sucralose
Nome do ingrediente:
sucralose
Nível de segurança:
Seguro
Funções principais:
Nível EWG:
01
Descrição
A sucralose é comercializada sob a designação de Splenda, um edulcorante artificial que vem frequentemente numa embalagem amarela. A diferença entre a Splenda e outros edulcorantes, como o aspartame (Equal) e a sacarina (Sweet'N Low), é que esta é efetivamente produzida a partir de açúcar verdadeiro.
A sucralose é quimicamente alterada de modo a ser 600 vezes mais doce do que o açúcar verdadeiro e quase não contém calorias. Não deixa qualquer sabor na boca, razão pela qual a sucralose é utilizada em produtos como iogurtes, doces, gelados e refrigerantes.
Para além de alterar o sabor, a sucralose também é alterada de modo a que uma maior quantidade passe pelo organismo em vez de ser armazenada para ser utilizada posteriormente como energia. Para tornar a sucralose quase sem calorias, algumas das partes naturais da molécula de açúcar, chamadas hidroxilas, são substituídas por cloro.
Estudos realizados nos Estados Unidos e no Reino Unido concluíram que os edulcorantes como o Splenda não causam cancro, o que em tempos constituiu uma preocupação. A FDA realizou testes extensivos em animais para garantir que o Splenda não tem efeitos neurológicos, carcinogénicos ou reprodutivos
Embora a FDA e outras organizações internacionais considerem a sucralose segura, deve ter cuidado quando se trata de adoçantes artificiais. Ainda estão a ser realizadas pesquisas sobre os adoçantes artificiais e a forma como afectam a nossa saúde. Leia os rótulos dos alimentos que come, bebe ou utiliza regularmente para saber se contêm sucralose ou outros edulcorantes.