diethyl phthalate
Nome do ingrediente:
diethyl phthalate
Nível de segurança:
Permitir
Número CAS:
#84–66–2
Funções principais:
Nível EWG:
03
Descrição
O ftalato de dietilo (DEP), que é utilizado como solvente e como desnaturante do álcool, e o ftalato de dietilo e hexilo (DEHP), que é utilizado como plastificante em produtos de plástico e brinquedos.
O ftalato de dietilo (DEP) é um éster de ftalato. É produzido como um líquido incolor e inodoro, mas tem um sabor amargo e desagradável. É mais denso do que a água e insolúvel na água; por conseguinte, afunda-se na água.
O ftalato de dietilo é um líquido artificial incolor com um ligeiro odor aromático e um sabor amargo e desagradável. As suas denominações comerciais incluem o neanteno, o peilatinol A e o solvanol. O ftalato de dietilo é fabricado para muitos fins. É normalmente utilizado para tornar os plásticos mais flexíveis.
6] Qual é a probabilidade de o ftalato de dietilo causar cancro? 7] 8] Não existe informação disponível sobre os possíveis efeitos causados pelo ftalato de dietilo se respirar, comer, beber ou entrar em contacto com ele na sua pele. Uma vez que não existem estudos que envolvam seres humanos expostos exclusivamente ao ftalato de dietilo, temos de nos basear em estudos efectuados em animais de laboratório. Além disso, não existem informações sobre os efeitos da inalação de ftalato de dietilo em animais de laboratório. O ftalato de dietilo causou a morte em animais aos quais foram administradas doses muito elevadas por via oral, mas as exposições orais de curta duração a doses inferiores não causaram efeitos nocivos. Um dos efeitos encontrados em animais que tinham sido expostos a doses elevadas de ftalato de dietilo durante muito tempo foi uma redução no aumento de peso. Este efeito pode ter ocorrido porque comeram menos alimentos ou porque excretaram mais dos alimentos que comeram. O fígado e os rins destes animais estavam maiores do que o normal, mas não devido a quaisquer efeitos nocivos. Outros estudos registaram a presença de uma costela extra nos fetos de ratos cujas mães receberam níveis muito elevados de ftalato de dietilo na sua dieta, mas nem todos os cientistas consideram este efeito prejudicial.Não se sabe se o ftalato de dietilo causa cancro em humanos ou animais. Ao contrário de outros ftalatos, como o ftalato de di(2-etil-hexilo), o ftalato de dietilo não afecta a capacidade dos machos de dar à luz crias (ver o perfil toxicológico da ATSDR para o ftalato de di[2-etil-hexilo] para mais informações sobre este produto químico). No entanto, registou-se uma diminuição do número de crias vivas nascidas de fêmeas expostas ao ftalato de dietilo durante a sua vida. Os ratos recém-nascidos cujas mães receberam doses elevadas (aproximadamente 3 g/kg) de ftalato de dietilo por injeção durante a gravidez desenvolveram alguns defeitos congénitos. No entanto, os seres humanos não estão expostos ao ftalato de dietilo desta forma e não há informações sobre se este químico pode causar defeitos congénitos se for administrado por via oral.
O ftalato de dietilo pode causar uma ligeira irritação quando aplicado na pele de animais. Também pode causar uma ligeira irritação se entrar em contacto direto com os olhos dos animais. Não dispomos de informações sobre os efeitos do ftalato de dietilo na saúde quando aplicado na pele durante um longo período de tempo.
Produtos recentes com este ingrediente
Vitamina E
Péptidos
Pantenol (Vitamina B5)