Como tratar manchas senis nas mãos?

Como tratar manchas senis nas mãos?

Pigmentação

Você já notou pequenas manchas marrons em suas mãos? Essas manchas senis de lentigo, às vezes chamadas de «manchas no fígado», tendem a aparecer com a idade. Mas o que realmente as causa e há algo que possamos fazer para tratarlas ou preveni-las?

Por que surgem as manchas senis?

As manchas senis podem aumentar de tamanho e se agrupar, dando à pele uma aparência manchada ou irregular. São muito comuns em áreas frequentemente expostas ao sol, como o dorso das mãos, ombros e colo.

Como tratar manchas senis nas mãos?

Manchas senis:

  • São áreas planas e ovais de hiperpigmentação.
  • Geralmente de cor marrom a marrom-escuro.
  • Ocorrem na pele mais exposta ao sol ao longo de muitos anos, como o dorso das mãos, parte superior dos pés, rosto, ombros e parte superior das costas.
  • Os tamanhos variam de sardas a 13 mm de diâmetro.
  • Podem se agrupar, tornando-as mais visíveis.

Primeiro, vamos dissipar um erro cognitivo: apesar do nome, as «manchas de fígado» não têm nada a ver com o seu fígado. O termo pegou simplesmente porque essas manchas podem lembrar a cor do fígado. Na verdade, elas são apenas o resultado natural da exposição aos raios UV e do envelhecimento.

As manchas senis de lentigo se desenvolvem devido a células de pigmento hiperativas. Quando sua pele é exposta repetidamente à luz ultravioleta (seja do sol ou de bronzeamento artificial), isso aumenta a produção de melanina como mecanismo de defesa. A luz ultravioleta (UV) acelera a produção de melanina, um pigmento natural que dá cor à pele. Em peles que estiveram expostas ao sol por anos, manchas de pigmento aparecem quando a melanina se acumula ou é produzida em altas concentrações.

Qual a diferença entre manchas senis e manchas solares?

Esta é uma pergunta importante, pois distinguir manchas solares de manchas senis — ou manchas «hepáticas» — pode nos ajudar a saber quando procurar um médico. Ambos os tipos de manchas tendem a aparecer em áreas que recebem muita exposição solar, como rosto, mãos, antebraços e ombros.

A cor das manchas senis varia de rosa a marrom e amarelo-acastanhado. São maiores que as sardas e geralmente têm forma oval. Frequentemente ocorrem em aglomerados. As manchas senis podem ser antiestéticas, mas são inofensivas.

As manchas solares, conhecidas medicinalmente como queratoses actínicas, vêm em várias cores. A maior diferença entre as manchas senis inofensivas e as manchas solares (queratoses actínicas) reside na textura. As manchas senis são lisas e planas, mas as queratoses actínicas potencialmente perigosas são geralmente ásperas e escamosas ao toque. As queratoses actínicas podem progredir para câncer de pele, por isso é crucial mostrar qualquer mancha desse tipo ao seu médico. E se tiver dúvidas sobre quaisquer alterações na pele, também vale a pena prestar atenção.

Como tratar as manchas senis nas mãos

As manchas senis estão localizadas na base da epiderme, a camada superior da pele, portanto, o tratamento deve atingir esse nível para ser eficaz.

1. Proteção solar

O passo mais importante. Prevenir o aparecimento de novas manchas é extremamente importante. A aplicação diária de protetor solar de amplo espectro protege sua pele de danos UV adicionais e ajuda a prevenir o escurecimento das manchas existentes.

2. Retinoides

Retinoides, como o retinol, são muito eficazes no tratamento de manchas senis. Eles aceleram a renovação celular, ajudando a eliminar as células danificadas da pele e, com o tempo, a clarear a pigmentação. Os retinoides também espessam a camada externa da pele, deixando as mãos mais lisas e elásticas.

3. Cremes e séruns clareadores sem receita

Nenhum produto sem receita conseguirá eliminar completamente as manchas senis. No entanto, alguns cremes e séruns clareadores são mais eficazes para manchas detectadas em estágio inicial e que ainda não desenvolveram pigmentação profunda. Aqui estão alguns ingredientes eficazes para procurar:

  • Hydroquinone
  • Tranexamic acid
  • Glycolic acid
  • Kojic acid
  • Licorice root extract
  • Niacinamide
  • Vitamin C

4.Luz Intensa Pulsada (IPL)

A IPL (Intense Pulse Light) destrói o pigmento, fazendo com que a mancha senil escureça e descampe em cerca de uma semana. O tratamento não tem período de recuperação e é praticamente indolor, mas podem ser necessárias até quatro sessões para obter os melhores resultados.

5. Crioterapia

É melhor para manchas senis individuais ou pequenos aglomerados. Durante este procedimento no consultório, o dermatologista aplicará nitrogênio líquido (um agente congelante) na pele. Assim que sua pele começar a cicatrizar, ela parecerá mais clara, mas podem ser necessários vários tratamentos.

6. Peelings químicos

Um peeling químico envolve a aplicação de um ácido pelo dermatologista na área, que exfolia a camada externa da pele. À medida que essa camada da pele se descamada e se desprende, uma nova camada mais saudável se forma. A profundidade e a frequência desses peelings dependerão da extensão do dano em suas manchas senis e do tipo de ácido utilizado. Os efeitos colaterais podem variar de nenhum a vários dias de descamação e ressecamento.

7. Tratamento a laser

Alguns tratamentos podem afetar eficazmente as manchas senis nas mãos e não são removidos como um creme. Uma opção popular é o PicoWay, que usa pulsos ultracurtos de picossegundos (trilionésimos de segundo) para quebrar o pigmento de melanina em pequenas partículas. O pigmento é então naturalmente eliminado pelo corpo.

Como tratar manchas senis nas mãos?

Embora os lasers tenham se tornado muito mais seguros ao longo dos anos, eles podem apresentar risco de hiperpigmentação pós-inflamatória (HPI) — escurecimento ou clareamento da pele — dependendo da cor da pele, tom e localização das manchas senis. Qualquer tratamento a laser pode causar HPI, especialmente se você não for cuidadoso e não evitar o sol ou não usar protetor solar após o procedimento.

Por que o retinol é uma ótima escolha para o cuidado das mãos

Comparado a outros ingredientes, o retinol oferece benefícios duradouros para combater as manchas senis e a textura geral da pele:

1. Penetração profunda na pigmentação: O retinol penetra profundamente na pele, afetando eficazmente a pigmentação em sua origem.

2. Espessamento e fortalecimento: Ao espessar a pele, o retinol deixa as mãos lisas, mais firmes e mais jovens.

3. Produção de colágeno: O retinol aumenta a produção de colágeno, o que ajuda a firmar a pele, minimizando a visibilidade das veias e manchas senis.