octylisothiazolinone
Nome do ingrediente:
octylisothiazolinone
Nível de segurança:
Segurança Média
Número CAS:
#26530-20-1
Funções principais:
Nível EWG:
---
Descrição
Uma análise da Agência de Proteção Ambiental dos EUA classificou a octilisotiazolinona como altamente tóxica para os organismos aquáticos.
Ajuda a inibir o crescimento de microrganismos na pele e neutraliza o desenvolvimento de micróbios.
A octilisotiazolinona é um biocida que tem sido referido como um alergénio de contacto moderado mas raro. A octilisotiazolinona foi utilizada apenas para testes específicos. Foram analisados todos os resultados de testes de contacto com a octilisotiazolinona registados no banco de alergénios entre janeiro de 1992 e fevereiro de 2012. Um total de 20 dos 648 doentes que testaram o penso de octilisotiazolinona tiveram reacções positivas. A maioria dos pacientes (90%) com sensibilização relevante à octilisotiazolinona foi exposta no trabalho, e a maioria dos pacientes eram pintores. A octilisotiazolinona é um sensibilizador relevante.
A octilisotiazolinona (n-octilisotiazolinona, OIT) é um composto orgânico cíclico com a fórmula química C11H19NOS. Devido ao seu efeito fungicida, a octilisotiazolinona é utilizada como conservante de revestimentos em camadas, conservante de madeira, tintas para exteriores e tintas para interiores e como conservante de fluidos de refrigeração e de processo. É utilizada no curtimento industrial de peles. É adicionado a alguns corantes para tecidos e têxteis.
Aparência em cosméticos: a octilisotiazolinona é raramente encontrada em cosméticos atualmente disponíveis no mercado, mas a sua utilização é legalmente permitida. Por conseguinte, os doentes com alergia à octilisotiazolinona devem verificar sempre a composição dos cosméticos que utilizam.
A alergia de contacto à octilisotiazolinona manifesta-se mais frequentemente como dermatite de contacto alérgica. Entre os casos menos típicos, foi descrito um eczema na parte inferior da perna causado por alergia à octilisotiazolinona em meias de compressão. No caso de mobiliário estofado em couro curtido ou tratado com octilisotiazolinona, pode ocorrer dermatite de contacto nas áreas do corpo que entram em contacto com o estofo. Foi também descrito um caso de dermatite de contacto alérgica transmitida pelo ar à octilisotiazolinona numa pessoa que trabalhava num laboratório onde o chão e as superfícies de trabalho eram limpos com um detergente que continha octilisotiazolinona.