polysilicone-7
Nome do ingrediente:
polysilicone-7
Nível de segurança:
Há uma ressalva
Número CAS:
#146632-08-8
Funções principais:
Nível EWG:
---
Descrição
Existente, incluído no limite de PFAS nos POPs.
Os PFAS têm muitas utilizações em vários produtos cosméticos, por exemplo, como emulsionantes, propriedades antiestáticas, estabilizadores, condicionadores da pele, aglutinantes e reguladores de viscosidade. As propriedades mais frequentemente identificadas dos PFAS nos cosméticos incluem o condicionamento, a formação de película, os solventes e os tensioactivos. Com base na análise de três bases de dados europeias (CosIng, Kemiluppen e CosmEthics), foi referido que os fosfatos fluorados C9-15 e o PTFE são os mais frequentemente encontrados nos produtos cosméticos. O quadro seguinte mostra os nomes INCI dos PFAS que podem ser encontrados em produtos cosméticos em várias bases de dados.
Em 7 de fevereiro de 2023, a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) publicou os pormenores de uma proposta de restrição de aproximadamente 10 000 substâncias per e polifluoroalquílicas (PFAS). A proposta foi apresentada por cinco autoridades nacionais da Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Noruega e Suécia. Os comités científicos da ECHA começarão agora a avaliar a proposta em termos de riscos para os seres humanos e o ambiente, bem como o impacto na sociedade.
Todos os PFAS abrangidos pela proposta são altamente persistentes no ambiente. Se as suas emissões não forem minimizadas, os seres humanos, as plantas e os animais ficarão cada vez mais expostos e, sem restrições, serão atingidos níveis que afectarão negativamente a saúde humana e o ambiente. As autoridades estimam que cerca de 4,4 milhões de toneladas de PFAS serão libertadas no ambiente nos próximos 30 anos se não forem tomadas medidas.