Calmante

Calmante

Os Ingredientes Calmantes para a Pele são um grupo excecional de ingredientes que acalmam visivelmente os sinais de irritação ou sensibilidade quando aplicados na pele. São frequentemente derivados de plantas e os melhores também proporcionam benefícios antioxidantes.

A pele sensível e delicada, incluindo a pele propensa a eczema, acne e rosácea, beneficia muito com a utilização deste grupo de ingredientes.

Como é que os emolientes funcionam

Os emolientes reduzem os sinais de irritação, como vermelhidão e manchas, causados por influências ambientais como a poluição e o sol. Fazem-no acalmando suavemente os factores de sensibilização na superfície da pele, parando as fontes de sofrimento antes de fazerem com que a pele pareça estar a comportar-se de forma inadequada.

O processo de inflamação é conduzido por um grande número de mediadores inflamatórios, incluindo histaminas, citocinas, eicosanóides (por exemplo, prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos), componentes da cascata do complemento, cininas, enzimas fibrinopeptídicas e radicais livres.

Embora muitas das causas da inflamação sejam muito complexas, é importante compreender o ácido araquidónico (AA) e as suas vias quando se consideram as alegações anti-inflamatórias nos produtos de cuidados da pele. A produção de AA é uma das principais causas de inflamação, uma vez que o AA é decomposto em substâncias inflamatórias como as prostaglandinas e os leucotrienos. A produção de AA é bloqueada pelos corticosteróides, que é uma das formas pelas quais os esteróides tópicos reduzem a inflamação (também causam vasoconstrição). Duas vias importantes de degradação do AA são dignas de nota.

O ácido araquidónico é decomposto em prostaglandinas e leucotrienos.

Via da ciclo-oxigenase: conduz à produção de prostaglandinas. É por esta via que actuam os salicilatos (aspirina) e os anti-inflamatórios não esteróides (AINE) como o ibuprofeno.

Via da lipoxigenase: leva à produção de mediadores inflamatórios do grupo dos leucotrienos.

Os antagonistas das prostaglandinas incluem o piretro, o extrato de alcaçuz e a farinha de aveia, enquanto a curcuma e a camomila são antagonistas dos leucotrienos. Por exemplo, a cumarina e os seus derivados contidos no óleo de tamanu inibem a biossíntese das prostaglandinas através da inibição dos sistemas da lipoxigenase e da ciclo-oxigenase. O castanheiro da Índia é um vasoconstritor, tal como os corticosteróides como a hidrocortisona. Os polifenóis inibem os processos inflamatórios actuando como antioxidantes e activando a expressão das proteínas antioxidantes. Os polifenóis também bloqueiam a expressão de citocinas pró-inflamatórias, cinases e factores de transcrição envolvidos no desenvolvimento de processos inflamatórios e, vice-versa, activam a expressão de genes que previnem a inflamação.

Aqui estão alguns dos melhores ingredientes calmantes apoiados por uma série de estudos publicados sobre cuidados da pele.

Estes ingredientes podem ser utilizados em todos os tipos de pele - mesmo em peles com tendência a rebentação, hipersensíveis e avermelhadas. São até suficientemente suaves para peles com tendência para a rosácea.

Alantoína

Bisabolol (usado sozinho e também encontrado na camomila)

Extrato de raiz de Burhavia diffusa

Raiz de bardana

Centella asiatica

Aveia coloidal

Curcumina e seus derivados, conhecidos coletivamente como "curcuminóides"

Chá verde (e o seu componente mais ativo, o galato de epigalocatequina)

Alcaçuz e seus componentes, especialmente a glabridina

Pantenol

Erva de salgueiro

.

Ingredientes populares nesta categoria (funções):

Nível de segurança
EWG
Nome do ingrediente
Bastante seguro
1
1
panthenol

# Número CAS: 81-13-0

Pantenol (Vitamina B5)

Bastante seguro
1
1
allantoin

# Número CAS: 97-59-6

Bastante seguro
1
1

Centella asiatica

Seguro
1-3
1-3

BHA Ácido salicílico

Bastante seguro
2
2

Chá verde

Permitir
1-3
1-3

Aloé

Bastante seguro
1
1

Alcaçuz

Permitir
1-3
1-3

Aloé

Seguro
1
1
beta-glucan

# Número CAS: 9041-22-9

Bastante seguro
2
2
bisabolol

# Número CAS: 23089-26-1

Seguro
1
1
madecassoside

# Número CAS: 34540-22-2

Centella asiatica

Bastante seguro
1
1
Bastante seguro
1
1
menthol

# Número CAS: 1490-04-6

Bastante seguro
1
1