retinyl propionate
Nome do ingrediente:
retinyl propionate
Nível de segurança:
Segurança Média
Número CAS:
#7069-42-3
Funções principais:
Nível EWG:
09
Componentes ativos:
Retinóides (Vitamina A)
Descrição
Um dos retinóides menos conhecidos dos potentes ésteres de retinol.
O propionato de retinilo é uma forma de vitamina A que é eficaz na redução do aparecimento de rídulas, rugas e do aparecimento de poros. Pode rejuvenescer a pele, restaurar um tom uniforme e luminosidade. A diferença é que o seu tamanho molecular é muito grande em comparação com o retinol, o que significa que não pode penetrar demasiado profundamente na pele e causar demasiada irritação. Isto significa que é suave, mas demora um pouco mais a obter resultados reais na pele, em comparação com outras formas de vitamina A.
Efeitos secundários do propionato de retinilo: Deve ser usado à noite e não deve ser usado em excesso para não causar irritação na pele, pois ainda é uma forma potente de vitamina A.
O propionato de retinilo (desenvolvido pelo Dr. Fulton) é o mais próximo em tamanho molecular do ácido retinóico puro, com apenas três átomos de carbono adicionais.
O palmitato de vitamina A tem 16 átomos de carbono adicionais, o que o torna demasiado grande para atingir eficazmente a derme. O propionato de retinilo é suficientemente pequeno para atingir o alvo, mas suficientemente grande para minimizar a irritação.
O perfil metabólico único do propionato de retinilo (que se traduz numa bioatividade melhorada) demonstrou ser mais eficaz do que o palmitato de retinilo ou o retinol.
Recentemente, um estudo de 2020 comparou a penetração cutânea, o metabolismo e os níveis de ativação de retinóides entre o retinol, o propionato de retinilo e o palmitato de retinilo. Os resultados mostraram que o nível de ativação retinoide e a síntese de ácido hialurónico eram mais elevados na pele tratada com propionato de retinilo do que na pele tratada com retinol. Além disso, o palmitato de retinilo teve um "efeito nulo". Para além da sua eficácia global e tolerância cutânea, o propionato de retinilo tem um melhor perfil de estabilidade do que outros ésteres de retinilo. Esta maior estabilidade melhora o desempenho do produto e o prazo de validade. Como co-desenvolvedor do Retin-A, o criador do Vivant, Dr. James Fulton, estava bem ciente dos efeitos profundos do ácido retinóico e da necessidade de aproveitar o seu poder com menos irritação. Para atingir este objetivo, desenvolveu e patenteou o propionato de retinilo e, em seguida, desenvolveu fórmulas avançadas anti-acne e anti-envelhecimento com base no seu ingrediente superstar.
A utilização do propionato de retinilo nos cuidados da pele varia entre 0,1 e 0,4%. É frequentemente combinado com niacinamida, uma vez que esta vitamina B aumenta a estabilidade e a biodisponibilidade do propionato de retinilo.
Produtos recentes com este ingrediente
Filtros UV
Vitamina C
Retinóides (Vitamina A)
BHA Ácido salicílico
Prebióticos/Enzimas
Ácidos AHA
Silicones
Vitamina E
Óleos
Péptidos
Retinóides (Vitamina A)
Vitamina E
BHA Ácido salicílico
Óleos
Ácido hialurónico
Péptidos
Silicones
Vitamina E
Niacinamida (vitamina B3)
Retinóides (Vitamina A)
Prebióticos/Enzimas