shikimic acid
Nome do ingrediente:
shikimic acid
Nível de segurança:
Seguro
Funções principais:
Nível EWG:
01
Componentes ativos:
Ácidos AHA
Descrição
O ácido chiquímico é derivado do anis estrelado, e é deste anis, ou melhor, do seu nome original japonês, "shikimi", que vem o nome do ácido. Não tem qualquer efeito irritante, não avermelha nem irrita a pele, pelo que pode ser utilizado com sucesso no verão.
Pertence aos ácidos AHA (alfa-hidroxiácidos), mas não tem efeito irritante, o que permite a sua utilização por pessoas com pele sensível. Foi isolado em 1885 pelo botânico neerlandês Johann Frederik Eijkman. Antes da sua utilização na cosmética, era conhecido na farmácia pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antivirais e analgésicas. A sua ação na biossíntese das vitaminas A e K está igualmente comprovada
O ácido chiquímico a 5% tem a mesma atividade biológica que o ácido glicólico a 50%, permitindo relaxar as ligações das células epidérmicas (corneócitos), o que leva à esfoliação da epiderme e estimula a regeneração dos tecidos. Tratamentos repetidos podem inibir eficazmente os problemas associados às alterações de pigmentação, bem como suavizar a epiderme e ter propriedades anti-acne.
O tópico do ácido chiquímico é mais frequentemente discutido no contexto da acne, pele contaminada com glândulas sebáceas alargadas (poros). Especialmente no verão, quando a pele melhora visivelmente, recomenda-se a utilização de tratamentos com ácido chiquímico. O sol e o verão provocam normalmente uma melhoria a curto prazo do estado da pele devido à redução das glândulas sebáceas. Infelizmente, após as férias, o problema da acne pode agravar-se. O ácido chiquímico regula a composição do sebo e o seu odor desagradável causado pela presença de uma grande quantidade de ácidos gordos saturados e pela atividade das bactérias na pele. Inibe eficazmente o crescimento da Cutibacterium acnes, a bactéria responsável pelo acne, e da Malassezia furfur, uma levedura que causa doenças fúngicas como a tinea versicolor, nas condições correctas. Ajuda também a desbloquear as saídas das glândulas sebáceas obstruídas, o que leva a uma redução notável do número de lesões inflamatórias e impede a sua formação posterior. Além disso, o ácido chiquímico tem propriedades antioxidantes, o que atrasa o processo de envelhecimento e protege contra os efeitos nocivos do ambiente (por exemplo, radiação UV, smog).
Produtos recentes com este ingrediente
Ácidos AHA
Ácido hialurónico
Ácidos AHA
Alcaçuz
Ácidos PHA
BHA Ácido salicílico
Niacinamida (vitamina B3)