rhizobian gum

Nome do ingrediente:

rhizobian gum

Nível de segurança:

Seguro

Funções principais:

Regulador de viscosidade

Nível EWG:

01

Descrição

Descrição

A descoberta da goma de rizóbio resulta da investigação agronómica e do estudo dos microrganismos que vivem no solo em simbiose com as plantas. Um microrganismo específico, identificado como a bactéria Rhizobium, vive em contacto com as raízes do girassol. Localizada nas raízes, esta bactéria simbiótica é gram-negativa, catalase-negativa e oxidase-positiva. Durante a seca, o polímero sintetizado pela bactéria forma uma película à volta da raiz. A goma de Rhizobium armazena a água presente no solo em pequenas quantidades, tornando-a disponível para absorção pelas raízes, permitindo que a planta sobreviva apesar de condições climáticas extremas. O biopolímero também desempenha um papel importante na manutenção da estrutura do solo.

Uma vez que a goma reabsorvida actua como um permutador de água natural com uma extraordinária capacidade de ligar a humidade, tem propriedades interessantes para aplicações cosméticas. Quimicamente, a goma de rizóbio é um polímero ramificado em que unidades repetidas de polissacarídeos tripletos de glucose e galactose alternam com ácido glucurónico, um grupo piruvato e grupos acetilo.

Durante a fermentação, a bactéria Rhizobium consome glucose em solução e produz goma de Rhizobium. O rendimento da conversão de glucose em goma de rizóbio é de cerca de 50%. Na sua forma nativa, apresenta as características de um polissacárido viscoso; após tratamento térmico, o polissacárido adquire propriedades de gel. O ponto de fusão da goma de rizóbio é próximo de 60°C, mas diminui após a esterilização. Pode estar próximo da temperatura corporal. Dependendo da temperatura e da concentração, o gel pode variar entre cadeias flexíveis dissociadas e cadeias parcialmente organizadas com zonas de reticulação. Esta última conformação tem uma maior afinidade pela água.

A goma de Rhizobian melhora as propriedades sensoriais das formulações cosméticas. Aumenta o brilho das emulsões e deixa uma película sedosa e hidratante na pele. Devido às propriedades especiais do gel, este tem uma excelente propriedade de auto-arrefecimento. Esta é causada pela evaporação da água libertada durante a aplicação. Esta propriedade pode ser utilizada para criar fórmulas de arrefecimento ligeiro, tais como séruns para o contorno dos olhos. A eficácia dos adesivos de Rhizobian Gum contra as olheiras foi comprovada em ensaios clínicos.

Nos cosméticos, a goma de rizóbio serve como agente de formação de película e de suspensão. Também pode ser utilizada como agente espessante. A Comissão Independente para a Análise de Ingredientes Cosméticos reconheceu que a goma de rizóbio é segura para utilização em cosméticos. Os níveis típicos de utilização em cosméticos são 0,05-2% e são por vezes combinados com o ingrediente semelhante goma de acácia senegalesa.

Produtos recentes com este ingrediente

Produtos recentes com este ingrediente

Biologique Recherche Crème Dermopurifiante
Biologique Recherche Crème Dermopurifiante
Biologique Recherche 🇫🇷Creme para o rosto

Ácidos PHA

Niacinamida (vitamina B3)

Centella asiatica

BHA Ácido salicílico

Ácido hialurónico

Vitamina C

Ácidos AHA

Medi Peel Cindella Multi-antioxidant Ampoule
Medi Peel Cindella Multi-antioxidant Ampoule
Medi-Peel 🇰🇷Sérum para o rosto

Filtros UV

Cerâmica

Alcaçuz

Péptidos

Óleos

Aloé

Ácidos AHA

Niacinamida (vitamina B3)

Chá verde

Centella asiatica

Ácido hialurónico

Vitamina C

Cogumelos

Vitamina E

Prebióticos / probióticos / enzimas

Pantenol (Vitamina B5)

Olaplex Lashbond Building Serum
Olaplex Lashbond Building Serum
Olaplex 🇺🇸Sérum para pestanas

Péptidos

Pantenol (Vitamina B5)

Ácido hialurónico

Ácidos AHA

Comentários

Comentários

Você deve estar logado para adicionar um comentário.