Perfluorooctyl triethoxysilane
Nome do ingrediente:
Perfluorooctyl triethoxysilane
Nível de segurança:
Há uma ressalva
Funções principais:
Nível EWG:
10
Descrição
Alguns PFAS são deliberadamente adicionados como ingredientes a um pequeno número de produtos cosméticos, incluindo loções, detergentes, verniz para as unhas, creme de barbear, bases, batom, eyeliner, sombra para os olhos e rímel. Isto deve-se ao facto de, na maioria dos casos, tornarem o produto mais suave, mais fácil de aplicar e mais resistente à água.
Os compostos artificiais são também utilizados em alguns tratamentos capilares, uma vez que proporcionam um elevado brilho e propriedades anti-frizz.
Os PFAS mais comuns utilizados nos cosméticos são o PTFE (politetrafluoroetileno), o perfluoroctiltrietoxissilano, o perfluorononil dimeticona, a perfluorodecalina e o perfluorohexano.
Em primeiro lugar, é importante saber porque é que os PFAS são utilizados nos cosméticos. O estudo revelou que foram encontrados níveis elevados de flúor em cosméticos habitualmente anunciados como "resistentes à água e ao óleo", como o rímel à prova de água, bem como em cosméticos de "longa duração", como batons líquidos e bases.
Leah Ramachandra, Pharm.D., Ph.D. e fundadora da EpiLynx Cosmetics, acrescenta que os PFAS nos cosméticos "não são novidade" e aponta para a explicação da FDA de como os PFAS são "intencionalmente adicionados" aos produtos com o objetivo de condicionar, suavizar a pele ou afetar a textura e a consistência do produto.
Mas um dos principais problemas dos PFAS é o facto de terem sido encontrados níveis elevados nas nossas reservas públicas de água. Isso significa que não é apenas o uso de cosméticos contendo PFAS que é um problema, mas também para onde eles vão quando os removemos. Quando lavamos a cara, estes químicos vão pelo cano abaixo e não são muito bem removidos pelas estações de tratamento de águas residuais. Escapam para as águas superficiais. Os sistemas de filtragem de água em casa também não fazem muito; de acordo com o EWG, um filtro de osmose inversa pode ser a melhor opção.
PFAS refere-se a substâncias perfluoroalquílicas e polifluoroalquílicas, uma classe de químicos produzidos pelo homem que inclui PFOA, PFOS, GenX e outros químicos. Uma vez que a maior parte dos produtos testados não incluía PFAS na sua lista de ingredientes, é difícil saber quais os que os podem conter. A FDA afirma que alguns PFAS comuns "utilizados como ingredientes em cosméticos incluem PTFE (politetrafluoroetileno), perfluoroctiltrietoxissilano, perfluorononil dimeticona, perfluorodecalina e perfluorohexano", pelo que pode verificar se os seus produtos contêm algum destes elementos e também procurá-los num analisador.
Produtos recentes com este ingrediente
Vitamina E
Silicones
Pantenol (Vitamina B5)
Filtros UV