriana e queratolítica. Costumava ser um ingrediente muito comum no tratamento de doenças de pele relacionadas com a inflamação, como o acne, a rosácea e a dermatite seborreica, mas devido ao seu odor desagradável, é atualmente menos popular.
O mecanismo exato de ação do enxofre é desconhecido, mas sabemos que a sua eficácia depende da sua interação direta com a superfície da pele, ou seja, quanto menor for o tamanho das partículas, melhor será o efeito. A Farmacopeia dos Estados Unidos enumera dois tipos de enxofre, o liofilizado e o precipitado. Este último tem um tamanho de partícula mais pequeno e é considerado a melhor versão. Nos medicamentos não sujeitos a receita médica, o enxofre é utilizado como ingrediente para reduzir os pontos negros, as borbulhas, o acne e os pontos brancos, bem como para combater a caspa, a dermatite seborreica e a psoríase. Nos cosméticos e produtos de higiene pessoal, o enxofre é utilizado para melhorar o aspeto e o toque do cabelo, aumentando a sua estrutura, elasticidade ou brilho, ou para melhorar a textura do cabelo que foi danificado física ou quimicamente, e para melhorar o aspeto da pele seca ou danificada, reduzindo a descamação e restaurando a elasticidade.
Pode ser um forte sensibilizador da pele. O enxofre também tem um pH elevado, o que pode promover o crescimento de bactérias na pele. O enxofre tem mais aspectos negativos do que positivos para a pele, e a sua utilização para tratar problemas de pele deve ser considerada como último recurso se outros ingredientes (como o peróxido de benzoílo, o ácido azelaico e o ácido salicílico) não funcionarem tão bem como esperado.
O óleo da árvore do chá é um óleo essencial com um forte aroma a cânfora que lembra o eucalipto. É obtido a partir das folhas e ramos da árvore do chá que cresce na Austrália e na Nova Zelândia. É um líquido amarelo. O óleo contém um complexo de álcoois monosesquiterpénicos (o principal é o terpineno-4-ol), bem como a-terpineol, cineol, para-cimeno, limoneno, sabineno, a-pineno, etc. Antibiótico natural com elevada atividade contra microrganismos gram-positivos e gram-negativos, fungos e leveduras devido ao seu elevado teor de cineol. Não é tóxico e é bem tolerado pela pele. Para fins de perfumaria, o M.c.d. é utilizado em pequenas quantidades. Na cosmética, é utilizado como componente anti-inflamatório, bactericida e emoliente em pastas de dentes, sabonetes, champôs, cremes e loções anti-acne, loções de limpeza, géis e máscaras para peles oleosas e problemáticas, batons e bálsamos labiais, agentes reafirmantes, etc. É utilizado como conservante natural.
Azelamidopropyl dimethylamine (ADA), um ingrediente ativo de nova geração que tem vários efeitos benéficos na pele poluída.
Apobac (INCI: Azelamidopropyl Dimethyl Amine (and) Water (aqua) (and) Butylene Glycol) é um novo ingrediente ativo patenteado que proporciona excelentes propriedades antibacterianas para ajudar a restaurar a homeostase da pele com tendência acneica. Apobac inibe a proliferação de Propionibacterium acnes, mediando a inflamação da pele induzida por bactérias e controlando a produção de sebo no rosto. As suas propriedades anti-imperfeições ajudam a tratar as manchas e as feridas, acelerando a migração dos fibroblastos e dos queratinócitos para as zonas afectadas.