Anti-acne

Anti-acne

Embora a acne, enquanto doença, seja em grande parte de natureza genética e hormonal, é também influenciada pelo ambiente, incluindo a utilização de produtos de cuidados da pele e cosméticos. Certos ingredientes dos produtos de cuidados da pele e cosméticos podem aumentar o desenvolvimento de poros obstruídos, bem como de erupções de acne.

A acne é uma doença de pele em que o folículo sebáceo fica obstruído com uma acumulação de células mortas da pele misturadas com excesso de sebo. Existem vários tipos diferentes de acne. Estes incluem comedões abertos não inflamatórios (pontos negros) e comedões fechados (pontos brancos), bem como pápulas e pústulas inflamatórias. Em algumas pessoas, os folículos infectados podem eventualmente desenvolver-se em nódulos ou quistos, o que pode levar a danos nos tecidos, causando cicatrizes.

A predisposição para a acne e a obstrução dos poros é em grande parte genética. De facto, estima-se que 80% dos factores que causam a acne são genéticos. O tratamento cuidadoso das condições causadas por estes factores genéticos pode levar a uma pele mais clara para estes indivíduos com tendência para a acne. As pessoas com pele propensa a acne têm duas características genéticas específicas. A primeira é a tendência das células queratinizadas nos folículos sebáceos para não caírem como os queratinócitos normais; em vez disso, "acumulam-se" nas paredes do folículo. Esta condição é conhecida como hiperqueratose retentiva.

A segunda caraterística genética que existe nas pessoas com tendência para a acne é a produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. O sebo "cobre" a acumulação de células queratinizadas nas paredes do folículo e engrossa ainda mais a parede do folículo. O sebo pode também encher o folículo e endurecer, formando assim um tampão sebáceo. A quantidade de sebo produzido, o tamanho das glândulas sebáceas e o número de glândulas sebáceas são factores genéticos. Foi demonstrado que um aumento da quantidade de sebo na pele está diretamente relacionado com a gravidade da acne nos seres humanos. Assim, é evidente que o controlo do excesso de sebo desempenha um papel importante no tratamento da pele com tendência acneica.

Propionibacterium acnes (p. acnes) são bactérias anaeróbicas que existem na flora do folículo sebáceo. Quando os folículos ficam bloqueados por tampões de células hiperqueratinizadas e sebo duro, o resultado é um ambiente anaeróbico. Este ambiente é ideal para a proliferação indesejada da bactéria p. acne.

O sebo nos folículos sebáceos serve como fonte de alimento para as bactérias P. acne. As bactérias P. acne produzem uma enzima chamada lipase, que decompõe os triglicéridos do sebo em glicerol e ácidos gordos. As bactérias absorvem o glicerol e os ácidos gordos tornam-se uma fonte de inflamação no interior do folículo. Esta inflamação causa inchaço no folículo já fechado e pode, em última análise, levar a uma rutura da parede do folículo.

A acne é causada por uma combinação de factores. Os mecanismos exactos não são totalmente compreendidos.

Predisposição familiar

Hormonas androgénicas endógenas e exógenas

Bactérias da acne

Ativação imune inata por mediadores inflamatórios

Estiramento e oclusão dos folículos pilosos

Os surtos de acne podem ser desencadeados:

Ovários poliquísticos

Medicamentos: esteróides, hormonas, anticonvulsivantes, inibidores dos receptores do fator de crescimento epidérmico, etc.

Aplicação de cosméticos oclusivos

Humidade ambiental elevada

Dieta rica em produtos lácteos e alimentos com um índice glicémico elevado.

O que é o tratamento da acne.

Acne ligeira

Tratamentos tópicos para a acne, como o peróxido de benzoílo, o ácido azelaico e a tretinoína ou o adapaleno em gel. Novas proteínas bioactivas podem também ser bem sucedidas.

Contracetivo oral combinado de baixa dose

Lavagens anti-sépticas ou queratolíticas contendo ácido salicílico

Terapia com luz/laser

Acne moderada

Para acne ligeira, mais uma tetraciclina, como a doxiciclina, 50-200 mg por dia durante cerca de 6 meses

Eritromicina ou trimetoprim se a doxiciclina for intolerante

A terapêutica antiandrogénica a longo prazo com acetato de ciproterona + etinilestradiol ou espironolactona pode ser considerada em mulheres que não respondem a contraceptivos orais combinados de baixa dose, especialmente em mulheres com ovários poliquísticos.

A isotretinoína é frequentemente utilizada se a acne não aparecer ou não responder ao tratamento

Os produtos tópicos anti-acne adequados para a acne ligeira, que podem ser obtidos sem receita médica, incluem:

Lavagens anti-sépticas com triclosan ou peróxido de benzoílo

Preparações suaves de ácido salicílico para esfoliação e descolamento folicular

Creme/loção/gel com peróxido de benzoílo

Creme ou loção de ácido azelaico

Peróxido de hidrogénio em creme estabilizado

Proteínas de defesa imunitária

Óleo da árvore do chá, veneno de abelha, polifenóis e outros produtos com provas limitadas de eficácia.

Os medicamentos tópicos para a acne ligeira que requerem receita médica incluem:

Antibióticos, como a solução de clindamicina ou a solução e o gel de eritromicina, que são mais bem utilizados com peróxido de benzoílo ou ácido azelaico para reduzir a possibilidade de resistência aos antibióticos

Os retinóides incluem a tretinoína, a isotretinoína, o adapaleno e o tripharoteno; em alguns países, o adapaleno está disponível sem receita médica.

Os produtos combinados para uso tópico incluem clindamicina/peróxido de benzoílo e adapaleno/gel de peróxido de benzoílo.

A luz e os lasers, incluindo a luz azul, têm sido considerados seguros e úteis para a acne ligeira a moderada quando os medicamentos orais falham ou não são adequados.

.

Ingredientes populares nesta categoria (funções):

Nível de segurança
EWG
Nome do ingrediente
Bastante seguro
1
1

Niacinamida (vitamina B3)

Seguro
1-3
1-3

BHA Ácido salicílico

Bastante seguro
1
1

Vitamina C

Seguro
1-3
1-3
zinc pca

# Número CAS: 134490-48-4

Seguro
3
3
Seguro
1
1

Ácido azelaico

Bastante seguro
1
1