A niacinamida ajuda contra a acne?
Acne
Quando se trata de eliminar erupções ou tratar cicatrizes de acne, os dermatologistas sempre recomendam uma consulta personalizada sobre quais ingredientes ativos são adequados para a sua pele, especialmente se a sua acne for mais grave. No entanto, a niacinamida pode ajudar a reparar danos e reduzir a inflamação relacionada à acne, e está disponível sem receita médica, sendo fácil de adquirir.
O que causa a acne?
A maioria das pessoas sofre de acne na adolescência. No entanto, aproximadamente 3 em cada 10 de nós a experimentamos na idade adulta. A acne é uma doença inflamatória da pele que afeta o rosto e/ou o corpo. Na idade adulta, as pessoas frequentemente a notam nas bochechas e na linha da mandíbula. Ela se manifesta como comedões (cravos pretos e brancos), pápulas (manchas elevadas), nódulos ou cistos. A acne é causada pela produção excessiva de sebo, que, juntamente com células mortas da pele, leva ao entupimento e inflamação dos poros.
Isso cria um ambiente ideal para o crescimento de bactérias que causam acne. Outros fatores, como estresse e alterações hormonais, também podem desencadear surtos. Para tratar a acne, podem ser usados produtos tópicos sem receita médica e prescritos, bem como antibióticos orais. A gravidade da sua acne e o seu tipo de pele determinarão qual tratamento é o certo para você.
O que é niacinamida?
A niacinamida, também chamada de nicotinamida, é uma forma de vitamina B3 e um dos nossos principais ingredientes em cosméticos. Como é uma vitamina solúvel em água, o corpo não consegue produzi-la sozinho, por isso geralmente precisamos obtê-la através da alimentação ou produtos de cuidados com a pele. A niacinamida é um componente chave em muitos produtos para a pele, pois pode ajudar com uma ampla gama de problemas de pele, desde acne a envelhecimento e tudo mais.
Benefícios da niacinamida para a acne
O interessante é que a niacinamida, embora tenha muitas propriedades benéficas para a pele, raramente é usada sozinha. Estudos mostraram que a niacinamida tópica a 4% (aplicada na pele) pode ser um poderoso agente anti-inflamatório para o tratamento da acne vulgar. No entanto, na maioria das vezes, a niacinamida oferece melhores resultados quando combinada com outros ingredientes ativos, como adapaleno (um retinoide) e peróxido de benzoíla.
A niacinamida ajuda a acalmar a inflamação da acne
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a niacinamida tópica (aplicada na pele) é particularmente eficaz na redução da sensibilidade, vermelhidão, dor ou inchaço associados à acne.
A niacinamida ajuda a melhorar a função da barreira cutânea
Manter a barreira protetora da sua pele é fundamental, pois sua pele responderá melhor e se recuperará mais rapidamente do tratamento da acne em comparação com a pele irritada ou danificada. A niacinamida incentiva a pele a produzir ceramidas, que essencialmente agem como uma cola entre as células da pele, ajudando-a a reter a umidade.
A niacinamida ajuda a reduzir a produção de sebo
Embora a niacinamida seja mais conhecida pelos seus benefícios para a hidratação e barreira da pele, ela também regula a produção de sebo, o que ajuda a diminuir a probabilidade de entupimento dos poros. Isso também pode reduzir a aparência de poros visíveis.
Potenciais efeitos colaterais da niacinamida
A niacinamida é geralmente bem tolerada pela maioria dos tipos de pele. No entanto, possíveis efeitos colaterais incluem irritação da pele, como vermelhidão ou coceira. Ocasionalmente, pode levar à sensibilidade, especialmente quando usada em altas concentrações (mais de 10%) ou em combinação com outros ingredientes ativos esfoliantes, como AHA ou BHA.
Muito raramente, pode causar reações alérgicas, como urticária ou inchaço em algumas pessoas. O uso excessivo também pode levar à sensibilidade. Para minimizar os riscos, sempre recomendamos fazer um teste em uma pequena área da pele antes de usar o produto no resto do rosto. Comece com uma baixa concentração e aumente gradualmente à medida que sua pele se acostuma.
Links para fontes
- Emil A Tanghetti EA, Kawata AK, Daniels SR, Yeomans K, Burk CT, Callender VD. Understanding the Burden of Adult Female Acne. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. 2014
- Kraft J, Freiman A. Management of acne. Canadian Medical Association Journal. 2011
- Hakozaki T, Minwalla L, Zhuang J, Chhoa M, Matsubara A, Miyamoto K, et al. The effect of niacinamide on reducing cutaneous pigmentation and suppression of melanosome transfer. The British Journal of Dermatology. 2002
- Levin J, Momin SB. How Much Do We Really Know About Our Favorite Cosmeceutical Ingredients? The Journal of clinical and aesthetic dermatology. 2010
- Boo YC. Mechanistic Basis and Clinical Evidence for the Applications of Nicotinamide (Niacinamide) to Control Skin Aging and Pigmentation. Antioxidants. 2021
- Marques C, Hadjab F, Porcello A, Lourenço K, Scaletta C, Abdel-Sayed P, et al. Mechanistic Insights into the Multiple Functions of Niacinamide: Therapeutic Implications and Cosmeceutical Applications in Functional Skincare Products. Antioxidants. 2024

