PABA (Para Amino Benzoic Acid)

Nome do ingrediente:
PABA (Para Amino Benzoic Acid)
Nível de segurança:
Segurança Média
Funções principais:
Nível EWG:
05
Componentes ativos:
Filtros UV
Descrição
O PABA ou ácido para-aminobenzóico é um composto orgânico. É também conhecido como vitamina B10. É um sólido branco, cristalino, ligeiramente solúvel em água. No nosso organismo, é necessário para a formação da síntese do ácido fólico. Por conseguinte, é essencial para o nosso organismo. Pode ser obtido a partir de vários alimentos, como a carne, o leite, o queijo e outros produtos lácteos. Acredita-se que tomar uma dose oral de PABA é tão eficaz como aplicá-lo na pele para proteção solar.
O PABA é classificado como um "protetor solar orgânico", pois absorve os raios UV nocivos. Os raios solares podem ser divididos num espetro de comprimentos de onda. Felizmente, muitas das radiações nocivas são bloqueadas pela nossa atmosfera e pela camada de ozono. O espetro visível que atinge a nossa pele pode ainda ser dividido em UVA, UVB e UVC. Os raios UVC são novamente filtrados pelo ambiente. Os raios UVB, quando atingem a nossa pele, têm um efeito a curto prazo e podem causar hiperpigmentação e um efeito de bronzeamento. Os UVA começam a atuar quando a pele é exposta à luz solar durante mais tempo do que o habitual. Penetra profundamente e pode alterar a estrutura e a função das proteínas da pele. O PABA é um protetor solar de base química que absorve os raios UVB e converte o efeito em energia térmica. Reduz a hiperpigmentação, as rugas e as rídulas que se formam na pele em resultado do fotoenvelhecimento. É também utilizado para proteger o produto da deterioração devida à luz solar. É utilizado em produtos de cuidados da pele e de proteção solar.
Outrora um ingrediente comum dos protectores solares, é agora evitado devido à dermatite alérgica e à fotossensibilidade. Estudos demonstram que o PABA tem potencial carcinogénico. Os derivados do PABA são atualmente mais utilizados, mas também podem ter problemas de saúde.