phytonadione
Nome do ingrediente:
phytonadione
Nível de segurança:
Segurança Média
Funções principais:
Nível EWG:
04
Descrição
Tecnicamente conhecida como fitonadiona, a vitamina K é uma vitamina lipossolúvel. A aplicação de vitamina K na superfície da pele não melhora a aparência de inchaços ou olheiras. Este tipo de vitamina K também é chamado de vitamina K1.
Um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology examinou o efeito da aplicação de um gel contendo 2% de vitamina K mais 0,1% de retinol, vitamina E e vitamina C. Cinquenta e sete adultos com olheiras participaram neste estudo de 8 semanas, e os resultados, embora não tenham sido um grande golpe, também não foram demasiado desconcertantes: 47% dos participantes registaram uma melhoria "ligeira a moderada" das olheiras. A maioria dos utilizadores não notou qualquer alteração, mas o ingrediente foi bem tolerado. Por mais encorajador que isto possa parecer, não se sabe se os resultados foram causados pela vitamina K ou por outras vitaminas.
Estudos em animais mostraram que uma concentração mínima de 1% de vitamina K1 tem um efeito positivo na cicatrização de feridas, acelerando o processo natural da pele danificada à medida que esta se cura a si própria. Não se sabe se este princípio se aplicaria à pele intacta com sinais de envelhecimento.
A mesma concentração de vitamina K1 foi utilizada noutro estudo para testar os seus resultados na melhoria do aspeto das olheiras. Embora tenha sido observada alguma melhoria, a fórmula no teste também continha cafeína e óleo de emu, embora o estudo tenha concluído que o benefício para as olheiras se devia apenas à vitamina K.
Curiosamente, apesar de algumas pesquisas encorajadoras, raramente vemos produtos que contenham (ou sejam susceptíveis de conter) a quantidade de vitamina K que a pesquisa mostrou ser benéfica.
A fitoncodiona ou vitamina K é uma vitamina solúvel em gordura. É produzida nos órgãos hepáticos do nosso corpo e também se encontra em folhas verdes, couves-de-bruxelas, brócolos e alguns cereais. Desempenha um papel muito importante na coagulação do sangue. Existem dois tipos de vitamina K - K1 e K2. Destes dois, a vitamina K1 desempenha um papel importante na cosmética.
A fitoncilina é utilizada como medicamento para tratar muitas doenças, tais como veias de aranha, estrias, nódoas negras e queimaduras. Também é utilizada para acelerar a cicatrização da pele após qualquer cirurgia. Em produtos cosméticos, é utilizada para reduzir as doenças vasculares que se desenvolvem como resultado do envelhecimento. À medida que envelhecemos, as artérias e as veias da nossa pele podem enfraquecer e começar a descair ligeiramente, mas isso não é percetível para nós. A flacidez sob os olhos é, em parte, o resultado deste inchaço. Assim, quando se utiliza qualquer produto que contenha fitonediona, pode promover o fluxo sanguíneo a um pequeno nível sob os olhos, melhorar o tom da pele e pode também reduzir o inchaço. É conhecido por reduzir as olheiras e a vermelhidão da pele. Condiciona a pele e dá-lhe um aspeto mais jovem e rejuvenescido. É utilizado em cremes e géis para as olheiras.
Devido à natureza inadequada do dossier apresentado, o CCPC não pode fornecer uma avaliação de segurança adequada para a utilização da vitamina K1 (fitonadiona) e do seu "óxido" em produtos cosméticos. No entanto, como essa utilização pode causar alergias cutâneas, os indivíduos afectados desta forma podem ver negado um importante agente terapêutico.
Produtos recentes com este ingrediente
Cafeína
Óleos
Chá verde
Prebióticos/Enzimas
Algas
Cafeína
Retinóides (Vitamina A)
Péptidos
Ácidos AHA
Ácido hialurónico
Vitamina E
Coenzima Q10
Algas
Pantenol (Vitamina B5)
Prebióticos/Enzimas
Óleos
Ácidos gordos ómega
Silicones
Vitamina E