subtilisin
Nome do ingrediente:
subtilisin
Nível de segurança:
Permitir
Número CAS:
#9014-01-1
Funções principais:
Nível EWG:
1-4
Componentes ativos:
Prebióticos/Enzimas
Descrição
A subtilisina é uma enzima derivada da estirpe bacteriana Bacillus licheniformis. Trata-se de uma nova geração de medicamentos enzimáticos. A subtilisina remove as células córneas da superfície da pele e estimula simultaneamente a formação de pele renovada. Com um efeito mais potente mas muito mais suave em comparação com os ácidos vegetais, não causa irritação mesmo na zona sensível à volta dos olhos. A subtilisina é muito estável e, por conseguinte, hipoalergénica. [Tem uma estrutura reticulada, o que significa que actua apenas na superfície da pele.
A subtilisina é uma enzima, uma serina protease (enzima que decompõe uma proteína cujo centro ativo é o aminoácido serina), obtida por fermentação microbiana. Esta enzima caracteriza-se por uma especificidade muito ampla em relação ao substrato e uma boa estabilidade ao pH e à temperatura, pelo que pode catalisar a clivagem da maioria das ligações peptídicas nas proteínas, incluindo a queratina, transformando-as em pequenos péptidos facilmente solúveis. [Por conseguinte, pode ser aplicada na pele para exercer efeitos queratolíticos; assim, a Subtilisina é um excelente substituto natural para os hidroxiácidos AHA, BHA e PHA. Além disso, testes comparativos de efeito queratolítico mostraram que a enzima proteolítica bacteriana é eficaz com um efeito suave e não irritante, enquanto os AHAs têm um maior potencial de irritação. Dissolve a "cola" que mantém os queratinócitos à superfície da pele, removendo as células mortas, pigmentadas ou baças da superfície da pele, revelando uma aparência renovada, brilhante e radiante sem irritação ou sensibilização.
Além disso, pode decompor os péptidos produzidos nos folículos pilosos, que são os blocos de construção para a formação da queratina, o principal componente proteico do cabelo. Assim, a Subtilisina restringe o crescimento de pêlos em áreas indesejadas, fazendo com que a pele pareça mais fresca, mais jovem e mais impecável.
A subtilisina decompõe a queratina para formar aminoácidos livres que actuam como NMFs (factores naturais de hidratação), proporcionando efeitos benéficos secundários ao melhorar a hidratação da pele e ao reduzir a perda de humidade transdérmica. Em comparação com os peelings químicos, os peelings enzimáticos são uma forma mais natural de esfoliação, com igual eficácia e maior segurança, e estão a tornar-se populares entre os produtos de cuidados da pele de alta qualidade.
Produtos recentes com este ingrediente
Vitamina C
Prebióticos/Enzimas
Niacinamida (vitamina B3)
Ácidos AHA
Óleos
Vitamina E
Bakuchiol
Ácidos AHA
Óleos
Péptidos
Prebióticos/Enzimas
Aloé
Vitamina C
Ácidos AHA
Óleos
Ácido hialurónico
Vitamina C
Prebióticos/Enzimas
Vitamina E