triclocarban

Nome do ingrediente:
triclocarban
Nível de segurança:
Há uma ressalva
Funções principais:
Nível EWG:
06
Descrição
A TRICLOCARBAN é um agente antibacteriano de largo espetro. É utilizado em detergentes, enxaguamentos e produtos químicos domésticos. É seguro. De acordo com o Regulamento UE 1223/2009 e CU TR 009/2011, a T. é autorizada a ser utilizada na UE e na União Aduaneira em concentrações até 0,2% no produto acabado como parte do abrilhantador. É permitida no Brasil como conservante numa concentração até 0,2%, exceto para produtos infantis e produtos em contacto com a membrana mucosa, no Japão - não limitada em produtos enxaguáveis e até 0,3% em produtos não enxaguáveis e em contacto com a membrana mucosa.
Vários doentes desenvolveram problemas dermatológicos relativamente menores após o tratamento com triclocarban. Três desenvolveram lesões erosivas muito grandes da membrana mucosa da pele após a utilização de triclocarban durante períodos que variaram entre 20 dias e 3 meses.
Registaram-se vários casos de dermatite de contacto alérgica após a utilização de antitranspirantes contendo triclocarban e propilenoglicol.
Existe uma preocupação crescente de que a utilização generalizada de sabonetes antimicrobianos possa levar a que bactérias e fungos nocivos se tornem resistentes a agentes antimicrobianos como o triclocarban e o triclosan. Isto pode acontecer se os genes dos microrganismos que produzem a enzima ENR sofrerem uma mutação, ou seja, se alterarem a sua estrutura química. As bactérias portadoras do novo gene podem ser mais resistentes aos compostos antimicrobianos.
Este efeito é particularmente preocupante em bebés e crianças pequenas. O composto tem sido implicado em doenças de recém-nascidos e a sua utilização em maternidades não é recomendada. No entanto, o composto é eficaz no tratamento de outras formas de erupções cutâneas, como a dermatite atópica, também conhecida como eczema, uma vez que mata as bactérias que causam a doença. Embora os efeitos da ingestão de triclocarban não tenham sido completamente investigados, existem algumas dúvidas sobre os possíveis efeitos carcinogénicos deste composto.