sodium monofluorophosphate
Nome do ingrediente:
sodium monofluorophosphate
Nível de segurança:
Seguro
Número CAS:
#10163-15-2 / 7631-97-2
Funções principais:
Nível EWG:
1-2
Descrição
O monofluorofosfato de sódio é um sal inorgânico. Nos Estados Unidos, o monofluorofosfato de sódio pode ser utilizado como ingrediente ativo em medicamentos de venda livre (OTC). Quando utilizado como ingrediente ativo de um medicamento, o nome comum é monofluorofosfato de sódio.
O monofluorofosfato de sódio na pasta de dentes é seguro e eficaz na prevenção das cáries dentárias quando formulado corretamente e utilizado de acordo com as instruções. O flúor ajuda a reduzir a desmineralização do esmalte dentário e aumenta a remineralização de áreas potencialmente fracas, fortalecendo o esmalte.
Na sua forma elementar livre, o flúor é um oligoelemento (tal como o iodo) chamado fluoreto. O flúor pode ser encontrado tanto na água doce como na água do mar, nos alimentos (por exemplo, peixe, chá) e nos ossos do nosso corpo. Na natureza, ocorre apenas em formas complexas, como o minério de fluorita (fluoreto de cálcio) no solo e nas rochas. Para formar o monofluorofosfato de sódio, o metafosfato de sódio é combinado com fluoreto de sódio. O metafosfato de sódio é formado pela reação do ácido fosfórico (da rocha fosfática) com o hidróxido de sódio (da salmoura). O fluoreto de sódio é formado a partir do fluoreto de hidrogénio (derivado do espatoflúor) neutralizado pelo hidróxido de sódio.
O Grupo de Directrizes do Ministério da Saúde da Nova Zelândia recomenda a utilização de uma pasta de dentes com um teor de flúor de 1000 partes por milhão (equivalente a 0,76% de monofluorofosfato de sódio) para todas as idades, e duas vezes por dia.