Pinus palustris oil

Nome do ingrediente:
Pinus palustris oil
Nível de segurança:
Seguro
Funções principais:
Nível EWG:
01
Componentes ativos:
Óleos
Descrição
O óleo de pinho é um óleo essencial derivado das agulhas, dos ramos e das pinhas do pinheiro, vulgarmente designado por longleaf pine, originário do sudeste dos Estados Unidos. É extraído por destilação com vapor de água. É rico em compostos como o terpenol e outros álcoois terpénicos cíclicos.
O extrato de broto e casca de Pinus sylvestris é obtido a partir da planta Pinus sylvestris. É comummente referido como pinheiro longleaf, que é nativo do sudeste dos Estados Unidos. Existem diferentes variedades de pinheiro. Por exemplo, o pinheiro loblolly é utilizado principalmente para extrair a resina da casca, das pinhas e das agulhas; o Pinus lambertiana é utilizado para extrair as suas aparas ou pedaços de madeira; o Pinus strobus/palustris é utilizado para extrair óleo através da destilação dos ramos da árvore. O extrato de Pinus sylvestris do botão da planta contém compostos essenciais como os flavonóides e o álcool terpénico.
O extrato de pinheiro silvestre é conhecido pelas suas propriedades antimicrobianas. Reduz a vermelhidão, a comichão e a inflamação da pele causadas por infecções como o acne. No cabelo, reduz os danos causados pela caspa. Fortalece o couro cabeludo, melhora a estrutura do cabelo. Favorece o crescimento de um cabelo saudável e brilhante. Também tonifica e mantém o equilíbrio do pH da pele, bem como estimula a renovação das células cutâneas. Extraído da casca de uma árvore, contém compostos fenólicos como o catecol. Isto torna-o um antioxidante eficaz. Inibe a ação dos radicais livres de hidroxilo. Reduz as rídulas, as rugas e as manchas escuras da pele, deixando-a com um tom uniforme e fresco. Também condiciona a pele e deixa-a suave e macia. É utilizado na formulação de cremes, loções, champôs, amaciadores e outros produtos para o cuidado da pele e do cabelo.
O extrato de Coneflower tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Actua na pele danificada pelos radicais livres presentes no ar. Repara os danos e ajuda a aliviar os sinais prematuros de envelhecimento, tais como linhas finas, rugas e flacidez.
O óleo de pinho é comummente utilizado em aromaterapia, perfumes e fragrâncias de banho. Funciona como um desinfetante e desinfetante. Também é utilizado como agente de mascaramento em produtos cosméticos para mascarar o odor indesejado de outros ingredientes do produto. Para além destas utilizações, tem também efeitos benéficos para a pele. Este facto está a ser investigado. É utilizado na formulação de produtos de banho, perfumes e fragrâncias.