Pele oleosa: como matificá-la com ácido azelaico?

Pele oleosa: como matificá-la com ácido azelaico?

Pele oleosa

Ácido Azelaico é encontrado naturalmente em alguns cereais, como a cevada, e é um dos ácidos dicarboxílicos. É encontrado em medicamentos para tratamento de acne, aplicados topicamente, em concentrações que geralmente variam de 15 a 20%. No cuidado da pele, cremes e séruns raramente contêm mais de 10%. No entanto, a eficácia contra o entupimento dos poros e o efeito matificante são observados mesmo nesta concentração.

Por que ocorre o brilho oleoso no rosto?

As glândulas sebáceas são responsáveis pela produção de sebo. Elas estão localizadas perto da raiz da maioria dos nossos cabelos. A estimulação excessiva dessas glândulas leva à produção excessiva de sebo (especialmente durante a puberdade, mas também na idade adulta), que é responsável pelo brilho ou luminosidade da pele.

Algumas áreas da pele são mais brilhantes que outras. Isso depende exclusivamente do número de folículos pilosos que se abrem na superfície da pele. No rosto, esse número varia de 400 a 900 por cm³. A área com a maior quantidade de glândulas sebáceas e, portanto, a maior quantidade de sebo, é a zona T (queixo, nariz, testa). É lógico, portanto, que as áreas mais brilhantes estejam localizadas nesta zona.

Pele oleosa: como matificá-la com ácido azelaico?

Como o ácido azelaico matifica a pele oleosa?

O ácido azelaico é particularmente adequado para pele mista e oleosa. A produção excessiva de sebo, típica da pele oleosa, leva ao aparecimento de acne. Isso pode deixar marcas. Como um antibacteriano natural, o ácido azelaico ajuda a controlar as bactérias responsáveis pela inflamação.

Em relação ao efeito matificante do ácido azelaico, os estudos se contradizem. A pele fica menos brilhante, parece menos oleosa e a tez fica uniforme e matificada ao longo do dia. Outros estudos mostraram que o ácido azelaico reduz os níveis de sebo devido à sua capacidade de inibir a 5α-redutase, uma enzima que converte localmente a testosterona em 5-di-hidrotestosterona.

Para aproveitar os benefícios deste ácido, certifique-se de escolher produtos de origem natural com uma concentração de ácido azelaico de pelo menos 10%. Complemente seus cuidados com uma variedade de produtos para a pele projetados para pele oleosa e propensa a manchas.

Pele oleosa: como matificá-la com ácido azelaico?

Como o ácido azelaico é aplicado?

Um cosmético com ácido azelaico pode ser aplicado diariamente, de manhã e à noite. A dosagem depende do tipo de pele e de suas necessidades. Para neutralizar o possível efeito de ressecamento da pele, um creme hidratante adequado ao seu tipo de pele deve ser aplicado após o tratamento com ácido azelaico.