juniperus sabina i
Nome do ingrediente:
juniperus sabina i
Nível de segurança:
Permitir
Funções principais:
Nível EWG:
---
Descrição
O zimbro é dioico, o que significa que as flores masculinas e femininas crescem em plantas separadas.
Embora a maioria das variedades de bagas de zimbro sejam comestíveis, o zimbro comum e o zimbro sabino não são seguros para consumo.
O zimbro sabino tem resinas visíveis nas suas folhas espinhosas em forma de agulha. A melhor maneira de saber se uma baga de zimbro é segura para comer é apanhar uma baga madura que pareça azul ao sol e dar uma dentada. Se tiver um sabor amargo ou pungente, deve cuspi-la e considerá-la imprópria para consumo.
O óleo de Savina é extraído do Juniperus sabina (também conhecido como Sabina cacumina) da família Coniferae (Cupressaceae), também conhecido como savina.
O óleo de sabina foi outrora utilizado numa pomada ou penso para bolhas, verrugas sifilíticas e outros problemas de pele, mas causa irritação quando utilizado interna ou topicamente.
É um emenagogo potente, e casos graves e fatais de envenenamento levaram a tentativas de usá-lo como um abortivo.
O óleo de Savínia é considerado demasiado venenoso para ser utilizado porque contém podofilotoxina, que destrói as células e é fatal.
A venda do óleo é proibida ao público em muitos países devido aos seus efeitos tóxicos.
O óleo de Savinia é extraído dos ramos e das folhas por destilação a vapor.
Os principais componentes químicos são o acetato de sabinilo, o sabineno, o a-pineno, o limoneno, o terpineno-4-ol e o a-cadineno.
As agulhas de J. sabina utilizadas na medicina tradicional chinesa são ricas em podofilotoxinas, das quais foram isoladas 22. Além disso, as agulhas têm propriedades fisiológicas benéficas significativas: antivirais, anti-reumáticas, antitússicas, antitumorais, antioxidantes, hipolipemiantes, neurotóxicas e imunossupressoras. Atualmente, existe a intenção de cultivar culturas industriais para obter precursores de fármacos, e a J. sabina, como representante arbustivo do género Juniperus, deve ser considerada pela sua aptidão para cultivo e utilização industrial. A riqueza dos seus ingredientes bioactivos e as vantagens da utilização dos recursos demonstram claramente o potencial das suas agulhas nas indústrias que produzem produtos funcionais farmacêuticos e químicos. Por conseguinte, a extração de compostos bioactivos altamente eficazes foi um passo fundamental.