Cogumelos
Ingredientes populares deste grupo de ingredientes ativos
Este cogumelo Phellinus Linteus (Sang-huang/Mesima) existe há centenas de anos. Na Coreia, o cogumelo é utilizado para fazer chá, que é consumido diariamente. Tem benefícios significativos para a saúde e tem sido utilizado para tratar diarreia, hemorragias, cancro e outras doenças.
"Estes cogumelos são bons para os níveis de hidratação; ao manter a barreira protetora da pele, aumenta a capacidade da pele para reter a humidade e impedir a entrada de intrusos, o que cria uma tez saudável e flexível."
Os extractos bioactivos de Phellinus Linteus são adicionados a formulações cosméticas e de cuidados da pele para aliviar a irritação e/ou inflamação dermatológica. [O Phellinus Linteus é um cogumelo amarelo, de sabor amargo, que cresce nas amoreiras e que também é comummente misturado com outros cogumelos medicinais, como o Reishi e o Maitake. De acordo com toda a literatura científica, é um complexo polissacárido-proteína que tem efeitos imunomoduladores, antiangiogénicos e antioxidantes.
Em particular, a presença de beta-D-glucano e de lectina, que são dois complexos polissacárido-proteína, controla o nosso sistema imunitário. A hipnidina é um antioxidante que limpa o organismo dos radicais livres
.
Também conhecido como Hoelen e Fu ling. Um extrato derivado de um fungo que tem propriedades antioxidantes e calmantes.
Um fungo que cresce no subsolo nas raízes dos pinheiros e de outras árvores em todo o mundo. Tem propriedades conservantes, calmantes e de ligação à água quando aplicado topicamente. É utilizado há mais de 2000 anos na medicina tradicional chinesa (MTC). É um dos remédios tradicionais mais frequentemente prescritos na China.
A parte medicinal do cogumelo são os fios sob a tampa. Pode comprar a erva de trigo seca ou em forma de cápsula.
É rico em beta-glucano, um potente hidratante que favorece a síntese do colagénio e contribui para reforçar a barreira cutânea. Poria Cocos também contém ácidos orgânicos e proteínas para maximizar a função das células da pele sem afetar o nível de pH natural da pele. Melhora igualmente a atividade local do ácido hialurónico na pele, o que permite manter o rosto hidratado.
O seu esclerócio contém o polissacárido paquimanina e triterpenos.
O extrato de Hoelen é um antioxidante por natureza, combate os radicais livres e torna-os ineficazes para os efeitos nocivos nas proteínas estruturais da pele. Assim, a utilização regular não reduz os danos cutâneos. O próprio coco e o extrato produzem efeitos anti-inflamatórios, tanto a nível interno como externo, e são utilizados para o mesmo fim há séculos. A pele irritada, seca e avermelhada pode ser acalmada utilizando uma preparação que contenha o extrato. Acredita-se que reduz o inchaço sob os olhos e trata as olheiras. Ajuda a controlar a secreção sebácea dos poros, para evitar um aspeto oleoso. Muitas empresas de cosméticos acreditam que funciona e atinge as manifestações genéticas ao nível das células da pele e é formulado para atingir as principais áreas problemáticas da pele envelhecida, como a flacidez e as rugas profundas. Também forma uma camada sobre a pele e protege-a de irritantes externos, além de reter a humidade na pele. Pode condicionar a pele para melhorar o seu aspeto. É utilizado em fórmulas anti-envelhecimento e em produtos para o cuidado do rosto e do corpo.
Também conhecido como
Raiz chinesa
Tukaho chinês
Fu Lin
Holen
Matsuhodo
Um extrato vegetal do cogumelo Matsutake, um fungo micorrízico que cresce na Ásia, Europa e América do Norte. Este cogumelo é muito procurado no Japão, onde é altamente valorizado como uma iguaria. É rico em polissacáridos, incluindo o β-glucano. Este extrato confere à pele propriedades antioxidantes e imunomoduladoras. Ajuda a reduzir as rugas, diminuindo a degradação da matriz extracelular.
O extrato do caule de Ganoderma lucidum é um extrato fúngico obtido a partir do caule da laca de porcelana brilhante (Ganoderma lucidum). O fungo é um saprobionte lenhoso, mundialmente difundido, encontrado principalmente em carvalhos e outras florestas de folha caduca. Na aparência, o fungo assemelha-se a um chapéu coberto de laca vermelha escura.
Na Ásia, o cogumelo laca brilhante foi valorizado como cogumelo medicinal durante séculos e ainda é considerado um símbolo de felicidade e imortalidade. Na China, é chamado Ling Zhi, que significa "cogumelo da imortalidade". Também neste país, este cogumelo espantoso está a ganhar popularidade - como superalimento e ingrediente de suplementos alimentares à base de plantas, é conhecido principalmente pelo nome japonês Reishi.
Nos produtos para a pele, o cogumelo Reishi revela-se um verdadeiro talento anti-envelhecimento graças ao seu elevado teor em polissacáridos naturais: os polissacáridos não só desempenham um papel central na regulação do equilíbrio da humidade, como também são essenciais para a renovação celular. Os polissacáridos vegetais formam uma película fina sobre a pele e conferem-lhe elasticidade e suavidade. [Como antioxidante, o extrato de reishi protege as células da pele do stress oxidativo e dos radicais livres, favorecendo a renovação celular natural. Graças aos seus efeitos anti-inflamatórios e calmantes, o ingrediente ativo também pode ser utilizado em peles irritadas e sensíveis.
Cordyceps é um termo amplo para um género que consiste em mais de 400 espécies de fungos que crescem em certos tipos de insectos, por vezes referidos como "fungos da lagarta".
A medicina tradicional chinesa utiliza o cordyceps há centenas de anos como suplemento anti-inflamatório e antioxidante, tendo-se tornado mais popular na sociedade ocidental nas últimas décadas (Yue, 2012). Há evidências promissoras de que o cordyceps pode ser útil para combater o envelhecimento e outras doenças, mas precisamos de mais estudos em humanos para saber a sua eficácia.
Existem dois tipos principais de cordyceps utilizados - Cordyceps sinensis e Cordyceps militaris.
Cordyceps sinensis
O Cordyceps sinensis (também chamado Ophiocordyceps sinensis ou C. sinensis) está intimamente relacionado com os cogumelos e cresce nas montanhas dos Himalaias na China, Tibete e Nepal. É utilizado há séculos por praticantes populares que afirmam melhorar a longevidade, o sistema imunitário, a função hepática e renal, melhorar a sensibilidade do cordyceps à insulina e aumentar os níveis de colesterol. O Cordyceps é por vezes chamado de "Viagra dos Himalaias" porque se acredita que ajuda a aumentar a função sexual, a melhorar a libido, a disfunção erétil e até a infertilidade masculina.
Os investigadores estudaram a forma como o cordyceps interage com os UVB, uma das partes da radiação ultravioleta do sol responsável pelas alterações cutâneas relacionadas com a idade (Amaro-Ortiz, 2014). Um estudo sugere que os extractos de cordyceps aplicados na pele podem reverter os danos causados pelos raios UVB ou preveni-los completamente (He, 2020). Este estudo foi realizado a nível celular, não em humanos, pelo que é necessária mais investigação, mas é certamente promissor!
Outro efeito potencial do cordyceps na pele é que pode melhorar os resultados do cancro da pele. Em particular, um tipo particular de cordyceps chamado Cordyceps militaris demonstrou prevenir o crescimento de tumores malignos de melanoma (um tipo de cancro de pele) (Ruma, 2014). O melanoma é uma grande preocupação para os pacientes idosos, pelo que se o cordyceps puder ter um efeito anti-tumoral nos tumores de melanoma, isto poderá ter implicações de grande alcance para as pessoas à medida que envelhecem (Hegde, 2009).
Por último, provavelmente já ouviu dizer que os antioxidantes são bons para a pele. A nossa pele está exposta ao stress oxidativo ao longo da vida, mas à medida que envelhecemos, os efeitos deste stress tornam-se mais evidentes. Os antioxidantes podem ajudar a abrandar este processo.
Pelo menos em estudos in vitro (ou seja, em laboratório, não testados em seres humanos ou animais), parece que o cordyceps pode atuar como um poderoso antioxidante e pode proteger contra o stress oxidativo que leva a linhas finas, rugas e descoloração (Park, 2014).
Cogumelo funcional Trametes versicolor - O Trametes versicolor é vulgarmente designado por "cauda de peru" devido às suas camadas e cores marcantes. Graças aos seus poderosos antioxidantes e outros compostos potentes, os cogumelos do peru são um superalimento com inúmeros benefícios potenciais para a saúde. Podem melhorar a sua saúde intestinal, reforçar o seu sistema imunitário e até ter algumas propriedades anti-cancerígenas.
Um dos benefícios mais proeminentes dos cogumelos do rabo de peru é o seu potencial para melhorar a saúde da pele.
1. Propriedades anti-inflamatórias
Os cogumelos da cauda de peru, como a maioria dos outros tipos de cogumelos, parecem acalmar a inflamação no corpo, o que pode ser extremamente benéfico para os sintomas de condições inflamatórias da pele, como eczema e psoríase. [Propriedades anti-envelhecimento
A acumulação de stress oxidativo ao longo do tempo causa e exacerba as rugas, uma vez que os danos causados pelos radicais livres quebram o colagénio, a elastina e outras proteínas que mantêm a pele firme e com um aspeto preenchido. Quando estas proteínas são danificadas, a pele fica flácida e esforça-se por se reparar a si própria, provocando rugas e outros sinais de danos, como as manchas solares.
Os flavonóides e fenóis dos cogumelos reduzem o stress oxidativo e a inflamação, tendo essencialmente um efeito anti-envelhecimento. Os antioxidantes flavonóides, como a quercetina na cauda de peru, também fortalecem o sistema imunitário, estimulando a libertação de proteínas protectoras.
Estes cogumelos são utilizados no tratamento do cancro porque têm propriedades anti-tumorais. Os investigadores observaram que uma dose diária de cogumelos da cauda de peru reduzia o tamanho dos tumores nos seus sujeitos.
Os cogumelos funcionais, como o rabo de peru, contêm ácido veratrico fenólico, um composto antioxidante que ajuda a reduzir as rugas. Os seus efeitos fotoprotectores protegem-no dos danos moleculares causados pela luz solar
Os cogumelos do peru estão a ganhar popularidade como ingrediente natural em produtos de cuidados da pele, porque a pele saudável é considerada mais brilhante e sem manchas. Este cogumelo está repleto de antioxidantes que abrandam os sinais de envelhecimento e ajudam a manter uma aparência mais jovem e vibrante, bem como a reparar os danos celulares e a inflamação causados pelo stress oxidativo.
4. A cauda de peru pode ajudar a hidratar a sua pele
Se a sua pele estiver seca ou danificada, então os cogumelos da cauda de peru são exatamente o que precisa. A quercetina nos cogumelos de peru reduz a perda de água e ajuda a manter a hidratação da pele, restaurando a função da barreira cutânea. A quercetina também promove a reparação das células do tecido conjuntivo da pele, o que tem um efeito positivo na secreção de colagénio e elastina. Isto rejuvenesce a pele, mantendo-a saudável e jovem.
Além disso, os cogumelos da cauda de peru também contêm níveis elevados de beta-glucanos, que têm propriedades hidratantes (uma substância que atrai água para a pele).
A trufa branca (Tuber Magnatum), um cogumelo hipogéneo conhecido desde tempos imemoriais e muito apreciado pelas suas utilizações culinárias, é o tipo de trufa mais raro, uma vez que cresce em algumas zonas extremamente limitadas de Itália. Na natureza, as trufas atraem os animais com a ajuda de fitoncidas. [Até à data, foram identificadas mais de 200 moléculas diferentes nas espécies de trufas, e alguns destes compostos são capazes de atrair os animais devido à sua semelhança com certas feromonas, o que pode explicar a razão pela qual o aroma das trufas brancas é tão apreciado.
Para investigar o efeito que o fitocomplexo da trufa branca pode ter na pele em termos de modulação da expressão genética, foi efectuada uma análise de microarray de queratinócitos e fibroblastos humanos. As amostras tratadas com o extrato de Tuber Magnatum mostraram que vários grupos de genes modulavam uma interessante regulação negativa das metaloproteinases (MMPs) e a ativação de proteínas da matriz extracelular (ECM), aquaporinas, vitagens e perturbavam o processo de degradação das proteínas.
Os resultados obtidos durante o exame dermatológico instrumental e clínico de 20 voluntários confirmaram que o extrato de Tuber Magnatum pode atuar como um agente anti-envelhecimento multifuncional, melhorando a elasticidade da pele (+35%) e a hidratação a longo prazo (+48%), reduzindo as rugas (-12,8%) e os papos dos olhos (-14%), e proporcionando um efeito de preenchimento correspondente (+0,39 mm).
# Número CAS: 85085-76-3
O extrato de trufa negra (Tuber melanosporum) tem um poderoso efeito regenerador, nutre profundamente a pele, fortalecendo-a. Também ativa a produção de colagénio, o que torna a pele mais elástica e com um aspeto mais jovem durante mais tempo. Ativa igualmente a produção de colagénio, o que torna a pele mais elástica e com um aspeto mais jovem durante mais tempo.
É um dos cogumelos comestíveis mais caros do mundo.
Quanto ao que faz num produto cosmético, essa é uma grande questão, e não podemos dizer que existam muitos trabalhos de investigação que forneçam uma resposta fiável. Conseguimos encontrar um pedido de patente que afirma que um produto cosmético com extrato de trufa negra pode combater espécies reactivas de oxigénio (também conhecido como antioxidante), pode melhorar a circulação através da dilatação dos vasos sanguíneos capilares e pode inibir a irritação da pele.
Os cogumelos Shiitake estão a passar rapidamente da cozinha culinária para a comunidade cosmética devido aos seus inúmeros benefícios para a pele. O Shiitake tem um grande potencial para uso terapêutico, sendo o primeiro macrofungo medicinal a entrar no domínio da biotecnologia moderna.
A estirpe de cogumelos da Ásia Oriental é submetida a um rigoroso processo de extração para poder ser utilizada em produtos de cuidados da pele, resultando no extrato de cogumelo shiitake, que pode ser encontrado em algumas loções e séruns.
Se está preocupado com o tom de pele irregular e quer obter uma pele mais brilhante sem procedimentos invasivos como o branqueamento da pele ou o peeling, o extrato de cogumelo shiitake pode ajudar.
O cogumelo contém ácido kójico, que é o segundo ingrediente natural mais comum no mercado para clarear a pele. Funciona ao interferir com a produção de melanina na pele e pode penetrar profundamente na camada superior da pele.
Os cogumelos Shiitake são anti-inflamatórios, o que os torna ideais para acalmar a pele. São ricos em vitaminas do complexo B, nomeadamente B3 (também conhecida como niacinamida). Esta vitamina tem propriedades anti-inflamatórias que podem acalmar a pele dos agentes irritantes.
O cogumelo também contém vitamina D e selénio, que ajudam a proteger a pele dos danos ambientais e a reter a água para uma pele suave e flexível.
Se tem pele sensível, o extrato de shiitake pode aliviar a inflamação e dar à sua pele um efeito refrescante e calmante sem agravar os problemas de pele.
O extrato de cogumelo contém ceramidas, que são compostos que ajudam a pele a manter uma barreira saudável. Não só ajuda a prevenir a entrada de toxinas e bactérias na pele, como também retém a humidade para manter a pele hidratada.
O extrato contém aminoácidos essenciais, como a lisina, que promove o transporte equilibrado de água através das camadas da pele.
Para tirar o máximo partido do poder hidratante deste cogumelo, deve combinar o extrato com um hidratante - isto irá adicionar humidade extra à pele para que o extrato de shiitake possa então ser completamente absorvido pelas camadas mais profundas da pele.
Quando aplicado topicamente, o extrato de cogumelo shiitake pode combater os sinais de envelhecimento. O aumento do fluxo sanguíneo promove a produção de colagénio no corpo, que já sabemos que pode apertar e levantar a pele.
Também pode encontrar ácido veratrico fenólico nos cogumelos shiitake, uma substância utilizada para combater rugas e rídulas na indústria dos cuidados da pele.
O extrato de cogumelo da couve-flor é um extrato do cogumelo Sparassis crispa. Sparassis crispa, cresce em árvores de agulhas e é amplamente distribuído nas zonas temperadas do norte em todo o mundo. Este cogumelo tem sido utilizado como alimento e remédio caseiro em países asiáticos. O Sparassis crispa é um cogumelo comestível e medicinal que contém níveis elevados de β-glucano; assim, é considerado uma boa fonte para a produção de β-glucano antitumoral em rendimentos muito elevados.
Sparassis crispa é um cogumelo muito valioso que tem atraído muita atenção devido à sua capacidade de ativação imunitária ultra elevada e ao seu rico conteúdo nutricional. Contém uma grande quantidade de β-glucano, antioxidantes, vitamina C, vitamina E e outros ingredientes que têm um bom efeito na beleza e no cuidado da pele.
O extrato de couve-flor é utilizado em produtos para o cuidado da pele danificada, tonificada e envelhecida. Tem nutrientes saudáveis e propriedades anti-inflamatórias que podem proteger contra uma variedade de doenças, incluindo cancro, problemas cardíacos e doenças cerebrais.
Outros nomes: fungo da couve-flor, alemão (Krause Glucke, Fette Henne, Bärenschädel), holandês (Grote sponszwam), francês (Clavaire crépue), checo (Kotrč kadeřavý).
O extrato do caule de Ganoderma lucidum é um extrato fúngico obtido a partir do caule da laca de porcelana brilhante (Ganoderma lucidum). O fungo é um saprobionte lenhoso, mundialmente difundido, encontrado principalmente em carvalhos e outras florestas de folha caduca. Na aparência, o fungo assemelha-se a um chapéu coberto de laca vermelha escura.
Na Ásia, o cogumelo laca brilhante foi valorizado como cogumelo medicinal durante séculos e ainda é considerado um símbolo de felicidade e imortalidade. Na China, é chamado Ling Zhi, que significa "cogumelo da imortalidade". Também neste país, este cogumelo espantoso está a ganhar popularidade - como superalimento e ingrediente de suplementos alimentares à base de plantas, é conhecido principalmente pelo nome japonês Reishi.
Nos produtos para a pele, o cogumelo Reishi revela-se um verdadeiro talento anti-envelhecimento graças ao seu elevado teor em polissacáridos naturais: os polissacáridos não só desempenham um papel central na regulação do equilíbrio da humidade, como também são essenciais para a renovação celular. Os polissacáridos vegetais formam uma película fina sobre a pele e conferem-lhe elasticidade e suavidade. [Como antioxidante, o extrato de reishi protege as células da pele do stress oxidativo e dos radicais livres, favorecendo a renovação celular natural. Graças aos seus efeitos anti-inflamatórios e calmantes, o ingrediente ativo também pode ser utilizado em peles irritadas e sensíveis.
# Número CAS: 9050-67-3
O esquizofilano é um polissacárido produzido pelo fungo Schizophyllan.
Schizophyllum commune é uma espécie de cogumelo do género Schizophyllum. O cogumelo assemelha-se a ondas ondulantes de coral densamente compactado ou a um leque chinês solto. As "guelras" ou "guelras divididas" são de cor amarela cremosa a branca pálida.
A hidrofobina foi isolada pela primeira vez do Schizophyllum commune.
Cogumelos
Prebióticos/Enzimas
Há muito que os cogumelos são muito respeitados nas culturas asiáticas de todo o mundo. Os chineses, em particular, sempre consideraram os cogumelos como tendo propriedades especiais e referiram-se frequentemente a eles como "medicina espiritual". O cogumelo shiitake (Lentinus edodes) é o cogumelo mais cultivado no mundo. É venerado tanto no mundo da culinária como no da medicina. No mundo da culinária, e devido a esta popularidade, tornou-se objeto de intensa investigação científica. No Japão, é atualmente uma das fontes mais populares de proteínas alimentares. É rico em proteínas, hidratos de carbono, fibras e uma grande variedade de vitaminas e minerais, entre os quais o germânio. Graças a um grande número de estudos, descobriu-se que o shiitake tem efeitos antifúngicos, antitumorais, imunoreguladores, antivirais e redutores do colesterol.
Foi demonstrado que o consumo diário de shiitake ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue em 45%. Um dos principais ingredientes activos encontrados nos cogumelos shiitake é um composto polissacárido chamado lentinan. O Extrato de Cogumelo FSS SM PF é útil para produtos anti-envelhecimento porque pode ajudar a aumentar a taxa de metabolismo celular no estrato córneo, aumentar a hidratação e melhorar a elasticidade da pele. O Extrato de Cogumelo FSS SM PF foi desenvolvido através da extração dos corpos de frutificação dos cogumelos mannentake/reishi e shiitake. Após a extração estar completa, são utilizados vários métodos de filtração para obter o extrato aquoso final.
A Active Concepts efectuou um estudo sobre a renovação celular utilizando a técnica do Cloreto de Dansilo. O extrato de cogumelo FSS SM PF foi testado a uma concentração de 10% em solução aquosa e comparado com um controlo tratado com água. Os locais de teste foram os antebraços volares de 10 participantes. Os resultados mostraram um aumento de 18,5% na renovação celular quando se utilizou o Extrato de Cogumelo FSS SM PF.
Foi também realizado um estudo clínico in vivo de doze semanas com um grupo de 10 pessoas para avaliar os efeitos do Extrato de Cogumelo FSS SM PF na pele. Uma emulsão instantânea padrão com 5% de Extrato de Cogumelo FSS SM PF foi aplicada no rosto duas vezes por dia durante o período de estudo. As medições da hidratação da pele, da elasticidade da pele e das linhas finas e rugas foram efectuadas no início e no fim do estudo. Foi utilizado um medidor de impedância Nova para medir a hidratação da pele. A firmeza da pele foi medida através de indentometria e as rídulas e rugas foram medidas através de avaliação clínica. Os resultados indicam melhorias significativas em todas as áreas testadas.
O extrato corporal frutífero de Grifola Frondosa é um ingrediente ativo natural baseado em tecnologia genética desenvolvido para preservar redes de colágeno de qualidade ideal. É uma abordagem abrangente para a estimulação de tipos essenciais de colágeno.
O extrato corporal frutífero de Grifola Frondosa (Maitake) regula positivamente os genes responsáveis pela codificação de colágenos essenciais, aumentando sua produção pelos fibroblastos. Ele protege a matriz extracelular (ECM), aumentando a espessura da pele e expondo uma aparência mais lisa e jovem.
Além disso, o extrato de Maitake exibe atividade antiestresse. Graças aos efeitos de preenchimento da pele, ele atua como um preenchimento endógeno, suavizando linhas de expressão e rugas.
O chaga (Inonotus Obliquus) é um exemplo de uma medicina tradicional que tem sido utilizada há centenas de anos e que regressou aos tempos modernos como um superalimento popular. Os cogumelos Chaga beneficiam a pele de várias formas devido às suas propriedades anti-envelhecimento e anti-inflamatórias. Por exemplo, as propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras dos cogumelos chaga podem reduzir a sensibilidade da pele devido a alergias. O chaga contém ácido kójico e ácido betulínico, compostos que são frequentemente utilizados para nutrir e hidratar a pele, bem como para reduzir o aparecimento de rugas, descoloração e acne. O chaga é conhecido por reduzir a sensibilidade da pele e pode combater o acne, devido à elevada concentração de ácido kójico no cogumelo. Evidências anedóticas sugerem que este ácido pode melhorar o aspeto da pele, reduzindo a gravidade do acne e a descoloração semelhante a um relâmpago ou cicatrizes associadas ao acne. Um estudo coreano de 2013 examinou os efeitos do extrato de metanol de Inonotus obliquus como produto de cuidado da pele. Os resultados mostram que este fungo protege a pele dos danos ambientais, actua como um antioxidante e clareia as manchas escuras causadas pelo sol ou cicatrizes. Assim, é muito benéfico incluir o chaga na sua dieta se quiser reduzir a gravidade do acne e reduzir as cicatrizes sem utilizar produtos químicos agressivos. A exposição solar pode acelerar o envelhecimento da pele e causar manchas solares. O Inonotus obliquus pode retardar o processo de envelhecimento ao proteger a pele dos danos causados pelo sol e dos problemas causados pelos danos oxidativos. Um estudo publicado pela Sociedade Coreana de Biologia Molecular e Celular examinou os efeitos protectores do chaga na pele. Verificou-se que este cogumelo protege as células da pele da apoptose causada pelo stress oxidativo. Assim, a ingestão de Inonotus obliquus é suscetível de retardar o envelhecimento da pele, sobretudo se tiver um estilo de vida geralmente saudável e utilizar proteção solar.
O chaga (Inonotus Obliquus) é um exemplo de uma medicina tradicional que tem sido utilizada há centenas de anos e que regressou aos tempos modernos como um superalimento popular. Os cogumelos Chaga beneficiam a pele de várias formas devido às suas propriedades anti-envelhecimento e anti-inflamatórias. Por exemplo, as propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras dos cogumelos chaga podem reduzir a sensibilidade da pele devido a alergias. O chaga contém ácido kójico e ácido betulínico, compostos que são frequentemente utilizados para nutrir e hidratar a pele, bem como para reduzir o aparecimento de rugas, descoloração e acne. O chaga é conhecido por reduzir a sensibilidade da pele e pode combater o acne, devido à elevada concentração de ácido kójico no cogumelo. Evidências anedóticas sugerem que este ácido pode melhorar o aspeto da pele, reduzindo a gravidade do acne e a descoloração semelhante a um relâmpago ou cicatrizes associadas ao acne. Um estudo coreano de 2013 examinou os efeitos do extrato de metanol de Inonotus obliquus como produto de cuidado da pele. Os resultados mostram que este fungo protege a pele dos danos ambientais, actua como um antioxidante e clareia as manchas escuras causadas pelo sol ou cicatrizes. Assim, é muito benéfico incluir o chaga na sua dieta se quiser reduzir a gravidade do acne e reduzir as cicatrizes sem utilizar produtos químicos agressivos. A exposição solar pode acelerar o envelhecimento da pele e causar manchas solares. O Inonotus obliquus pode retardar o processo de envelhecimento ao proteger a pele dos danos causados pelo sol e dos problemas causados pelos danos oxidativos. Um estudo publicado pela Sociedade Coreana de Biologia Molecular e Celular examinou os efeitos protectores do chaga na pele. Verificou-se que este cogumelo protege as células da pele da apoptose causada pelo stress oxidativo. Assim, a ingestão de Inonotus obliquus é suscetível de retardar o envelhecimento da sua pele, sobretudo se levar um estilo de vida geralmente saudável e utilizar proteção solar. O cogumelo Chaga, que se encontra frequentemente na casca das bétulas em climas extremos, possui propriedades antioxidantes cientificamente comprovadas, eficazes e benéficas para a pele. Na medicina tradicional chinesa, o chaga é utilizado para ativar e restabelecer o fluxo de qi (chi), bem como para aumentar a circulação sanguínea. Além disso, o extrato de chaga é muito rico em beta-glucanos, que ajudam a penetrar profundamente na pele até à camada da derme. Os beta-glucanos estimulam a síntese de colagénio nos fibroblastos (o mecanismo de reparação da pele) para apertar a pele de dentro para fora, o que, por sua vez, reduz as rugas e as rídulas.
Produtos com este componente
PDRN (polinucleotídeos)
Péptidos
Vitamina C
Niacinamida (vitamina B3)
Ácido hialurónico
Algas
Cogumelos
Ácido hialurónico
Cogumelos
Vitamina E
Pantenol (Vitamina B5)
Silicones
Filtros UV
Centella asiatica
Silicones
Prebióticos/Enzimas
Chá verde
Ácidos AHA
Pantenol (Vitamina B5)
Niacinamida (vitamina B3)
Ácido hialurónico
Cogumelos
Óleos
PDRN (polinucleotídeos)
Prebióticos/Enzimas
Centella asiatica
Chá verde
Retinóides (Vitamina A)
Vitamina E
Pantenol (Vitamina B5)
Péptidos
Niacinamida (vitamina B3)
Ácido hialurónico
Cerâmica
Cogumelos
Óleos
Vitamina E
Silicones
Prebióticos/Enzimas
Retinóides (Vitamina A)
Ácidos AHA
Filtros UV
Cogumelos
Óleos
Ácidos AHA
Cogumelos
Centella asiatica
Ácido hialurónico
Alcaçuz
Vitamina E
Prebióticos/Enzimas
Alcaçuz
Niacinamida (vitamina B3)
Ácido hialurónico
Cogumelos
Óleos
Cogumelos
Filtros UV
Óleos
Vitamina E
Silicones
Esqualeno
Cogumelos
Vitamina E
Óleos
Silicones
Filtros UV
Outros ingredientes ativos

















































