Cobre contra a queda de cabelo: como ocorre a regeneração dos folículos

Cobre contra a queda de cabelo: como ocorre a regeneração dos folículos

Perda de cabelo

Sobre o Cobre

Cobre – é um elemento químico natural, que se encontra em pequenas quantidades no corpo humano. Pertencendo à categoria dos oligoelementos, participa na formação do colagénio, uma proteína da matriz extracelular, que desempenha um papel estrutural para a pele. O cobre também possui propriedades antioxidantes e protege os tecidos e células contra os danos causados pelos radicais livres.

Devido aos benefícios que proporciona à pele, o cobre é incluído em alguns produtos cosméticos, principalmente na forma de PCA de Cobre, gluconato de cobre e peptídeos de cobre. O primeiro é utilizado principalmente pelas suas propriedades antibacterianas e reguladoras da pele, o que lhe permite limpar a pele mista e oleosa e restaurar o equilíbrio do couro cabeludo oleoso.

O gluconato de cobre, por outro lado, promove a regeneração celular e a cicatrização de feridas.

Finalmente, os peptídeos de cobre são conhecidos pelas suas propriedades regenerativas e capacidade de estimular a produção de colagénio e elastina, proteínas essenciais para a elasticidade e firmeza da pele. Os peptídeos de cobre também são usados pela sua ação antioxidante. Portanto, são frequentemente encontrados em produtos direcionados para combater os sinais de envelhecimento.

Cobre contra a queda de cabelo: como ocorre a regeneração dos folículos

Qual o impacto do cobre nos folículos capilares?

Embora seja encontrado principalmente em produtos para os cuidados com a pele, o cobre também está presente em produtos para os cuidados com o cabelo. Na forma de peptídeos de cobre, este elemento possui numerosos benefícios para o cabelo, incluindo a proteção contra os radicais livres e a regeneração dos folículos capilares, localizados na base das fibras capilares. Assim, as propriedades do cobre promovem o crescimento do cabelo e ajudam a limitar a sua queda.

Um estudo ex vivo (em tecidos vivos em condições de laboratório) KIM K. & al. The effect of tripeptide-copper complex on human hair growth in vitro. Archives of Pharmaceutical Research de 2007 focou-se especialmente no efeito do tripeptídeo de cobre no crescimento do cabelo humano e nas células da papila dérmica. Estas células são fibroblastos especializados, que desempenham um papel significativo na morfogénese e no crescimento dos folículos capilares. As células da papila dérmica foram cultivadas durante doze dias na presença do tripeptídeo Alanine/​Histidine/​Lysine Polypeptide Copper HCL (AHK-Cu).

No final do experimento, os pesquisadores observaram que o tripeptídeo atuava como um fator de crescimento para várias células diferenciadas, e que a sua adição ao meio de cultura estimulava a proliferação dos fibroblastos dérmicos. Também foi observado que o alongamento dos folículos capilares humanos acelerou. Assim, este estudo mostra que o AHK-Cu promove o crescimento dos folículos capilares, e que este efeito é devido à estimulação da proliferação e prevenção da apoptose das células da papila dérmica.

Cobre contra a queda de cabelo: como ocorre a regeneração dos folículos

Além disso, o cobre tem um efeito preventivo contra a queda de cabelo. As propriedades antioxidantes do AHK-Cu também foram estudadas, e foi demonstrado que este tripeptídeo aumenta a produção de superóxido dismutase (SOD), uma enzima antioxidante que neutraliza certos radicais livres. O estresse oxidativo desencadeia uma síntese aumentada de di-hidrotestosterona (DHT) nos folículos capilares do couro cabeludo. Este hormônio androgénico acelera a transição dos folículos capilares para a fase telógena, ou fase de queda de cabelo. Assim, o AHK-Cu tem uma ação protetora sobre o cabelo e ajuda a limitar a sua queda.