Ácido tranexâmico: um tratamento eficaz contra a hiperpigmentação
Pigmentação
Se você luta contra manchas escuras, melasma, opacidade ou tom de pele irregular, o ácido tranexâmico pode ser o ingrediente que você procurava. Sua abordagem multifacetada para reduzir a pigmentação, combinada com sua suavidade na pele, o tornou revolucionário no mundo dos cuidados com a pele. Na verdade, é um dos ingredientes preferidos de nossos dermatologistas para tratar manchas escuras. Com o uso regular, você pode esperar uma pele mais brilhante, mais clara e mais saudável.
O que é o ácido tranexâmico?
Nos cuidados tópicos da pele, o ácido tranexâmico, ou TXA, é um ingrediente sem receita que pode ajudar a reduzir a descoloração da pele e clareá-la. Estudos mostraram que pode ser um tratamento eficaz para melasma, manchas escuras e outras preocupações com a pigmentação, como marcas pós-acne.
O ácido tranexâmico também possui propriedades anti-inflamatórias, o que significa que pode ser beneficioso para pessoas com pele sensível e reativa, incluindo aqueles cuja pele é propensa a acne. Incorporar o ácido tranexâmico em sua rotina de cuidados com a pele pode ajudar a iluminar uma tez opaca e promover uma aparência de pele mais uniforme e clara.
Como o ácido tranexâmico funciona?
O TXA é derivado do aminoácido lisina e é usado em contextos médicos para diminuir ou prevenir o sangramento excessivo. Ele atua diminuindo a atividade da plasmina na pele. A plasmina desempenha um papel na inflamação e na produção de melanina, portanto, reduzir seus níveis ajuda a diminuir a pigmentação.
Como o TXA ajuda a controlar a produção de melanina, ele pode reduzir o aparecimento de manchas escuras e prevenir o surgimento de novas. O TXA também reduz o fluxo sanguíneo excessivo, minimizando a vermelhidão e o aparecimento de vasos sanguíneos. Temperaturas elevadas também podem agravar a inflamação e o fluxo sanguíneo na pele, desencadeando ou piorando a hiperpigmentação em algumas pessoas. As propriedades do TXA ajudam a prevenir essa reação.
Quais são os benefícios do ácido tranexâmico nos cuidados com a pele?
Em um estudo de 2021, os participantes notaram melhoras em sua pele após o uso do ácido tranexâmico em apenas duas semanas.
Dependendo do seu tipo de pele e da condição que você deseja tratar, os resultados geralmente são visíveis após 6 semanas de uso regular.
Você pode usar o ácido tranexâmico para:
- Reduzir a hiperpigmentação e manchas escuras
- Uniformizar e iluminar a tez
- Clarear o melasma
- Reduzir o aparecimento de manchas da idade, manchas solares ou manchas de fígado
- Minimizar a vermelhidão e a inflamação
- Diminuir o risco de hiperpigmentação em peles propensas a acne
- Melhorar o tom e a textura geral da pele
Quem pode usar o ácido tranexâmico?
O ácido tranexâmico (TXA) é geralmente seguro e eficaz para todos os tipos de pele, incluindo pele sensível e propensa à rosácea. Ele está disponível sem receita, o que o torna mais acessível do que os medicamentos prescritos.
Ao tratar melasma, manchas escuras ou hiperpigmentação, a hidroquinona é considerada o padrão ouro. Ao usar hidroquinona, seu dermatologista exigirá que você faça pausas durante seu plano de tratamento, pois este ingrediente ativo potente e altamente eficaz pode ser agressivo para a pele.
Você também pode combinar o ácido tranexâmico com retinoides, como a tretinoína, já que nenhum dos ingredientes exige um período de descanso durante seu plano de tratamento.
Como adicionar o ácido tranexâmico à sua rotina de cuidados com a pele?
Sempre introduza um novo ingrediente ativo em sua rotina de cuidados com a pele gradualmente. E, a menos que orientado por um dermatologista, evite usar muitos ingredientes ativos fortes de uma vez. É importante usar a dosagem correta de ácido tranexâmico para sua pele, pois quantidades excessivas podem causar irritação.
Se você notar qualquer irritação, pare o uso de todos os ingredientes ativos e mude para um hidratante emoliente calmante e simples para ajudar sua pele a se recuperar. Assim que sua pele se acalmar, você pode reintroduzir os ingredientes ativos lentamente e um por vez.
Posso usar ácido tranexâmico com outros ingredientes ativos?
O ácido tranexâmico é geralmente seguro para usar com outros ingredientes ativos, incluindo:
- AHAs (ácido glicólico, ácido láctico, ácido mandélico) e BHAs (ácido salicílico)
- Retinoides, retinol ou retinaldeído
- Hidroquinona
- Vitamina C, incluindo ácido ascórbico
- Niacinamida
- Ácido kójico
- Ácido ferúlico
A conexão entre o ácido tranexâmico, manchas escuras e danos solares
A principal causa de manchas de idade, melasma e hiperpigmentação é a exposição ao sol. O uso diário de protetor solar de amplo espectro é obrigatório para todos, mas especialmente importante ao usar ingredientes ativos, como o ácido tranexâmico, pois essas substâncias podem aumentar a sensibilidade da pele à radiação ultravioleta.
Links para fontes
- Ebrahimi B, Naeini FF. Topical tranexamic acid as a promising treatment for melasma. Journal of Research in Medical Sciences : The Official Journal of Isfahan University of Medical Sciences. 2014
- Jayati Batra, Balvinder Kaur Brar, Sumir Kumar, Hobinder Arora.Tranexamic Acid in Melasma: Comparative Evaluation of Therapeutic Efficacy of Oral Tranexamic Acid versus Its Transepidermal Administration
- Ivan da Silva Souza ID, Lampe L, Winn D. New topical tranexamic acid derivative for the improvement of hyperpigmentation and inflammation in the sun-damaged skin. Journal of Cosmetic Dermatology. 2021
- Basit H, Godse KV, Al Aboud AM. Melasma [Internet]. PubMed. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023

