Peróxido de benzoíla — uma solução eficaz para eliminar acne
Acne
A acne costuma surgir na adolescência e pode persistir na vida adulta devido a diversos fatores, incluindo genéticos, hormonais e ambientais. Esta reação da pele, que se manifesta através de erupções pouco atraentes e muitas vezes dolorosas, apresenta diferentes aparências dependendo da gravidade. O peróxido de benzoíla é um dos ingredientes mais recomendados para reduzir a acne. Saiba como as suas propriedades e mecanismo de ação o tornam um valioso aliado na luta contra as erupções.
Acne e peróxido de benzoíla: revelando a eficácia
A acne é uma doença de pele que se manifesta pela inflamação do folículo pilossebáceo, a área responsável pela produção de sebo e pelo crescimento dos pelos. O seu desenvolvimento pode ser causado por diversos fatores: quantidade excessiva de bactérias Cutibacterium acnes, inflamações recorrentes, produção excessiva de sebo ou um processo de queratinização prejudicado, que causa a acumulação de células mortas dentro do folículo. Consequentemente, isso leva ao entupimento dos poros e à formação de comedões.
A acne é classificada por grau de gravidade em quatro níveis principais:
- Grau 1 — forma leve de acne, que se manifesta por comedões menores e pápulas isoladas.
- Grau 2 — acne leve a moderada, caracterizada pela presença de comedões, pápulas e algumas pústulas.
- Grau 3 — acne moderadamente grave a grave, com pápulas e pústulas maiores e cistos isolados, que podem afetar o rosto, pescoço e parte superior do tronco.
- Grau 4 — a forma mais grave, caracterizada por um grande número de formações císticas.
Eficácia do peróxido de benzoíla na acne
O peróxido de benzoíla é considerado um tratamento eficaz contra a acne de grau 1 a 3. A sua ação consiste em destruir as bactérias Cutibacterium acnes, que causam inflamação, e também em reduzir o excesso de sebo na superfície da pele e nos poros. Além disso, favorece uma ligeira esfoliação, removendo as células mortas da epiderme. A eficácia do peróxido de benzoíla no combate às erupções é confirmada por numerosos estudos.
Uma revisão, que abrangeu várias bases de dados e incluiu 2.234 participantes durante 12 semanas, comparou a ação do peróxido de benzoíla (isoladamente ou em combinação com outros agentes) com placebo.
Em 72 estudos, participaram pacientes com acne leve ou moderada, e em 26, com acne moderadamente grave ou grave.
Os resultados obtidos, baseados na autoavaliação dos participantes, indicam que o peróxido de benzoíla — tanto em monoterapia como em combinação com outros métodos — pode ser mais eficaz do que o placebo ou a ausência de tratamento para melhorar a condição da pele.
Além disso, de acordo com os resultados deste estudo, o peróxido de benzoíla revelou-se tão eficaz quanto o adapaleno ou a clindamicina — antibióticos comumente usados para tratar a acne.
Mecanismo de ação complexo do peróxido de benzoíla
Numerosos estudos mostraram que o peróxido de benzoíla combate eficazmente a acne graças a uma combinação de vários mecanismos de ação. Possui propriedades antibacterianas, sebostáticas, queratolíticas e anti-inflamatórias.
Propriedades antibacterianas do peróxido de benzoíla
Quando aplicado na pele, o peróxido de benzoíla interage com a cisteína presente na epiderme, quebrando a ligação peróxido do composto. Isso leva à formação de um radical benzoíla, que é rapidamente neutralizado pelo organismo, e também outros radicais, especialmente espécies reativas de oxigénio, como iões superóxido e radicais hidroxila. Esses radicais interagem com proteínas bacterianas, oxidando-as e prejudicando a viabilidade e funções das bactérias.
De acordo com um estudo publicado no Journal of the National Center for Biotechnology Information, a aplicação diária de 10% de peróxido de benzoíla durante duas semanas reduziu o número de Cutibacterium acnes nos folículos pilosos em 98%. Os resultados são comparáveis aos alcançados durante a antibioticoterapia, embora o número de participantes no estudo não tenha sido revelado, portanto, os resultados devem ser interpretados com cautela.
Proteção do sebo contra a oxidação
O estudo também mostrou que o peróxido de benzoíla protege o sebo contra a oxidação. Reduziu em 50% os ácidos graxos livres, que se formam como resultado da decomposição do sebo sob a ação da Cutibacterium acnes — a bactéria que causa reações inflamatórias. Ácidos graxos saturados, como o palmítico (C16:0), estimulam a produção de citocinas pró-inflamatórias em sebócitos e queratinócitos, o que agrava o curso da acne.
Propriedades queratolíticas
As moléculas formadas durante a dissociação do peróxido de benzoíla decompõem-se em dióxido de carbono. Após o contacto com a pele, o peróxido de benzoíla forma dois radicais — o radical benzoíla e espécies reativas de oxigénio. O radical benzoíla instável decompõe-se em radical fenil (C6H5) e CO2. Isso contribui para a renovação celular, estimulando a esfoliação de células mortas da superfície da pele. O dióxido de carbono acidifica ligeiramente o ambiente e aumenta a atividade metabólica das células, o que melhora a esfoliação natural e a condição geral da pele.
Propriedades anti-inflamatórias indiretas
Ao reduzir a carga bacteriana, o peróxido de benzoíla reduz a inflamação local. Menos bactérias significam menos estimulação do sistema imunitário, o que leva à redução da vermelhidão, erupções e reações inflamatórias.
No entanto, embora os radicais livres formados pela ação do peróxido de benzoíla desempenhem um papel fundamental no tratamento da acne, o seu excesso pode causar fototoxicidade. Portanto, é importante aplicar este produto à noite e, no dia seguinte, usar obrigatoriamente produtos com fator de proteção solar.
Links para fontes
- DAVIS M. Acne. Dermatology and Therapeutics (2009).
- ERTUGRUL H. Acne vulgaris. National center for Biotechnology Informations (2014)
- LUN HON K. & al. Dermatology: how to manage acne vulgaris. National center for Biotechnology Informations (2021).
- DEHGHAN D. & al. Novel topical drug delivery systems in acne management: Molecular mechanisms and role of targeted delivery systems for better therapeutic outcomes. Journal of Drug Delivery Science and Technology (2022).
- LEIHONG X. & al. Fatty Acid Profiling in Facial Sebum and Erythrocytes From Adult Patients With Moderate Acne. Frontiers in physiology (2022).
- GOODMAN B. & al. Benzoyl Peroxide. National Center for Biotechnology Informations (2024).

