cordyceps sinensis extract
Nome do ingrediente:
cordyceps sinensis extract
Nível de segurança:
Seguro
Funções principais:
Nível EWG:
01
Componentes ativos:
Cogumelos
Descrição
Cordyceps é um termo amplo para um género que consiste em mais de 400 espécies de fungos que crescem em certos tipos de insectos, por vezes referidos como "fungos da lagarta".
A medicina tradicional chinesa utiliza o cordyceps há centenas de anos como suplemento anti-inflamatório e antioxidante, tendo-se tornado mais popular na sociedade ocidental nas últimas décadas (Yue, 2012). Há evidências promissoras de que o cordyceps pode ser útil para combater o envelhecimento e outras doenças, mas precisamos de mais estudos em humanos para saber a sua eficácia.
Existem dois tipos principais de cordyceps utilizados - Cordyceps sinensis e Cordyceps militaris.
Cordyceps sinensis
O Cordyceps sinensis (também chamado Ophiocordyceps sinensis ou C. sinensis) está intimamente relacionado com os cogumelos e cresce nas montanhas dos Himalaias na China, Tibete e Nepal. É utilizado há séculos por praticantes populares que afirmam melhorar a longevidade, o sistema imunitário, a função hepática e renal, melhorar a sensibilidade do cordyceps à insulina e aumentar os níveis de colesterol. O Cordyceps é por vezes chamado de "Viagra dos Himalaias" porque se acredita que ajuda a aumentar a função sexual, a melhorar a libido, a disfunção erétil e até a infertilidade masculina.
Os investigadores estudaram a forma como o cordyceps interage com os UVB, uma das partes da radiação ultravioleta do sol responsável pelas alterações cutâneas relacionadas com a idade (Amaro-Ortiz, 2014). Um estudo sugere que os extractos de cordyceps aplicados na pele podem reverter os danos causados pelos raios UVB ou preveni-los completamente (He, 2020). Este estudo foi realizado a nível celular, não em humanos, pelo que é necessária mais investigação, mas é certamente promissor!
Outro efeito potencial do cordyceps na pele é que pode melhorar os resultados do cancro da pele. Em particular, um tipo particular de cordyceps chamado Cordyceps militaris demonstrou prevenir o crescimento de tumores malignos de melanoma (um tipo de cancro de pele) (Ruma, 2014). O melanoma é uma grande preocupação para os pacientes idosos, pelo que se o cordyceps puder ter um efeito anti-tumoral nos tumores de melanoma, isto poderá ter implicações de grande alcance para as pessoas à medida que envelhecem (Hegde, 2009).
Por último, provavelmente já ouviu dizer que os antioxidantes são bons para a pele. A nossa pele está exposta ao stress oxidativo ao longo da vida, mas à medida que envelhecemos, os efeitos deste stress tornam-se mais evidentes. Os antioxidantes podem ajudar a abrandar este processo.
Pelo menos em estudos in vitro (ou seja, em laboratório, não testados em seres humanos ou animais), parece que o cordyceps pode atuar como um poderoso antioxidante e pode proteger contra o stress oxidativo que leva a linhas finas, rugas e descoloração (Park, 2014).
Produtos recentes com este ingrediente
Cogumelos
Chá verde
Alcaçuz
Centella asiatica
Pantenol (Vitamina B5)
Cogumelos
Ácido hialurónico
Óleos
Alcaçuz
Prebióticos/Enzimas
Vitamina E
Cogumelos
Ácidos AHA
Óleos
Silicones
Ácido hialurónico
Centella asiatica
Prebióticos/Enzimas
Pantenol (Vitamina B5)
Alcaçuz
Aloé
Vitamina E
Cogumelos
Óleos
Silicones
Ácido hialurónico
Prebióticos/Enzimas
Alcaçuz