Interação com as células

Interação com as células

Os ingredientes da comunicação celular

Para que todas as partes do nosso corpo funcionem corretamente, incluindo as células da nossa pele, cada célula precisa de saber como fazer a coisa certa no momento certo - e, com sorte, ignorar as informações (sob a forma de substâncias mensageiras) que dizem às células o que fazer. coisa errada. Isto acontece através de uma comunicação constante, em que muitas substâncias dizem às células como e quando devem funcionar corretamente, e as células transmitem depois esta informação umas às outras.

Quando as células não comunicam corretamente, ou quando substâncias que transmitem más informações entram na célula, pode ocorrer uma variedade de problemas. Cada célula tem um grande número de receptores para diferentes substâncias. Estes sítios receptores são a ligação de comunicação da célula. Quando o ingrediente certo para um determinado local aparece, ele tem a capacidade de se ligar à célula e transmitir informações. No caso da pele, isto significa dizer à célula para começar a fazer o que uma célula de pele saudável deve fazer. Se a célula aceitar a mensagem, pode então partilhar a mesma mensagem saudável com outras células vizinhas, e assim sucessivamente.

Em teoria, este horizonte dos cuidados da pele é incrivelmente excitante. Neste momento, os ingredientes dos cuidados da pele que vale a pena analisar em termos de capacidade de comunicação celular incluem retinol, retinaldeído, ácido retinóico, epigalocatequina-3-galato, ácido eicosapentaenóico, niacinamida, lecitina, ácido linolénico, ácido linoleico, fosfolípidos, carnitina, carnosina trifosfato, fosfato cíclico, a maioria dos péptidos e extrato de frutos de Pyrus malus (maçã). [Todos os dias, o nosso organismo liberta moléculas (citocinas, mediadores moleculares como os nucleótidos, os lípidos e as proteínas) que transmitem mensagens e sinais entre as células. As células estão "armadas" com receptores que se ligam a estas moléculas, dando início a outros processos nas células. Tal como os ingredientes cosméticos, os comunicadores celulares activam a comunicação normal entre as células, explica a nossa querida assistente Lucia Bozicevic.

O processo de comunicação intercelular é regulado por vários mecanismos que estimulam ou param a secreção de moléculas sinalizadoras. A regulação depende de factores como o estado de saúde do organismo ou factores ambientais, que podem ter efeitos diferentes nas funções do organismo. Para além da ajuda de intermediários, as células também podem comunicar através de ligações recíprocas, como as junções comunicantes, bem como através da adesão mútua.

Os ingredientes que interagem com as células estimulam a síntese de numerosas moléculas responsáveis pela comunicação normal entre as células da pele e, por isso, em termos simples, encorajam as células a atuar da forma como as células normais o fazem. Os componentes da comunicação celular mais frequentemente mencionados e utilizados atualmente são retinóides, péptidos, niacinamida e ceramidas.

Ingredientes populares nesta categoria (funções):

Nível de segurança
EWG
Nome do ingrediente
Bastante seguro
1
1

Niacinamida (vitamina B3)

Seguro
1
1
Segurança Média
9
9

Retinóides (Vitamina A)

Bastante seguro
1
1

Prebióticos / probióticos / enzimas

Segurança Média
9
9

Retinóides (Vitamina A)

Seguro
1
1

Péptidos

Segurança Média
9
9

Retinóides (Vitamina A)