Emoliente

Emoliente

Os emolientes são componentes oleosos das emulsões que proporcionam a lubrificação da pele, aumentam a sua suavidade e elasticidade, ajudam a reter a humidade na pele e restauram o equilíbrio lipídico. Literalmente, emolientes. Podem ser substâncias de várias naturezas químicas: por exemplo, ésteres, ácidos gordos e álcoois, gorduras animais, óleos vegetais e minerais, lanolina e seus derivados, ésteres sintéticos, derivados de silicone, ceras e substâncias semelhantes à cera. [Há algum tempo, a literatura estrangeira publicou os resultados de uma experiência em que alguns dos emolientes mais utilizados foram testados quanto à sua comedogenicidade (capacidade de provocar a obstrução das glândulas sebáceas e provocar o aparecimento de comedões). O estudo, efectuado por um laboratório científico independente, levou os fabricantes de cosméticos a considerar a segurança dos emolientes. Verificou-se que os mais perigosos são os ácidos gordos livres e os seus derivados, que penetram facilmente no estrato córneo através dos espaços intercelulares. Em particular, a atividade comedogénica foi encontrada nos seguintes emolientes amplamente encontrados:

- Palmitato de Isopropilo;

- Miristato de Isopropilo;

- Estearato de Butilo;

- Isostearato de Isopropilo;

- Oleato de Decilo;

- Neopentanoato de Isostearilo;

- Isostearoyl Isostearyl Stearate;

- Myristyl Myristate;

-Theobroma Cacao Seed Butter;

- Lanolina;

- Óleo de Prunus Amygdalus Dulcis (Amêndoa Doce);

- Óleo de Cocos Nucifera (Coco).

Para além das substâncias acima referidas, outros emolientes podem também ser comedogénicos. Gostaríamos de salientar que a presença de 1-2 componentes da "lista negra" numa formulação cosmética não significa que o produto cosmético em si seja comedogénico. No entanto, as pessoas propensas a comedões são aconselhadas a ser mais cuidadosas na escolha de cosméticos (especialmente os decorativos) e a evitar potenciais provocadores.

Os óleos de silicone são frequentemente utilizados como emolientes. Os silicones cumprem o principal critério dos emolientes: quando aplicados na pele, permanecem na superfície, alisando-a e suavizando-a temporariamente, e não afectam as células vivas. A inércia biológica dos silicones é a chave para a sua segurança.

Ingredientes populares nesta categoria (funções):

Nível de segurança
EWG
Nome do ingrediente
Permitir
1-3
1-3

Silicones

Bastante seguro
1
1

Esqualeno

Bastante seguro
1
1

Óleos

Bastante seguro
1
1

Óleos