sodium rna
Nome do ingrediente:
sodium rna
Nível de segurança:
Seguro
Número CAS:
# 73049-77-1 (9010-05-03)
Funções principais:
Nível EWG:
01
Descrição
O ARN sódico é também conhecido como ácido ribonucleico sódico, ácido ribonucleico sódico e ARN sódico. O ácido ribonucleico é um ácido que está presente em todas as células vivas e ajuda o corpo em vários processos, incluindo a síntese de proteínas.
Nos cosméticos, o ARN sódico é utilizado principalmente como ingrediente para o condicionamento da pele. Existe uma investigação limitada que também mostra que pode ter propriedades antioxidantes na pele e reduzir os sinais de irritação. A maior parte do ARN sódico utilizado em cosméticos é derivado de levedura; também pode ser feito em laboratório ou obtido de animais.
Anti-envelhecimento
O ARN sódico é frequentemente incluído em produtos de cuidados da pele anti-envelhecimento devido à sua capacidade de reduzir os sinais visíveis de envelhecimento. No entanto, ele faz isso através da regulação negativa de uma enzima chamada elastase. A elastase é uma enzima responsável pela decomposição das fibras de elastina, ou fibras que ajudam a dar à pele a sua estrutura e elasticidade. Quando esta enzima é reduzida, pensa-se que mais fibras de elastina permanecem intactas, dando à pele um aspeto mais firme.
pigmentação
Quando o ARN sódico é utilizado topicamente, como em produtos de cuidados da pele e formulações cosméticas, alguns estudos sugerem que também pode ajudar a reduzir o aparecimento de melasma. O melasma é uma condição em que aparecem manchas castanhas no rosto, especialmente em resposta a alterações hormonais como a gravidez. O melasma é causado pela sobre-expressão do gene MITF, que provoca a produção excessiva de melanina. A melanina é um pigmento que dá cor à pele e ao cabelo. Pensa-se que o ARN sódico inibe o gene MITF, que por sua vez inibe a produção de melanina.
Celulite
Finalmente, acredita-se que o ARN sódico tópico pode ajudar a reduzir o aparecimento da celulite. Embora a causa exacta da celulite seja desconhecida, acredita-se que a diminuição da microcirculação no tecido adiposo subcutâneo ou a circulação sanguínea através da gordura que está sob a pele desempenha um papel na formação da celulite. O ARN diminui a expressão de uma enzima chamada enzima de conversão da angiotensina. Esta enzima é responsável pela produção de angiotensina II, um péptido vasoconstritor. Este péptido é responsável pela redução da microcirculação. Em última análise, isto melhora a circulação, o que pode ajudar a reduzir a aparência da celulite.
Como é que o ARN é entregue à pele?
Um dos desafios do ARN sódico é o facto de a sua absorção pela pele ser limitada pela barreira natural da pele. Isto cria alguma dificuldade em garantir que o ARN sódico possa penetrar profundamente na pele para ajudar a melhorar a aparência da sua pele. Este ingrediente deve ser formulado de uma forma que melhore a sua entrega através da barreira cutânea, como por exemplo com pequenas proteínas ou péptidos e lipossomas.
O ARN sódico é seguro?
O ARN sódico é um ingrediente relativamente novo nos cuidados da pele, pelo que os dados são limitados. Para qualquer ingrediente de cuidados da pele, é necessária uma base de investigação científica para determinar os seus efeitos e segurança. Em teoria, o ARN sódico deve ser seguro de utilizar porque faz naturalmente parte das células do seu corpo. Infelizmente, não há relatos significativos de efeitos colaterais, mas até que mais pesquisas sejam feitas sobre este ingrediente, sua segurança não é totalmente compreendida.
Produtos recentes com este ingrediente
Prebióticos/Enzimas
Ácidos AHA
Silicones
Ácido hialurónico
Niacinamida (vitamina B3)
Vitamina E
Filtros UV
Algas
Vitamina C
Cafeína
Silicones
Vitamina E
Niacinamida (vitamina B3)
Ácido hialurónico
BHA Ácido salicílico
Esqualeno
Vitamina C
Prebióticos/Enzimas
Silicones
Péptidos
Ácido hialurónico
Óleos
Vitamina E
Esqualeno
Cafeína