Rosácea e seus gatilhos: guia detalhado
Rosácea
A rosácea é uma condição inflamatória comum que afeta principalmente a pele. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas frequentemente se manifesta como uma combinação de vermelhidão ou rubor, pequenas manchas e protuberâncias chamadas pápulas, vasos sanguíneos visíveis e olhos lacrimejantes ou irritados.
Compreender os gatilhos que podem causar uma crise é uma das maneiras mais eficazes de preveni-las. Este artigo explora em detalhes as causas das crises de rosácea, a ligação entre rosácea e dieta, e como rastrear e gerenciar esses gatilhos de forma eficaz.
Reconhecendo a rosácea
A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele que ocorre predominantemente no rosto. Afeta principalmente adultos com mais de 30 anos e é mais comum em pessoas com pele clara. É uma condição crônica, mas seus sintomas podem ser controlados com o tratamento adequado e mudanças no estilo de vida.
Sintomas da rosácea
Os primeiros sinais de rosácea incluem vermelhidão ou rubor facial persistente, pequenas protuberâncias sólidas (pápulas) ou espinhas cheias de pus (pústulas) e linhas vermelhas finas visíveis causadas por pequenos vasos sanguíneos. As pessoas também podem apresentar irritação nos olhos, sensação de queimação ou picada na pele, pele áspera ou seca, manchas vermelhas elevadas, espessamento da pele e inchaço facial.
Tipos de rosácea
A rosácea pode se manifestar de várias formas, incluindo:
- Rosácea Eritemato-telangiectásica (ETR): Este tipo causa vermelhidão facial persistente e vasos sanguíneos visíveis.
- Rosácea pápulo-pustulosa (PPR): Caracterizada por protuberâncias vermelhas e cheias de pus, este tipo é frequentemente confundido com acne.
- Rosácea Fimatosa: Esta condição leva ao espessamento da pele. Afeta frequentemente o nariz, causando uma aparência bulbosa.
- Rosácea Ocular: Afetando os olhos, leva a irritação, sensibilidade à luz e protuberâncias dolorosas nas pálpebras.
O que desencadeia crises de rosácea?
O ambiente e a dieta podem desencadear crises de rosácea. Nem toda pele reage aos mesmos gatilhos, por isso é importante acompanhar o que pode estar afetando sua pele para evitar que ocorram.
Certos alimentos e bebidas
Certos alimentos e bebidas podem desencadear a rosácea. Estes incluem:
- Álcool, especialmente vinho tinto
- Alimentos picantes
- Bebidas quentes
- Alimentos ricos em histamina, como queijos curados, vinho e carnes processadas
- Alimentos contendo cinamaldeído, como tomates, frutas cítricas e chocolate
Clima
Condições climáticas extremas, incluindo clima quente ou frio, clima úmido, vento e luz solar, também podem piorar os sintomas da rosácea. Lembre-se de sempre usar protetor solar de amplo espectro com um SPF de pelo menos 30, e usar um chapéu e/ou roupas com proteção UV ao passar tempo ao ar livre. Quando o tempo esfriar, tente se manter aquecido sempre que possível – use luvas, chapéus e um casaco grosso.
Estresse emocional
Estresse emocional e ansiedade podem desencadear crises de rosácea. Encontrar mecanismos de enfrentamento do estresse e métodos para gerenciar o estresse de forma eficaz pode ajudar a reduzir a frequência desse fenômeno.
Atividade física
O esforço excessivo durante o exercício físico pode desencadear os sintomas da rosácea. Se você notar que isso acontece com você, tente adaptar sua rotina de exercícios fazendo exercícios menos intensos para lidar com essas crises.
Condições médicas e medicamentos
Algumas condições, como menopausa e tosse crônica, bem como a síndrome de abstinência de cafeína, podem desencadear a rosácea. Certos medicamentos, como vasodilatadores e esteroides tópicos, também podem piorar os sintomas. Se você precisar usar esses medicamentos e sua rosácea não melhorar ou piorar, converse com seu médico de família ou médico e consulte-o.
Produtos para a pele
Alguns produtos para a pele, especialmente aqueles que contêm álcool, hamamélis ou fragrâncias, podem causar crises de rosácea. Escolha cuidadosamente seus produtos para a pele e evite ingredientes que causam vermelhidão ou queimação.
Não consegue controlar as crises de rosácea?
Se você notar que suas crises de rosácea estão piorando ou não melhorando, consulte um dermatologista ou médico. Depois de diagnosticar o tipo de rosácea, eles podem sugerir vários tipos de tratamentos orais e tópicos para ajudar a reduzir as protuberâncias, espinhas e vermelhidão causadas pela rosácea. Os dermatologistas podem desenvolver um tratamento personalizado com antibióticos tópicos para aliviar os sintomas da rosácea.
Links para fontes
- Farshchian M, Daveluy S. Rosacea. PubMed. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021
- Searle T, Ali FR, Carolides S, Al-Niaimi F. Rosacea and Diet: What is New in 2021? The Journal of clinical and aesthetic dermatology. 2021
- Zhang H, Tang K, Wang Y, Fang R, Sun Q. Rosacea Treatment: Review and Update. Dermatology and Therapy. 2020 Nov 10

