methyl parahydroxybenzoate
Nome do ingrediente:
methyl parahydroxybenzoate
Nível de segurança:
Segurança Média
Funções principais:
Nível EWG:
3-4
Descrição
O para-hidroxibenzoato de metilo, mais vulgarmente conhecido como metilparabeno, é um produto químico utilizado como conservante e agente antifúngico em muitos produtos de consumo. Este químico é um membro da família dos parabenos e pode ter muitos efeitos negativos quando utilizado durante a gravidez ou quando se está a tentar engravidar, classificando-o como um dos químicos a evitar. Os parabenos são um grupo de conservantes controversos que incluem o butilparabeno, o isobutilparabeno, o propilparabeno, o metilparabeno e o etilparabeno. Todos eles foram em tempos o grupo mais comum de conservantes utilizados nos cosméticos. Os parabenos eram tão populares devido ao seu perfil suave, não sensibilizante e altamente eficaz em comparação com outros conservantes, e porque eram naturalmente derivados de plantas, o que é raro para os conservantes. Os parabenos encontram-se nas plantas sob a forma de ácido p-hidroxibenzóico (PHBA), uma substância química que se decompõe em parabenos para proteger as plantas.
Nos últimos 10 anos, os parabenos têm sido criticados e condenados pela sua utilização em cosméticos devido à sua alegada ligação à saúde das mulheres e dos homens.
No entanto, outros estudos concluíram que são de facto problemáticos: alguns estudos mostraram que concentrações de 100% de parabenos provocam a decomposição de amostras de pele (ou seja, pele humana intacta). No entanto, estes estudos não abordam as pequenas quantidades (1% ou menos) de parabenos habitualmente utilizadas nos cosméticos. Em pequenas quantidades, os parabenos não são prejudiciais para a pele; na verdade, oferecem benefícios devido à sua capacidade de inibir o crescimento de bolores, fungos e agentes patogénicos nocivos.
Verificou-se que o para-hidroxibenzoato de metilo causa irritação na pele, nos olhos e no trato respiratório. Por ser um desregulador endócrino, o para-hidroxibenzoato de metilo pode imitar a hormona estrogénio e causar efeitos negativos nas glândulas que segregam as hormonas reprodutivas. A Million Marker não recomenda que mulheres grávidas ou que estejam a tentar engravidar se exponham ao para-hidroxibenzoato de metilo.
Mulheres grávidas expostas ao para-hidroxibenzoato de metilo têm sido associadas a alterações nos níveis de hormonas da tiroide, o que pode levar a problemas de neurodesenvolvimento nos seus filhos. Além disso, verificou-se que os parabenos em mulheres grávidas têm um impacto negativo no desenvolvimento subsequente do peso e do nível de saciedade da criança.