methylchloroisothiazolinone methylisothiazolinone
Nome do ingrediente:
methylchloroisothiazolinone methylisothiazolinone
Nível de segurança:
Segurança Média
Funções principais:
Nível EWG:
07
Descrição
A metilisotiazolinona (MI) e a metilcloroisotiazolinona (MCI) são conservantes.
Embora a metilisotiazolinona (MI) possa ser utilizada isoladamente em produtos cosméticos e de higiene pessoal, é frequentemente utilizada em combinação com a metilcloroisotiazolinona [MCI]. Historicamente, nos produtos cosméticos e de higiene pessoal, a metilisotiazolinona ou uma mistura de metilisotiazolinona e metilcloroisotiazolinona tem sido utilizada numa variedade de formulações para enxaguar e deixar atuar, incluindo produtos para o cabelo, champôs, produtos para o cuidado da pele, produtos para o banho, maquilhagem para os olhos e para o rosto, toalhetes húmidos e produtos para bronzear. Recentemente, devido a preocupações com o potencial aumento da sensibilidade da pele à MI, alguns fabricantes de cosméticos e de cuidados pessoais começaram a eliminá-la de produtos não enxaguáveis, como loções e toalhetes.
Em 2014, o Comité Científico da Segurança dos Consumidores da Comissão Europeia emitiu uma proibição voluntária das "misturas de metilcloroisotiazolinona (e) metilisotiazolinona (MCI/MI)" de produtos não enxaguáveis, como cremes para o corpo. A medida tem por objetivo reduzir o risco e a incidência de alergias cutâneas. O conservante pode ainda ser utilizado em produtos que não necessitam de enxaguamento, como champôs e géis de duche, numa concentração máxima de 0,0015 por cento da mistura numa proporção de 3:1 de MCI/MI."
A Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC) não classifica a metilcloroisotiazolinona como um agente cancerígeno conhecido, provável ou possível para os seres humanos.
Em concentrações elevadas, pode provocar irritação da pele e até mesmo causar queimaduras químicas. Por este motivo, muitos países, incluindo os Estados Unidos, restringiram os níveis de MCI/MI nos produtos.