Algas
Ingredientes populares deste grupo de ingredientes ativos
# Número CAS: 223749-83-5
Chlorella vulgaris é um género de algas verdes unicelulares. A Chlorella vulgaris é muito difundida e encontra-se em massa na água de valas e lagos. Contém polissacáridos, aminoácidos, vitaminas A e B, lípidos, sais minerais, iodo e proteínas. É consumida na alimentação. Os extractos de H. têm efeitos hidratantes, vitamínicos e hidratantes na pele. O extrato seco de X. é popular, sendo utilizado em vários tipos de produtos de cuidados da pele como agente condicionador.
O extrato de Chlorella vulgaris é um ingrediente derivado de algas que tem propriedades calmantes e hidratantes para a pele. É rico em compostos antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos factores de stress ambiental. Este ingrediente demonstrou ter um efeito positivo na restauração da pele danificada para um estado mais saudável.
A investigação sugere que o extrato de Chlorella vulgaris pode também ter um efeito positivo na preservação do colagénio da pele, tornando-o uma adição bem-vinda às formulações destinadas a preservar a juventude da pele.
O extrato de Chlorella é derivado da alga verde Chlorella Vulgaris, que é amplamente utilizada como alimento para rotíferos no Japão. Esta alga microscópica, que pode ser editada, é rica no carotenoide luteína, que tem efeitos antioxidantes. Além disso, o extrato ajuda a pele a manter o seu equilíbrio natural e ativa as funções regenerativas e vitais.
A Chlorella é um agente quelante extraordinário devido à sua capacidade de se combinar com metais como o mercúrio, o chumbo e o cádmio e de os eliminar da epiderme. Inibe igualmente a enzima responsável pela degradação do colagénio e da elastina, preservando estas fibras, bem como a firmeza e a elasticidade da pele.
Rica em proteínas (58% em peso), contendo todos os aminoácidos essenciais, a C. Vulgaris melhora a capacidade da pele para reter água, tornando a superfície mais lisa, hidratada e flexível. Além disso, estes aminoácidos são os blocos de construção das fibras (proteínas) de colagénio e de elastina, contribuindo para a elasticidade, a suavidade e a juventude da pele.
É também de salientar que o extrato de Chlorella é rico em aminoácidos como a lisina, prolina, glicina e alanina, que são os blocos básicos de construção das proteínas e constituem cada unidade individual de colagénio. A sua grande componente de aminoácidos leva muitos a acreditar que tem a capacidade de reestruturar e suavizar a superfície da pele, especialmente a pele com cicatrizes ou envelhecida. Além disso, o extrato de chlorella é uma excelente fonte de metilcobolamina, a forma mais absorvível da vitamina B12. A porifirina contida no extrato tem um efeito de ligação a metais que pode ajudar a desintoxicar o organismo, e estudos recentes in vivo demonstram como pode causar a rápida remoção de chumbo de animais de laboratório tóxicos).
A carragenina é um polissacárido sulfatado extraído das algas vermelhas das Rhodophyceae, como a Furcellaceria fustigata, o Nurpea, o Chondrus crispus ou a Gigartina mamillosa. É também designado por musgo irlandês. Massa fria, bem solúvel em água. Uma solução a 2% de C. em água quente é um coloide mucoso bastante viscoso. Podem ser obtidos diferentes tipos de K. a partir de diferentes tipos de algas e devido a diferentes métodos de extração. É incluído nas formulações de cremes, leite cosmético, pastas de dentes. É utilizado como agente gelificante, agente espessante, emoliente e componente emulsionante que assegura a estabilidade de emulsões e suspensões. É utilizado como estabilizador de espuma em champôs e cremes de barbear. As pastas de dentes com K. têm um bom aspeto e são estáveis durante o armazenamento. O extrato de K. contém vitaminas A, B1, B2, C, E, D, fucoxantina, iodo, sulfoaminoácidos. Estimula os processos de regeneração das células da pele, tem um efeito suavizante e bactericida suave, hidrata eficazmente a pele e retém a humidade devido ao seu elevado teor de polissacáridos, ácidos orgânicos, sais minerais, promove a eliminação de toxinas, tem um efeito antioxidante, nutre a pele. Está registado como aditivo alimentar E407.
O extrato de plâncton é um extrato de uma variedade de um ou mais tipos de biomassa marinha, como as algas fixadoras de azoto, as microalgas verdes e as microalgas azuis. Apresenta-se sob a forma de um líquido incolor ou amarelo claro com um odor caraterístico. Contém uma variedade de minerais, vitaminas e silício úteis.
O extrato de plâncton é tão benéfico como as outras algas marinhas. Contém ingredientes que nutrem a pele, limpam-na e rejuvenescem-na. À medida que envelhecemos, o nosso corpo reduz a quantidade de nutrientes essenciais e, como resultado, começamos a envelhecer prematuramente, tanto interna como externamente, através de sinais visíveis chamados envelhecimento prematuro da pele. Quando o extrato de plâncton é utilizado, pode satisfazer a necessidade de micronutrientes essenciais e ajudar a rejuvenescer e refrescar a pele. Também é útil no tratamento de problemas de pele como a celulite. Tem um certo efeito no metabolismo das gorduras e pode assim eliminar o problema associado à celulite na pele. Além disso, como uma descoberta relativamente recente, um estudo mostrou que a utilização de extrato de plâncton pode melhorar a elasticidade e a força da pele. Pode tornar a pele mais firme e reforçar a barreira protetora. Também é benéfico para a pele sensível e irritada. Também nutre os folículos capilares, tornando-os brilhantes e mais fortes. Pode ser utilizado em séruns anti-envelhecimento, cremes e loções anti-celulíticas, produtos pós-sol, máscaras capilares e faciais.
A Caulerpa lentillifera é uma alga constituída por uma única célula, também conhecida como uva do mar ou caviar verde. Devido à sua pequena quantidade e aos dispendiosos métodos biológicos de obtenção de um extrato natural, é utilizada apenas por marcas de qualidade superior.
A Caulerpa lentillifera é um tesouro de vitaminas, minerais e proteínas. O efeito potente da Caulerpa na pele humana deve-se ao mecanismo natural único de sobrevivência das algas num ambiente desfavorável (a mais de 2000 metros de profundidade), na ausência de luz solar, sob uma pressão incrível de 200 atmosferas e a altas temperaturas. fontes geotérmicas, quando a água é aquecida a 70°C.
A sobrevivência deste organismo deve-se à sua composição, graças à qual o stress oxidativo é bloqueado a nível celular.
O que é que a Caulerpa lentillifera tem de bom para a pele?
Este ingrediente raro e valioso, que é incluído exclusivamente em cosméticos premium, tem os seguintes efeitos na pele: ⠀
- bloqueia os processos oxidativos (destrutivos) a nível celular;
- tem excelentes propriedades desintoxicantes;
- contraria a atonia (flacidez) da pele;
- ativa os processos metabólicos nas células;
- ajuda a manter o tónus e a aumentar a elasticidade;
- ativa o fornecimento de nutrientes e aumenta significativamente a densidade da derme;
- promove a regeneração das células da pele.
A Porphyra umbilicalis é uma macroalga pertencente às algas vermelhas. A sua cor vermelha ou púrpura e os seus lóbulos em forma de folha tornam-na fácil de reconhecer. Umbilicalis vem da palavra latina para cordão umbilical. O nome deriva do facto de o talo (caule) da alga estar rodeado de lóbulos à medida que cresce, formando visualmente o "umbigo" da alga.
Esta alga é uma das maiores riquezas do Mar Menorá. Contém os mais elevados níveis de proteínas e aminoácidos da sua espécie. Para além disso, possui uma elevada concentração de aminoácidos do tipo micosporina, devido à sua elevada exposição à luz solar.
Benefícios: Melhora a estrutura do cabelo, aumentando significativamente a elasticidade e a resistência das fibras capilares. Também proporciona proteção contra influências externas, desidratação e frizz.
A Porphyra umbilicalis é também conhecida apenas pelos nomes comuns de alga roxa umbilical, alga roxa, alga de couro e alga de pele umbilical.
Na cosmética, a Porphyra umbilicalis é muito apreciada pelos seus ingredientes interessantes. Assim, a macroalga é adequada para várias aplicações, tais como um aditivo natural para protectores solares, como um ingrediente para hidratantes, como um antioxidante e como um ingrediente para cosméticos anti-envelhecimento.
A Porphyra umbilicalis oferece vários benefícios naturais para a pele. Todos estes benefícios são baseados nos seus ingredientes, que por sua vez dependem do local onde a macroalga cresce e dos parâmetros ambientais que aí prevalecem.
Devido à poderosa radiação UV que ainda ocorre perto do nível do mar, a Porphyra umbilicalis desenvolveu ingredientes especiais para proteção que também são adequados como aditivos naturais para protectores solares.
Assim, a Porphyra umbilicalis pode ter um efeito preventivo no envelhecimento prematuro da pele com base na exposição solar. Para além disso, quando adicionadas a hidratantes, as macroalgas podem nutrir e apertar a pele, resultando numa tez mais jovem. Com base nestas capacidades, a Porphyra umbilicalis é a mais adequada para cosméticos anti-envelhecimento.
A Porphyra umbilicalis, também conhecida como "nori", é provavelmente mais conhecida pela maioria das pessoas como parte da cozinha japonesa. Mas o seu potencial não se esgota aí, muito pelo contrário. Devido ao seu rico teor em vitamina B-12, aminoácidos e antioxidantes, é ideal para a alimentação e para a cosmética natural.
# Número CAS: 223751-77-7
O extrato de Porphyridium cruentum é derivado da alga vermelha chamada Porphyridium cruentum. É uma alga vermelha-castanha que se desenvolve principalmente em ambientes ricos em sal e quentes. É rica em pigmentos, lípidos, vitaminas e polissacáridos. De acordo com investigações recentes, o extrato contém níveis elevados do corante natural ficoeritrina, polissacáridos sulfatados (também chamados SP), EPA e ácido araquidónico, tocoferol e níveis elevados de carotenóides.
O extrato de Porphyridium cruentum está atualmente a ser ativamente investigado pelo seu valor nutricional/medicinal/cosmético. É utilizado como um antioxidante versátil e altamente eficaz e como agente condicionador da pele em produtos cosméticos. Quando o nosso corpo é exposto a factores ambientais como a radiação, a poluição e outros produtos químicos tóxicos, produz radicais livres. No caso da pele, estes radicais livres decompõem o colagénio, dificultando o processo de reparação da pele. Podem também provocar inflamação, envelhecimento prematuro das células da pele devido a um mecanismo incorreto do processo de cicatrização das células da pele. Como antioxidante, o extrato absorve estes radicais livres ou, por outras palavras, troca-os por estas proteínas da pele, eliminando assim os sinais de envelhecimento prematuro. Torna a pele gradualmente mais saudável, mais luminosa e reduz os sinais visíveis de envelhecimento. Por ter um elevado teor de polissacáridos, pode ter uma excelente qualidade de retenção de água. Esta água pode ser utilizada para eliminar a secura excessiva da pele. É utilizada na formulação de cremes, loções, géis, protectores solares e outros produtos de cuidados da pele.
O Extrato de Cultura Celular de Undaria Pinnatifida é um extrato em suspensão de cultura celular de Undaria pinnatifida. A Undaria pinnatifida, também conhecida como alga castanha, é um tipo de alga marinha que também é comestível. Como a maioria das algas marinhas, é uma fonte rica em nutrientes e é benéfica para a pele quando aplicada externamente. Entre os benefícios da aplicação de algas castanhas na pele estão os antioxidantes devido aos polifenóis, a hidratação devido aos polissacáridos e o calmante devido a um composto conhecido como fucoidan. Estudos in vitro (em tubo de ensaio) mostraram que este tipo de algas desempenha um papel perturbador na via da melanina (um pigmento cutâneo) que chega à superfície da pele. A aplicação tópica poderia, teoricamente, prevenir a descoloração. Alguns estudos indicam que as algas castanhas contêm mais antioxidantes do que as algas vermelhas ou verdes, mas quando aplicadas topicamente, todas elas podem prevenir a cascata de danos que os poluentes atmosféricos comuns podem causar à pele.
A Ecklonia cava é um tipo de alga castanha rica em florotaninas, um tipo de antioxidante. É utilizada na alimentação e na medicina no Japão e na Coreia.
A Ecklonia cava contém várias substâncias químicas que se acredita evitarem danos no corpo que podem levar ao cancro e a outras doenças. Estas substâncias químicas podem também ter efeitos sobre o inchaço e o sistema imunitário do corpo.
As pessoas utilizam a Ecklonia cava para tratar o colesterol elevado, o cancro, a osteoartrite, o desempenho atlético, a diabetes e muitas outras condições, mas não existem provas científicas fiáveis que apoiem a maioria destas utilizações.
Não confundir Ecklonia cava com outras espécies de algas, incluindo Ascophyllum nodosum, Fucus vesiculosus e Laminaria.
A Kappaphycus alvarezii, também conhecida como musgo marinho de Elkhorn, é uma alga vermelha. Esta alga é rica em carrageninas, polissacáridos sulfatados lineares de ocorrência natural com excelentes propriedades de formação de gel e de película (após aplicação).
A carragenina forma um véu na superfície da pele, reduzindo a perda de água transdérmica e a descamação. Desde a primeira aplicação, a fórmula do Extrato de Musgo Marinho de Elkhorn suaviza as rídulas, os sulcos e as rugas profundas, revelando uma superfície esticada, fina e flexível.
O Extrato de Musgo Marinho de Elkhorn contém antioxidantes naturais que protegem a pele dos danos causados pelos raios UV e do stress oxidativo.
O extrato de Kappaphycus alvarezii pode formar um hidrogel com uma estrutura do tipo glicosaminoglicano (GAG) semelhante à matriz extracelular da pele, que acelera a cicatrização de feridas, retém a humidade e reduz a inflamação ou a irritação.
A Corallina officinalis é uma alga vermelha que se encontra principalmente nas costas rochosas do Reino Unido e da Irlanda. Obtém a sua tonalidade avermelhada devido à deposição de carbonato de cálcio na parede celular. Este cálcio, quando aplicado na pele, pode ajudar a regular a produção de óleo da pele. Tal como outras algas, esta alga contém uma grande variedade de substâncias activas. Contém polissacáridos, aminoácidos, lípidos, minerais, vitaminas, clorofila, carotenóides, ficobilinas e outros oligoelementos. Além disso, contém uma enzima marinha que contém três elementos: fator de crescimento epidérmico e oligoelementos. Trata-se de uma alga de estrutura dura ou resistente. Por conseguinte, pode ser utilizada depois de ser moída em pó.
O pó de Corallina officinalis pode melhorar a viscosidade do produto e pode também esfoliar a pele, restaurando o brilho perdido. Contém uma variedade de ingredientes que podem ajudar a pele, desde a remoção de células mortas até à absorção de radicais livres e desde a hidratação da pele até ao efeito anti-envelhecimento. É também utilizado como um produto anti-celulítico porque acelera o processo de renovação celular. Hidrata a pele e torna-a suave. Como mencionado anteriormente, remove suavemente as células mortas da superfície da pele e ilumina a pele. Também protege a pele dos fotodanos e do fotoenvelhecimento como um protetor solar. [Uma excelente fonte de minerais essenciais zinco e cobre, antioxidantes (polissacáridos, galactose e xilose) e MAA (aminoácidos semelhantes à micosporina funcionam como um "protetor solar"). O extrato hidrolisado de Corallina Officinalis é um produto da extração aquosa de algas inteiras.
Durante a sua evolução, esta alga vermelha desenvolveu o seu próprio sistema de defesa antioxidante contra a radiação UV. O sistema é alimentado por cadeias de polissacarídeos sulfatados ricos em monómeros de galactose e xilose, que protegem as células das algas contra os radicais livres e os peróxidos. Além disso, a Corallina Officinalis produz MAAs que absorvem o espetro de luz UV, protegendo a planta da radiação.
Enteromorpha compressa é uma macroalga verde que se encontra principalmente em substratos rochosos no Mar Mediterrâneo e noutros locais. Uma vez que as algas são espécies com quase todos os nutrientes possíveis, elas transportam-nos. A Enteromorpha compressa contém também uma grande quantidade de proteínas, lípidos, vitaminas B, C e E, minerais, polissacáridos e carotenóides.
O extrato de Enteromorpha compressa é tão rico em nutrientes que é utilizado para a homeostase da pele. Isto significa que, quando é aplicado na pele, proporciona imediatamente o equilíbrio eletrolítico e a hidratação da pele, além de a nutrir. Os iões desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio da hidratação da pele. É especialmente recomendado como tratamento de pele pós-treino. Melhora também o transporte entre as células epidérmicas. Assim, um ingrediente ou elemento importante pode ser transportado mais facilmente para a camada epidérmica da pele. Melhora a densidade da camada epidérmica e reforça ativamente a estrutura da pele. É por isso que também é chamado de agente regenerador. À medida que envelhecemos, a nossa pele fica privada de certos nutrientes ou micro e macro elementos importantes tornam-se menos disponíveis ao nível da pele. Assim, quando este extrato é aplicado, a pele recupera os ingredientes ou elementos em falta e fica novamente renovada. É utilizado em loções e cremes, bem como em preparações especiais para o tratamento de olheiras e para a perda de peso.
Produtos com este componente
Aloé
Ácido hialurónico
Algas
Filtros UV
Ácidos AHA
Óleos
Silicones
Vitamina E
Alérgeno
Polifenóis
Filtros UV
Ácido hialurónico
Algas
Vitamina C
Cafeína
Retinóides (Vitamina A)
Chá verde
Alérgeno
BHA Ácido salicílico
Algas
Óleos
Ácidos AHA
Pantenol (Vitamina B5)
Algas
Silicones
Filtros UV
Ácido hialurónico
Ácidos gordos ómega
Algas
Filtros UV
Ácido hialurónico
Silicones
Ácidos gordos ómega
Polifenóis
PDRN (polinucleotídeos)
Óleos
Niacinamida (vitamina B3)
Ácido hialurónico
Péptidos
Algas
Polifenóis
Óleos
Prebióticos/Enzimas
Niacinamida (vitamina B3)
BHA Ácido salicílico
Ácido hialurónico
Algas
Cafeína
Chá verde
Centella asiatica
Polifenóis
Prebióticos/Enzimas
Óleos
Vitamina E
Niacinamida (vitamina B3)
BHA Ácido salicílico
Esqualeno
Pantenol (Vitamina B5)
Algas
Cerâmica
Silicones
Óleos
Alérgeno
Algas
Colagénio
Cerâmica
Outros ingredientes ativos
















































.webp)
