Um guia para usar retinol, AHAs e outros ativos sensíveis ao sol para hiperpigmentação

Um guia para usar retinol, AHAs e outros ativos sensíveis ao sol para hiperpigmentação

Pigmentação

Enquanto você se delicia ao sol, também pode estar lidando com hiperpigmentação e usando produtos que contêm ingredientes como retinol, AHA e BHA para melhorar o tom da pele e reduzir manchas escuras.

Esses ingredientes poderosos podem fazer maravilhas ao uniformizar o tom da pele e diminuir a visibilidade das alterações de cor da pele, mas alguns deles também podem aumentar a sensibilidade da pele ao sol em vários graus.

O retinol penetra mais profundamente do que esfoliantes químicos como AHA e BHA, o que o torna o melhor tratamento para hiperpigmentação causada por danos a longo prazo, como a exposição ao sol. No entanto, ele também tende a aumentar mais a sensibilidade ao sol, tornando a proteção solar rigorosa essencial.

Alfa-hidroxiácidos (AHA), como o ácido glicólico e o ácido láctico, esfoliam suavemente as células mortas da pele, revelando uma pele mais brilhante e suave. Embora aumentem a sensibilidade ao sol, eles tendem a ser mais suaves que o retinol.

Beta-hidroxiácidos (BHA), como o ácido salicílico, vão ainda mais longe, reduzindo o entupimento dos poros e removendo bactérias, óleo e poluição que podem contribuir para a formação de manchas escuras. A pesquisa sobre se o ácido salicílico aumenta a sensibilidade ao sol é controversa. Alguns estudos mostram que ele pode proteger a pele dos danos solares, enquanto outros indicam que pode aumentar a sensibilidade ao sol. Para evitar precauções, ainda é recomendável aplicar protetor solar após usar produtos que contêm ácido salicílico.

A niacinamida, uma forma de vitamina B3, oferece uma ampla gama de benefícios, incluindo a redução da hiperpigmentação, a minimização dos poros e a melhoria da função de barreira da pele. Ao contrário do retinol e do ácido láctico, a niacinamida não aumenta a sensibilidade ao sol. Na verdade, ela pode proteger contra a radiação UV e reduzir a inflamação causada pela exposição ao sol.

Dicas para usar com segurança ingredientes sensíveis ao sol:

1. Sempre use protetor solar de amplo espectro com SPF de pelo menos 30 e reaplique-o a cada 2 horas quando estiver ao ar livre.

2. Aplique produtos que contêm retinol ou AHA à noite para que sua pele possa se beneficiar de sua ação durante a noite. Isso é especialmente importante para o retinol, pois a luz solar reduz sua eficácia e aumenta o risco de danos solares.

3. Introduza novos ingredientes gradualmente para avaliar a tolerância da sua pele. Comece com uma concentração menor e aumente gradualmente à medida que sua pele se adapta.

4. Mantenha a pele bem hidratada, pois a pele hidratada é menos propensa a danos solares.

5. Use o "método sanduíche", aplicando hidratante antes e depois do retinol para minimizar a irritação.