Comedões: abertos e fechados

Comedões: abertos e fechados

Acne

O que são comedões?

Comedões são um tipo de acne que ocorre quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos com óleo, células mortas da pele e restos de alimentos. Isso leva à formação de pequenas protuberâncias conhecidas como cravos (comedões abertos) ou espinhas brancas (comedões fechados).

Os comedões podem ser tratados com medicamentos de venda livre ou prescritos, uma rotina regular de cuidados com a pele e mudanças no estilo de vida saudável.

Poros obstruídos são poros com acúmulo de óleo e células mortas da pele, além de potencialmente outras pequenas impurezas, como sujeira e maquiagem. Como os poros produzem constantemente óleo (sebo) que mantém a pele hidratada e protegida, e a pele produz e perde queratina (mais pele) constantemente, poros obstruídos são extremamente normais. Eles são especialmente comuns em pessoas com pele mais oleosa, bem como na adolescência ou sempre que o corpo experimenta flutuações hormonais que levam ao aumento da produção de óleo. Certas condições, medicamentos e estresse podem desencadear a produção de óleo na pele, levando à obstrução dos poros.

Os poros obstruídos podem ter diferentes graus de entupimento: desde pequenas manchas visíveis apenas quando você se inclina muito perto do espelho (chamados de filamentos sebáceos) até grandes cravos profundamente enraizados que precisam ser removidos por um profissional.

Tipos de comedões

Pense nos comedões como a forma mais leve de acne — eles não se transformam em espinhas purulentas, mas são poros obstruídos que criam protuberâncias na pele.[2]

Como mencionado, os comedões são divididos em duas categorias principais:

  • Comedões fechados. Mais conhecidos como espinhas brancas, os comedões fechados são protuberâncias fechadas na pele que aparecem brancas ou amareladas. São pequenos cistos cheios de excesso de sebo e células mortas da pele que prendem o cabelo dentro do folículo.
  • Comedões abertos. Também conhecidos como cravos, são protuberâncias abertas cheias de excesso de sebo e células mortas da pele. Pode parecer que há sujeira na protuberância, daí o nome, mas a cor escura é causada por lipídios oxidados (substâncias gordurosas) e melanina. Comedões abertos não doem ou causam desconforto ao toque, como as espinhas brancas.

Ambos os tipos de comedões aparecem no rosto, especialmente na testa, queixo e nariz, e também podem estar presentes no pescoço, costas ou peito. Os cravos geralmente se formam nas laterais e na ponte do nariz.

Comedões: abertos e fechados

Existem também outros tipos de comedões, incluindo:

  • Comedões de lixa. Várias pequenas protuberâncias fechadas na testa são chamadas de comedões de lixa. Esse tipo de comedão recebeu seu nome devido à sensação e aparência da pele afetada.
  • Microcomedões. São poros obstruídos minúsculos que não são visíveis a olho nu. Esta é a fase inicial antes que se tornem protuberâncias visíveis na pele.
  • Macrocomedões. São o oposto dos microcomedões — são maiores, com um diâmetro de mais de 1 milímetro (mm), e facilmente notados. Se comedões desse tamanho forem espinhas brancas, não são fáceis de tratar com pomadas tópicas e orais.
  • Comedões submarinos ou perdidos. São comedões subcutâneos com mais de 5 mm que podem levar a espinhas inflamadas à medida que o poro obstruído piora. Eles muitas vezes não são percebidos porque estão sob a pele e não são proeminentes.
  • Comedões secundários. São poros obstruídos causados por pomada para cabelo, óleos não cutâneos ou exposição química, como fumo.
  • Comedões solares. Também conhecidos como síndrome de Favre-Racouchot, os comedões solares são cravos, espinhas brancas e cistos na pele do rosto causados por danos solares. Eles tendem a aparecer mais tarde na vida e geralmente afetam pessoas que passaram muito tempo ao sol. Eles também podem ocorrer como resultado do tabagismo intenso.

O que causa a obstrução dos poros?

A obstrução dos poros ocorre devido a uma combinação de óleo acumulado (sebo), pele morta e bactérias. Portanto, pessoas com pele oleosa são mais propensas a ter poros obstruídos. Como os hormônios controlam a produção de sebo, adolescentes, mulheres grávidas ou qualquer pessoa que esteja experimentando flutuações hormonais são mais propensas a ter pele oleosa, poros obstruídos e, consequentemente, acne. Certas condições, medicamentos e estresse também podem desencadear a produção de sebo.

Ingredientes comedogênicos

Em produtos para a pele, cremes espessos, óleo de coco e outros ingredientes “comedogênicos” podem obstruir os poros. Produtos rotulados como “não comedogênicos” passaram por um teste simples, onde um dermatologista observa a condição dos poros do indivíduo após o uso do produto. É importante observar que não há um órgão governamental para garantir a consistência e a confiabilidade desses testes, então é melhor procurar fórmulas com uma consistência mais líquida e não introduzir novos produtos em sua rotina diária para que você possa avaliar melhor a reação da sua pele. Escrevemos em detalhes sobre a comedogenicidade no artigo "Comedogenicidade em Cosméticos: Vale a pena se preocupar?"

Elementos físicos

Vários elementos físicos podem levar à obstrução dos poros, como chapéus, capacetes, bandanas, franjas, máscaras, produtos para cabelo que caem no rosto e tocar o rosto com as mãos. A acne apenas na testa pode indicar o uso frequente de chapéu. Identificar a causa dos poros obstruídos pode ajudar a determinar o melhor tratamento para sua pele.

Como tratar poros obstruídos?

A melhor maneira de prevenir poros obstruídos é com a limpeza regular, que eliminará o acúmulo de óleo nos poros. Para um efeito adicional, após a limpeza, a aplicação de esfoliantes químicos, como ácido salicílico ou glicólico (também rotulados como AHA ou BHA), ajudará a remover o excesso de óleo e células mortas da pele que contribuem para a obstrução dos poros e surtos posteriores. Retinoides tópicos também ajudam a restaurar as células da pele antes que tenham a chance de obstruir os poros.

Retinoides prescritos, como a tretinoína, podem reduzir a produção de óleo e ser eficazes para pessoas com formas graves de acne, mas provavelmente não são necessários para aqueles que tentam lidar com surtos ocasionais. Além dos cuidados com a pele, evite tocar o rosto, o que resulta na transferência de óleo. Chapéus, óculos de sol, franjas, lençóis sujos, máscaras — tudo isso contribui para a obstrução dos poros. No entanto, em algum momento, é importante lembrar que a pele produz óleo para manter o equilíbrio de hidratação, então exagerar na tentativa de se livrar desse óleo pode levar ao ressecamento ou irritação — e você estará de volta ao ponto de partida.

Opções de tratamento e medicamentos para comedões

Espinhas brancas e cravos podem ser tratados em casa ou no consultório do dermatologista, dependendo da gravidade.

Muitos medicamentos de venda livre estão disponíveis em farmácias para tratar comedões. Eles incluem:

  • Ácido salicílico. Uma escolha popular para o tratamento de comedões, o ácido salicílico ajuda a remover a camada superior da pele danificada, livra-se das células mortas da pele e previne a obstrução dos poros. Tente encontrar produtos que contenham aproximadamente 2 a 4 por cento de ácido salicílico. Se eles ressecarem sua pele, diminua a dosagem.
  • Peróxido de benzoíla. Também disponível em vários produtos de cuidados com a pele de venda livre, incluindo limpadores faciais, géis e pomadas sem enxágue, o peróxido de benzoíla mata as bactérias superficiais que podem desencadear a acne e agravar a obstrução dos poros. A concentração de peróxido de benzoíla em um produto geralmente começa em 2,5 por cento, aumentando para 5 ou 10 por cento. Isso pode causar ressecamento inicial e alguma irritação, embora sua pele deva se adaptar após uma semana. Em casos raros, pode causar sensação de queimação, coceira ou descamação.
  • Ácido azelaico. Este ácido natural encontrado em ingredientes como cevada, trigo e centeio mata as bactérias na pele e reduz o inchaço. Um estudo envolvendo mulheres com acne, incluindo comedões, mostrou que o ácido azelaico — na forma de gel a 15% aplicado duas vezes ao dia — desempenha um papel fundamental no tratamento da acne e da hiperpigmentação pós-acne.
  • Retinoides (derivados da vitamina A). A Academia Americana de Dermatologia recomenda retinoides para o tratamento de comedões. Produtos de retinoides de venda livre ajudam a desobstruir os poros. Pesquisadores afirmam que eles esfoliam eficazmente os comedões, aumentam a produção de células da pele e promovem a renovação celular da pele. É um composto poderoso, então certifique-se de conversar com seu médico sobre quanto e quando usar.

Se os medicamentos de venda livre não ajudarem, consulte um dermatologista que pode prescrever medicamentos, tais como:

  • Retinoides prescritos. São tratamentos tópicos mais fortes do que seus equivalentes de venda livre e requerem receita médica. Eles incluem adapaleno (Differin, Epiduo), alitretinoína (Panretin), bexaroteno (Targretin), tazaroteno (Tazorac, Avage) e tretinoína (Atralin, Avita, Retin-A e Tretin-X). Como todos os retinoides, os prescritos também ajudam a desobstruir os poros, remover células mortas da pele e estimular a renovação celular. Sua pele pode passar por um estágio de adaptação ao retinol e parecer pior durante os primeiros meses de tratamento antes de começar a parecer melhor.
  • Antibióticos orais. Em casos de acne moderada a grave, seu dermatologista pode prescrever antibióticos orais, como clindamicina ou eritromicina, para reduzir a quantidade de bactérias na pele. Eles são frequentemente prescritos em combinação com outros tratamentos, como peróxido de benzoíla.

Tratamentos adicionais e integrativos

Seu médico ou dermatologista pode recomendar tratamentos adicionais e integrativos para comedões.

  • Peelings químicos. Um peeling químico envolve a aplicação de uma solução química na pele, fazendo com que as camadas da pele descamem, revelando novas camadas. É usado para tratar a acne e suavizar a textura da pele.
  • Limpeza mecânica. Dermatologistas ou esteticistas médicos podem realizar a limpeza mecânica de cravos e espinhas brancas. Para este procedimento, sua pele será preparada com vapor suave para abrir os poros. Em seguida, eles usarão um instrumento metálico esterilizado chamado extrator de comedões para espremer o conteúdo do comedão. Não tente remover comedões em casa, pois isso pode levar a cicatrizes. Estudos mostram que a extração é um método simples e eficaz, especialmente para o tratamento da acne moderada, incluindo comedões.
  • Microdermoabrasão. Neste procedimento, um especialista usa uma ferramenta especializada para "polir" suavemente a camada superior da pele, removendo o acúmulo que causa as espinhas brancas.
  • Resurfacing a laser. Neste procedimento, feixes de luz curtos, concentrados e pulsados são direcionados à sua pele, afetando os comedões, especialmente as espinhas brancas. Os feixes de luz ajudam a reduzir a produção de sebo, prevenindo a obstrução dos poros.