Antioxidante

Antioxidante

Os antioxidantes são ingredientes incluídos nos produtos cosméticos para proteger contra as espécies reactivas de oxigénio e os radicais livres.

As espécies reactivas de oxigénio (ROS) são um grupo de compostos contendo oxigénio que incluem iões de oxigénio, radicais livres e peróxidos de origem inorgânica e orgânica. São geralmente pequenas moléculas com uma atividade reactiva excecional devido à presença de um eletrão não emparelhado no nível eletrónico externo.

A produção de ROS aumenta quando a pele é exposta à radiação UV, bem como durante as reacções imunitárias. Foi demonstrado que estes compostos estão envolvidos nos processos que conduzem ao fotodano, ao envelhecimento prematuro e ao desenvolvimento de tumores malignos.

O processo evolutivo de sobrevivência dotou o organismo de mecanismos equilibrados para neutralizar os efeitos oxidantes do oxigénio e das suas formas reactivas. Estes mecanismos, capazes de se apoiarem e de se restaurarem mutuamente, estão reunidos num único sistema antioxidante e asseguram a proteção primária da célula. O sistema de defesa secundário, reparador, inclui as enzimas lipolíticas (lipases, fosfolipases), as proteases, as peptidases, as enzimas de reparação do ADN, as endonucleases, as exonucleases e as ligases. A principal função do sistema reparador é reparar o que está danificado.

Os antioxidantes que compõem o sistema antioxidante actuam de diferentes formas. Alguns combatem os iões de oxigénio, outros combatem os radicais livres e outros ainda quebram as cadeias das reacções de peróxidos. Regra geral, a célula contém todos os tipos de antioxidantes, o que lhe permite resistir à ação de todos os radicais livres, incluindo os peróxidos lipídicos e os radicais de moléculas orgânicas. Os antioxidantes estão estrategicamente concentrados nos organelos celulares que são fontes biológicas de radicais livres. Por exemplo, a superóxido dismutase, a catalase e a glutationa peroxidase encontram-se não só no citoplasma, mas também nas mitocôndrias, onde a maioria das ERO é formada durante o ciclo respiratório com a participação do oxigénio.

A defesa antioxidante intracelular é complementada pela ação dos antioxidantes extracelulares, que são responsáveis pela eliminação dos ERO do espaço extracelular. Os antioxidantes extracelulares biológicos mais importantes são a glutationa, as vitaminas E, A e C, a glutationa peroxidase, a superóxido dismutase e a catalase

.

Os antioxidantes são adicionados aos cosméticos para evitar a oxidação do próprio cosmético. Isto é especialmente importante se os cosméticos contiverem ácidos gordos insaturados, que são muito facilmente oxidados.

No entanto, deve ser lembrado que os antioxidantes são mais eficazes na proteção da pele contra os radicais livres quando estão presentes em pequenas quantidades. Em concentrações demasiado elevadas, os antioxidantes transformam-se no seu oposto (tornam-se oxidantes reactivos) e começam a aumentar as reacções de oxidação.

Todos os antioxidantes são destruídos e perdem a sua atividade quando interagem com os ROS. No corpo, este problema é resolvido devido ao facto de muitos antioxidantes serem capazes de se restaurar uns aos outros. Por conseguinte, as formulações mais eficazes são as que contêm pequenas concentrações de vários antioxidantes.

Os antioxidantes mais populares nos cosméticos são as vitaminas E e C, o caroteno, o ácido a-lipóico, a coenzima Q10 (ubiquinona), os bioflavonóides e outros antioxidantes fenólicos das plantas.

Ingredientes populares nesta categoria (funções):

Nível de segurança
EWG
Nome do ingrediente
Bastante seguro
1
1

Vitamina E

Seguro
2-3
2-3

Vitamina E

Bastante seguro
1
1

Óleos

Bastante seguro
1
1

Vitamina C

Bastante seguro
1
1

Óleos

Seguro
1
1

Centella asiatica

Seguro
1
1

Centella asiatica

Bastante seguro
1
1